Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
OLF
Octávio Lixa Filgueiras
1950-03/1987
0010
[Trás-os-Montes e fotografias de família, Julho 1955]
1955-07/1955-07
000001
Viana do Castelo: Igreja da Misericórdia
1955-07/1955-07
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Viana do Castelo: Igreja da Misericórdia
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0010/000001
Title type
Formal
Date range
1955-07
to
1955-07
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
A igreja de Misericórdia de Viana do Castelo foi classificada como de monumento Nacional pelo decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910. Sendo a Portaria publicada no DG, II Série, n.º 149, de 27-06-1973.
A igreja localiza-se na Praça da República, à Rua Cândido dos Reis, em Viana do Castelo.
"Fundada em Abril de 1521 a pedido da câmara vianenese, a confraria da Misericórdia de Viana da Foz do Lima iniciou em 1526 as obras de construção da "capella e caza" da irmandade, que ficaria situada na zona da Bemposta, no centro da vila (MOREIRA, Manuel, 2001). No ano seguinte João Enes edificava o portal e até 1535 as obras estariam concluídas. Apesar de em meados da centúria a Misericórdia de Viana estar em pleno funcionamento, persistia ainda o problema da falta de um edifício onde pudesse ser prestada alguma assistência hospitalar. Embora os irmãos patrocinassem obras de melhoramento tanto na casa do consistório como na capela, a irmandade não possuía hospital próprio, utilizando o hospital concelhio, situado na Praça da Erva (OLIVEIRA, Catarina,2002, pp.129-130). A irmandade só conseguiu solucionar este problema na década de oitenta, quando decidiu iniciar a construção de um hospital próprio, bem como uma nova igreja no Campo do Forno, a praça central da vila. A obra de edificação do hospital levou cerca de uma década a ser terminada, iniciando-se a abertura das fundações em 1585 e estando o complexo concluído em 1594.
Da autoria de João Lopes o Moço (OLIVEIRA, Catarina, 2002, pp. 132-134), o Hospital das Chagas da Misericórdia de Viana apresenta uma curiosa estrutura que não tem paralelo na arquitectura maneirista portuguesa. Com uma fachada monumental dividida em três registos que integram uma loggia e varandas, decoradas por figuras de hermes, cariátides e medalhões com bustos que representam figuras da época, o edifício da Misericórdia foi inspirado nos modelos arquitectónicos da Europa do Norte. As varandas, que se tornaram o seu elemento mais característico, são "uma das características mais maneiristas do edifício", uma vez que provocam um ideia de ambiguidade sobre a profundidade do seu espaço (SILVA, J.H. Pais da,1996,pp.222-223).
O programa decorativo, inspirado nas gravuras flamengas, apresenta uma estrutura repleta de figuras humanas e mascarões, e as coberturas dos espaços da loggia e varandas foram decoradas com motivos de ornamento rústico. Os arcos que abrem para a loggia assentam sobre uma colunata jónica cujas impostas são decoradas por bustos de homens de turbante. Junto à entrada para o interior do edifício foi inserida uma Mater Omnium, esculpida por Lopes o Moço. Nos registos superiores, correspondentes às varandas, foi explorado o "suporte animado", pilastras decoradas por hermes e cariátides que sustentam as estruturas, aplicados, respectivamente, no segundo e no terceiro registos, um elemento de bases vitruvianas inspirado na tratadística nórdica. Na zona inferior destes suportes foram esculpidos bustos de figuras trajadas segundo os costumes da época, que possivelmente representam os irmãos da Misericórdia que patrocinaram a obra (OLIVEIRA, Catarina,2002, p 142). Muitos destes suportes são decorados lateralmente por mascarões. A fachada é rematada por frontão triangular encimado por imagem de Cristo Crucificado ladeado pela Virgem e por São João. O portal lateral do edifício apresenta um programa decorativo igual ao da fachada, utilizando também o "suporte animado", com figuras de hermes cujos torsos são decorados por folhagens e com bustos na zona inferior das pilastras. Sobre o arco foi inserido um escudo com as Chagas de Cristo, numa alusão ao nome do hospital.
De clara inspiração nórdica, a Misericórdia de Viana da Foz do Lima apresenta-se como uma obra homogénea, afastada dos modelos vigentes na arquitectura portuguesa de então. Se à semelhança do que acontecia em muitas obras edificadas no Noroeste na segunda metade do século XVI, o programa decorativo foi inspirado nas gravuras flamengas, a estrutura do edifício, também derivada dos modelos flamengos, apresenta-se como inovadora e única no panorama da arquitectura maneirista portuguesa.
Catarina Oliveira"
Scope and content
Pormenor de igreja Misericórdia de Viana do Castelo.
Access restrictions
Documento acessível.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
IGESPAR - Misericórdia de Viana do Castelo, 2011, http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70307/ [Consultado a 14 de Junho de 2011]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Viana do Castelo Igreja Misericórdia". Optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:37
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled