Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
OLF
Octávio Lixa Filgueiras
1950-03/1987
0022
Castelo de Paiva [aldeia], Setembro 1958
1958-09/1958-09
000016
Castelo de Paiva [aldeia]: Conjunto de rabões
1958-09/1958-09
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Castelo de Paiva [aldeia]: Conjunto de rabões
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0022/000016
Title type
Formal
Parallel title
Barcos no rio Douro: rabões de apegadas em segundo plano; em primeiropalno um rabão de pesca à esquerda, e um rabão de rabão baixo à direita. (Estes modelos são construídos segundo o processo característico do Norte da Europa)
Date range
1958-09
to
1958-09
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Rabão de pesca, barquito de pesca ou rabãozinho é um barco da família dos rabelos, sendo o modelo mais pequeno dos rabões. Destina-se à pesca ou ao transporte de pessoas e carga. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 9,00 x 2,00 x 1,00m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, e por não ter apegadas nem tábua de apèjar, podendo também não ter espadela. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 2 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 1 a 3 pessoas; havendo espadela e um só tripulante este rema com uma das mãos e usa a espadela com a outra.
Rabão de rabo baixo é um barco da família dos rabelos, usado para carga vária incluíndo areia. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 13,00 x 3,00 x 0,80m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, pela popa baixa que leva à existência de uma tábua de apèjar de onde é manobrada a espadela que tem uma emenda muito arqueada. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 4 a 6 pessoas.
Rabão de apegadas é um barco de carga da família dos rabelos. O seu local de construção é no rio Douro a montante de Entre-os-Rios, navegando até ao Porto. As suas dimensões são 16,70 x 3,10 x 1,40m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, mas contrariamente à maioria destes tem apegadas. A sua propulsão é por pano redondo, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 6 a 8 pessoas.
Scope and content
Rabões na praia da aldeia de Castelo de Paiva: em primeiro plano um rabãozinho (ou barquito) a descarregar uvas, a seguir um rabão de rabo baixo, e atrás dois rabões de apegadas.
Arrangement
Ordenação sequencial
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Notes
Nota ao Título atribuído: Legenda da imagem 22 in FILGUEIRAS, Octávio Lixa – "No Crepúsculo das Embarcações Regionais", separata das Actas do XXIX Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências – Colóquio 2, Tomo III, Lisboa, 1970.
Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Eng.º Miguel Filgueiras, filho do produtor.
Creation date
19/04/2012 18:10:29
Last modification
17/02/2023 10:17:57
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled