Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
OLF
Octávio Lixa Filgueiras
1950-03/1987
0010
[Trás-os-Montes e fotografias de família, Julho 1955]
1955-07/1955-07
000033
Carviçais
1955-07/1955-07
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Carviçais
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0010/000033
Title type
Formal
Date range
1955-07
to
1955-07
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Carviçais é "a maior freguesia do Concelho de Torre de Moncorvo, é uma zona de povoamento remoto, ligada ao concelho medieval de Mós, a partir dessa altura nunca mais tendo sido despovoada.
Diz-se que o seu povoamento se deu devido à inexistência de uma estalagem entre Moncorvo e Fornos que desse abrigo aos viajantes que utilizavam a estrada real, proveniente das Beiras em direcção a Miranda do Douro. Por essa razão, uma família, implantou um albergue a meio das duas localidades. Esta estalagem, devido à sua posição estratégica e riqueza, foi atracção para outras famílias que aqui se instalaram, dando expansão ao lugar, que cresceu até se tornar a aldeia de Carviçais.
Pensa-se que Carviçais foi elevada a freguesia com "a lei do povoado" no reinado de D. Sancho I. O seu nome poderá vir de "Carva", "Carvoiça", "Carvoal", que indica uma terra de carvalhos. A lenha de carvalhos, castanheiros e o fabrico de carvão são aspectos que sempre acompanharam aquela terra desde os seus primórdios.
Esta freguesia, é muito rica arqueologicamente, pois em S. Cristovão há ruínas que nos indicam poder ter sido ali a primitiva povoação, povoado romano de Vale de Ferreiros. Em Cigadonha, 3km a norte, foram encontrados restos de muros de granito aparelhado, mós manuais e os vestígios do passado são abundantes, como as insculturas rupestres junto a um Ribeiro, as sepulturas abertas na rocha entre o Ribeiro de Trapa e o Canamor. A aldeia foi invadida por castelhanos, que entrados por Miranda do Douro, a incendiaram.
Como património, esta localidade, possui uma Igreja Matriz que é considerada o ex-libris em termos de cultura, tipicismo e tradição.
Devido à passagem da Estrada Nacional, que liga Moncorvo a Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, a freguesia estende-se ao longo de mais de 2 km, o que provoca algum progresso na aldeia. Esta é das poucas freguesias que tem conseguido uma maior dinâmica e desenvolvimento, conseguindo estruturas modernas que tentam tirar-lhe o cariz rural se séculos de história."
Scope and content
Fotografia de rua de Carviçais.
Access restrictions
Documento acessivel.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
MUNICIPIO DE TORRE DO MONCORVO – Junta de Freguesia de Carviçais [Em linha], 2010, http://www.torredemoncorvo.pt/carvicais, [Consultado a 15 de Junho de 2011]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Carviçais".
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:37
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled