Sem título

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/1558/000005
Title type
Atribuído
Date range
1958 Date is certain to 1958 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 15,9x12,4cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Bill Perlmutter (1932-2023)



William Perlmutter nasceu em Nova Iorque a 5 de setembro de 1932. Estudou no Film Institute City College de Nova Iorque, tendo-se licenciado em 1954 pelo US Army Photography School. Trabalhou como fotógrafo nos jornais do exército americano na Alemanha ocidental e enquanto fotógrafo do Corpo do Exército na Alemanha, fez inúmeras imagens por toda a Europa durante a década de 50. Entre 1958 e 1960 trabalhou para a revista Paris After Dark com sede em Nova Iorque e para uma série de revistas de aventura nos Estados Unidos. Entre 1960 e 1994 trabalhou como fotógrafo freelancer na Europa, Estados Unidos e México. As suas fotografias foram publicadas em publicações de renome tais como o New York Times, US Camera, Modern Photography, Life, entre outras. Produziu as séries de fotografias “Central Park Shadows and Light” e “New York One More Time”. De entre as suas exposições individuais destacam-se Children of Europe, Parents Magazine Gallery, Nova Iorque, 1961; People of Mexico, Modernage Gallery, Nova Iorque, 1969; Portrait of the Portuguese, Modernage Gallery, Nova Iorque, 1970 e Faces of the Fifties, Exposures Gallery, Sugar Loaf, Nova Iorque, 1995. Das exposições coletivas em que participou, destacam-se: Children of Europe, Public Library, Nova Iorque, 1965; People of Mexico, New York University; People of Mexico, LaSalle College, Filadélfia, 1968; Waterproof, EXPO’98, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 1998; Visions of Chilhood, Soho Triad Fine Arts, Nova Iorque, 1999; Mother and Child, Pictorialism to Present, Amore Mills Gallery, Scottsdale, Arizona, 2000. A obra deste autor encontra-se representada na Europa e nos Estados Unidos em coleções privadas, bem como nas seguintes instituições públicas: The Museum of Modern Art, Film Archives, New York; The Smithsonian Museum, Archives of American Art, Washington D.C; Corcoran Museum of Art, Coleção Permanente, Washington D.C; Centro Português de Fotografia, Coleção Nacional de Fotografia, Porto; Museum of the City of New York, Coleção Permanente, Nova Iorque. O trabalho fotográfico que Bill Perlmutter realizou em Portugal, em 1958, sobretudo na Nazaré, foi objeto de exposição e publicação pelo Centro Português de Fotografia, com patrocínio do Silo – Espaço Cultural NorteShopping, em 2002, sob o título “Heróis do Mar”. A publicação contou com a participação do escritor Manuel António Pina, que produziu um poema em diálogo com as imagens do fotógrafo.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Scope and content
Na imagem (à direita na página) pode ver-se um velho pescador debruçado sobre um barco em terra.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 09
Language of the material
Inglês
Notes
Ao lado da imagem, pode ler-se:

"And to our age's drowsy blood

Still shouts the inspiring sea."
Creation date
06/08/2012 15:37:46
Last modification
28/03/2023 14:20:22
Record not reviewed.