Francisca Rigaud

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/FR
Title type
Atribuído
Date range
1999 Date is certain to 2004 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: cerca 40.816 doc. fotográficos de 35mm, recortes de revistas e livro. Suporte: película. Polaridade: positivos. Cor: cor. Processo fotográfico: cromógenea.
Extents
5,44 Metros lineares
68 Capas
1 Livros
Biography or history
Maria Francisca Caravana Rigaud de Sousa, conhecida profissionalmente por Francisca Rigaud, nasceu em 23 de Julho de 1957 e a sua formação foi essencialmente artística no Conservatório de Braga (ensino integrado que incluía música, ballet e outras artes) dos 4 aos 15 anos.

Começou a fotografar sensivelmente quando tinha 18 anos de idade. Fez formação em fotografia na Holanda, onde fez vários cursos, principalmente sobre técnicas de laboratório (preto e branco). A par do curso de fotografia na Holanda e posteriormente a este concorre a vários concursos e faz várias exposições. Ganhou 14 prémios na Holanda tendo tido também críticas muito positivas em alguns jornais. Participou em várias exposições coletivas entre as quais se destaca uma no Museu da Marinha, na Hishwa - Feira Náutica Internacional e na Feira da Fotografia, em Amesterdão. Estabeleceu-se como fotógrafa especializada em viagens independente através dum Projeto Piloto Transnacional da União Europeia para Mulheres Empresárias. Durante os anos em que viveu em Portugal, participou na VI Bienal de Vila Franca de Xira (1999), ganhou uma Menção Honrosa na IV Bienal da Moita (1999) e duas Menções Honrosas no Concurso “Olhar Cascais”. Expôs na Moita entre 1 a 15 de Agosto de 1999 onde ganhou uma Menção Honrosa. Foi selecionada para expor em Knokke-Heist (Bélgica), entre 1 e 23 Abril de 2000, durante o 22º Internationaal Fotofestival. Ganhou o 1º Prémio no 11º Concurso Nacional de Fotografia de Vila Real. Colaborou com os Correios de Portugal na elaboração duma coleção de postais ilustrados sobre os Açores, outra sobre o Porto 2001 e ainda uma sobre a Madeira, assim como várias coleções de postais de Natal. Colaborou num livro sobre a Madeira e um outro sobre Lisboa intitulado “Lisboas”. Recebeu um subsídio do Centro Português de Fotografia para uma viagem que efetuou do Alasca à Califórnia. Efetuou exposições na Madeira, resultado do trabalho de quatro viagens feitas durante dois anos, em Lisboa (na Fundação Portuguesa das Comunicações), em São Luís do Maranhão no Brasil, e outras uas exposições na região do Fundão e nos Açores, todas com o patrocínio da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Dedicou-se em especial à fotografia de viagens, tanto em Portugal como no estrangeiro, desde 1999 até finais de 2004. Viajou sempre com o intuito de fotografar contudo, também escreveu alguns dos textos que acompanharam a reportagem fotográfica. Em 1999 visitou o Quénia, no âmbito de um subsídio do Centro Português de Fotografia para fazer um levantamento dos vestígios dos Portugueses nesse país, o Uganda, a Irlanda e a Áustria. Em 2000 visitou os Açores, a Finlândia (Helsínquia, Lapónia e região dos Lagos), a Madeira e Porto Santo, a Estónia, a Itália, os Picos da Europa, em Espanha e a Áustria. Em 2001 visitou a Escócia, a Espanha, Angola, o Brasil, a Áustria, a Finlândia, as Ilhas Seychelles, a Arábia Saudita, Marrocos, os Estados Unidos da América (Florida, Alasca a Los Angeles), as Caraíbas (Haiti, México, Jamaica e Gran Cayman), a Madeira e o Canadá. Visitou também a Malásia, a Tunísia, as Ilhas Maurícias e Moçambique. Colaborou (fotografia e textos) com revistas e jornais nacionais e estrangeiros como Volta ao Mundo, Gente e Viagens, Suplemento Fugas do jornal O Público, Diário de Notícias, Nova Gente, Caras, Vip, Guia, TV Guia, Activa, Lux, Revista do Automóvel Club de Portugal, Rotas & Destinos, Jornal Guardian e a Microsoft. O seu trabalho foi reconhecido sendo entrevistada várias vezes pela televisão, rádio, revistas e jornais em vários países. Foi a primeira mulher autorizada a fotografar na Arábia Saudita, segundo informação da autora, de acordo com informação da embaixada em Lisboa.

Hoje (2014) vive na Alsácia, França e já não se dedica à fotografia profissionalmente.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafa
Internal structure/genealogy
Maria Francisca Caravana Rigaud de Sousa é natural do Porto e nasceu a 23 de Julho de 1957. Filha de José João Dias Rigaud de Sousa (Porto, 1927 -) e de Maria Adelina Fernandes Caravana (Barcelos, 1929 - 1998). O pai foi historiador, investigador em história, arqueologia e património, com inúmeras obras publicadas, tendo sido Conservador e Diretor do Museu Arqueológico Dom Diogo de Sousa, em Braga. A sua mãe foi professora de música e fundadora, no ano de 1961, do Conservatório de Música de Braga, depois designado de Calouste Gulbenkian de Braga, uma escola artística inovadora e pioneira que proporcionava um ensino integrado, o qual era regido por um amplo leque artístico, sedimentado em áreas como a música, a pintura, o bailado e o teatro. Francisca é a única rapariga de quatro filhos.
Custodial history
A documentação sempre esteve na posse da autora, que a numerou e acondicionou por temas/viagens em pastas. Há duas ou três pastas, nomeadamente sobre a Arábia Saudita, que não estão na sua posse, mas com um amigo. Em 2009, no âmbito do processo de aquisição proposto pela autora a documentação foi trazida de Lisboa para o CPF.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Francisca Rigaud, tendo o protocolo sido assinado em 2011.
Scope and content
Âmbito: Este arquivo apresenta imagens resultantes do trabalho fotográfico elaborado por Francisca Rigaud, nas suas viagens por Portugal, Europa e pelo resto do mundo, entre 1999 e 2004, enquanto fotógrafa profissional.

Conteúdo: Imagens que representam Portugal (Lisboa, Guimarães, Estoril, Fundão, Castelo Novo, Porto, Póvoa da Atalaia, Janeiro de Cima, Fatela, Alcaide, Braga, Póvoa de Lanhoso, Cabo Espichel, Cabo da Roca, Alter-do-Chão, Açores, Faro, Madeira e Porto Santo), Europa (Malta, Irlanda, Áustria (Salzburgo, Viena, Hellbrunn, Steinbach, Steyr, Christkindl, Oberndorf, Badischl, Katrinalm, Hallstatt, Innsbruck, Heiligenstadt, Gumpoldskirchen, Baden, Götweig, Dürrnstein, Unterloiben, Wachau, Krems and Stein, Spitz an der Donau, Melk, Graz), Finlândia (Helsínquia, Lapónia, região dos Lagos, Hämeenlinna, Turku, Tampere, Levi, Hetta, Suomenlinna, Parvoo, Savonlinna, Kvopio, Jyväskylä, Tanko, Kemi, Rovaniemi), Estónia (Tallinn), Itália (Turim), Espanha (Marmenor, La Manga, Cartagena, Múrcia, Solsona, Granada, Alhambra, Salobreña, Almuñecar, Serra Nevada), França (Nice, Buissan, Cadouin, Périgard, Castelnaud, Limevil, Belvès, Beaumont, Monsac, Monpazier, Sacat), Escócia (Edimburgo, Glasgow, Stirling), Bélgica (Bruxelas), e vários outros países (Quénia, Uganda, Angola, Brasil (Maceió, Barra de S. Miguel, Praia do Gunga, Praia do Mirante da Sereia, Penedo, Maragogi, Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho, São Luís do Maranhão, Lençóis Maranhenses, Recife, Olinda, Alcântara, Nata), as Ilhas Seychelles (Matté, Paslin, La Dingue), a Arábia Saudita, Marrocos (Ouarzazate, Tifoultoute, Zagora, Tamegroute, Erfoud, Merzouga, Vale do Dadés, Tinerhir, Fez, Moulay Idriss, Meknès, Algeciras, Ceuta, Ifrane, Mischliffen, Tinfou, Marrakech, Imilchil, Benhaddou, Atlas, Agadir, Tifnite) os Estados Unidos da América (Alaska, Dawson City, Whitehouse, Newport, São Francisco, Redwoods, Santa Bárbara), as Caraíbas (Haiti, México, Jamaica e Gran Cayman), o Canadá (Vancouver, Chemainus, Victoria), a Malásia, a Tunísia (Tunis, Sidi Bou Saide, Djerba, Matmata), as Ilhas Maurícias, Moçambique (Maputo, Pemba, Inhambane, Benguerra, Bazaruto) e Índia (Nova Deli, Agra, Ahmedabad, Gurajat, Adalaj, Modhera) e o Egipto (Luxor, Cairo, Hurghade). Tem também pastas com os recortes das reportagens fotográficas e textos publicados ao longo dos anos em diversas revistas e jornais, bem como algumas entrevistas e artigos sobre as suas exposições e sobre a sua pessoa e ainda, cartazes e bilhetes postais produzidos com as suas fotografias. Com este conjunto deu entrada o livro "Lisboas" de Rui Vaz da Cunha, no qual colaborou com fotografias e se encontra integrado no fundo bibliográfico da Biblioteca do CPF.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a classificação e a ordem que a autora estabeleceu: por temática, por ordenação numérica sequencial, em cada um dos temas. Nos casos em que há grandes falhas de números os documentos foram renumerados, mantendo-se contudo a indicação de qual era o número atribuído pela autora, no campo "Cota original".
Access restrictions
Acessível, de acordo com o protocolo assinado em junho de 2011 (aguarda digitalização), sendo que o CPF está autorizado a divulgar estes documentos pelos meios que considere adequados, nomeadamente através de exposições que organize.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições, nomeadamente as imagens que são comercializadas, pela autora, no banco de imagens site http://www.travel-images.com/francisca-rigaud.html cujo os direitos de autor não foram transmitidos ao CPF. A reprodução para terceiros apenas é autorizada para fins de investigação, pois todas as utilizações com intuito comercial estão vedadas, sendo que em caso de dúvida o CPF tem de contatar a autora e/ou fornecer o contato do utilizador.

A reprodução de imagens que retratem a autora apenas são autorizadas para trabalhos de investigação do trabalho da mesma e nunca para fins comerciais.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário (em papel) disponível no Centro Português de Fotografia.
Location of originals
Há ainda alguns originais na posse da autora e/ou dos seus representantes.
Related material
Relação completiva: Página da internet que comercializa algumas imagens de Francisca Rigaud http://www.travel-images.com/francisca-rigaud.html; Cunha, Rui Vaz de; Lisboas; Colección de Narrativa “Gérion”; Diputacion Provincial de Huelva, Cajasol; ISBN: 978-84-8163-449-5, 2008.
Publication notes
Cunha, Rui Vaz de; Lisboas; Colección de Narrativa “Gérion”; Diputacion Provincial de Huelva, Cajasol; ISBN: 978-84-8163-449-5, 2008.
https://macua.blogs.com/moambique_para_todos/files/caraspemba627.pdf
Notes
Bibliografia e Webgrafia:

https://www.diariodominho.pt/2022/09/17/descendentes-da-casa-dos-coimbras-homenagearam-historiador-rigaud-de-sousa/, consultado em 2023-01-18

http://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/10375/1/CA%201986%20SERIE%20II_%20VOL%203%20Documentos%20para%20a%20hist%C3%B3ria....pdf, onsultado em 2023-01-18

https://www.meloteca.com/portfolio-item/joao-heitor-rigaud/, consultado em 2023-01-18

http://www.travel-images.com/francisca-rigaud.html, consultado em 2023-01-18;

https://macua.blogs.com/moambique_para_todos/files/caraspemba627.pdf
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
05/02/2024 12:30:10