[Mine of Santo Domingos, Portugal]

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0058
Title type
Atribuído
Date range
1863 Date is certain to 1863 Date is certain
Dimension and support
1 conjunto montado em cartão (38x45,7x2cm) com 16 documentos fotográficos em papel (albumina)
Biography or history
Antoine Claudet (1797-1867) foi um dos primeiros fotografos comerciais. Este francês, comerciante de vidro a viver em Londres, que aprendera o processo do daguerreótipo, comprou a licença para ele próprio efetuar o processo em Inglaterra e em 1841 montou o seu estúdio no telhado da Galeria Adelaide.

Segundo António Sena (1953-), de acordo com os registos existentes no Centro de Documentação da Mina de São Domingos, veio a Portugal um fotógrafo dos estúdios de A. Claudet , com filial em Londres, na Regent Street, para documentar a exploração das Minas de S. Domingos. Estas fotografias serviriam para publicitar aquele empreendimento em algumas das exposições industriais que se realizavam pelo mundo, o que aconteceu, em 1865, por ocasião da Exposição Internacional do Porto, no Palácio de Cristal.
Scope and content
O conjunto de 16 cartões (três são repetidas e uma semelhante) que formam este álbum, segundo António Sena (1953-) e de acordo com os registos existentes no Centro de Documentação da Mina de São Domingos, terão sido realizados por um fotógrafo dos estúdios de A. Claudet, com filial em Londres, na Regent Street, para documentar a exploração das Minas de S. Domingos.



Estas albuminas refletem a Mina de São Domingos, as suas infra-estruturas e aldeia que correspondem ao antigo couto mineiro construído junto à Ermida de S. Domingos, localizado na Serra de São Domingos, da freguesia de Corte do Pinho, no concelho de Mértola, no Alentejo.



A moderna exploração da mina tem início em 1859 pelas mãos da companhia de mineração "Mason & Barry", por concessão do engenheiro civil de minas francês Ernest Deligny, que encarregara o piemontês Nicolas Biava da prospecção e estudo do loca. A companhia é constituída pelo engenheiro inglês James Mason (1824-1903) e pelo investidor Francis Barry.



James Manson como diretor da mina manda edificar aí sua residência oficial, conhecida por Palácio da Mina. O desenvolvimento que a atividade da mina trazem à região é tão grande que Mason é agraciado com os títulos nobiliárquicos de Barão do Pomarão, em 1866 e Visconde Mason de S. Domingos, em 1868.

A mina de pirite e a respetiva aldeia possuíam ligação ao porto fluvio-marítimo do Pomarão, no rio Guadiana, que por sua vez ligava o rio até à sua foz, em Vila Real de Santo António.
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 10 e Armário 02, Gaveta 20
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Existe mais documentação da empresa concessionária da Mina de São Domingos, no Centro de Documentação da Fundação Serrão Martins, situado na aldeia da Mina de São Domingos.

Haverá mais um ou dois álbuns idênticos, um dos quais pertencia à Direção Geral de Minas e não encontra localizado e o outro foi vendido, em 1987, pela leiloeira Shotheby's. (ver Custódio, Jorge, Mina de S. Domingos, 2013)
Notes
Título atribuído: Mina de São Domingos, Portugal;

Nota ao produtor: As fotografias estão coladas sobre cartão com a inscrição dos estúdios de A. Claudet. Contudo, dada a avançada idade do fotógrafo, que morre em 1867, entre outras poder-se-á dizer que teria enviado um fotógrafo dos seus estúdios, ou mesmo que tenha feito apelas a impressão.
Creation date
27/12/2012 09:42:53
Last modification
11/05/2023 14:20:14
Record not reviewed.