Sindicato Nacional dos Profissionais de Escritório do Porto

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/SNPEDP
Title type
Formal
Date range
1949 Date is uncertain to 1972 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 590 doc. fotográficos (positivos, papel, p/b, 12,4x17,4cm, 12,9x18,1cm, 18x17,9cm, 23,5x18cm, 8,1x11,4cm, 6x9cm, entre outros, gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
2 Caixas
0 Metros lineares
Custodial history
É desconhecida a forma como o álbum chegou até à Livraria Chaminé da Mota para venda.

O álbum e as caixas de fotografias terão pertencido ao Sindicato Nacional dos Profissionais de Escritório do Porto ou a um dos seus dirigentes.
Acquisition information
Compra à Livraria Chaminé da Mota, em Novembro e Dezembro de 2007 sob as Informações 203 e 268/CPF/DGARQ/2007.
Scope and content
Este fundo reúne um conjunto de imagens sobre acontecimentos e actividades em que o Sindicato Nacional dos Profissionais de Escritório do Porto esteve envolvido entre os anos 1949 e 1972, como é caso de cursos de formação, reuniões, aniversário da promulgação do estatuto do trabalho social, jantares de confraternização, conferências, encontros de dirigentes sindicais, visitas a escritórios de empresas como a Electir Cerâmica, a Termoeléctrica Portuguesa, a Élio Amorim & Filho, Lda, a Araújo, Sobrinhos, a C. Santos, a Ambar, a CUF, a Shell, o Supermercado Vilares, a Ferreirinha e a Hoecher, entre outras.

Apresenta ainda fotografias de acontecimentos de cariz político e social como é o caso de discursos do Presidente da República Almirante Américo Tomás, a entrevista dada pelo médico que veio ver Salazar à Casa da Saúde, em 1968, ou a primeira vez que o Presidente do Conselho, Oliveira Salazar, falou à Nação em S. Bento, em 27 de Setembro de 1968, após ser operado, a primeira reunião do Conselho de Ministros em S. Bento, a 1 de Outubro de 1968 .



Algumas das fotografias são reportagens realizadas por fotógrafos profissionais como é o caso de Óscar Coelho da Silva, de Lisboa, da Foto Gaspar, de Coimbra ou da Agência Fotográfica MAC, do Porto.
Arrangement
Ordenação numérica.

Access restrictions
Documentos não acessíveis. Porém, poderão tornar-se acessíveis sob pedido ao CPF e de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, nomeadamente os que só poderão ser reproduzidos de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente.
Other finding aid
Folha de Recolha de Dados (FRD) em papel e folha de cálculo.
Creation date
12/07/2012 15:08:42
Last modification
23/02/2022 10:30:48
Record not reviewed.