Digital representation
Digital representation thumbnail

Humberto Durães

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/HD
Title type
Atribuído
Date range
1880 Date is uncertain to 1939 Date is certain
Dimension and support
210 doc. fotográficos 8x9 cm, 9x12 cm, 13x18cm, 18x24cm, 24x29,9cm, 29x38cm, entre outros; Suporte: vidro e papel; Cor: p/b; Processo fotográfico: gelatina e sais de prata.
Extents
7 Caixas
134 Folhas
0,05 Metros lineares
Biography or history
O autor deste conjunto de documentos fotográficos é João Carlos Coutinho, conhecido por J. Coutinho ou João Coutinho (18?-20/04/1939).

Sabe-se também que foi fotógrafo da Casa Real e, mais tarde, do Museu Nacional de Arte Antiga, tendo sido ele quem documentou o estado de conservação de algumas obras restauradas por Luciano Freire, designadamente o tratamento realizado em 1909 dos “Painéis de São Vicente”, atribuídos a Nuno Gonçalves. Parte destas fotografias ter-se-ão perdido no incêndio que, em 1921, destruiu o Teatro do Ginásio contíguo à sua oficina. Era proprietário da Photographia de Lisboa, um conceituado estúdio que teve sede na Rua de D. Pedro V, nº 70 e, mais tarde, na Rua Ivens nº 43. A publicidade à “Photographia Lisboa” abundava em publicações periódicas especializadas ou direcionadas para a fotografia, especialmente entre os anos 1895 e 1912. De destacar também a sua colaboração com Arnaldo da Fonseca no “Boletim Photographico” entre 1900 e 1912.

Em 1939, ano da sua morte, o então diretor dos Museus Nacionais de Arte Antiga, Dr. João Rodrigues da Silva Couto, publica no Boletim dos Museus Nacionais de Arte Antiga (Vol. I, nº 2, pág. 84) uma nota sobre o seu desaparecimento. Entre outras referências ao autor, a nota enfatiza o “profissional da melhor categoria, apurado na convivência de artistas e críticos de arte, dedicou-se muito cedo à fotografia das pinturas que realizou com a maior perfeição...”. A mesma nota acrescenta: “com curtos intervalos, sempre o conheci a trabalhar para o Museu das Janelas Verdes. Com o seu auxílio organizei o hoje rico arquivo de fotografias, no qual figuram algumas centenas de “clichés” seus, adquiridos a expensas do “Grupo dos Amigos do Museu”… Já como Director, tive sempre em João Carlos Coutinho um amigo leal…”.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
A documentação é proveniente da família da mulher do Dr. Humberto Martins Durães, que a encontrou numa casa de família, que a recolheu, e doou posteriormente ao Centro Português de Fotografia. Esta casa de família pertenceu à avó da mulher do Dr. Humberto Martins Durães, com quem João Carlos Coutinho foi casado em segundas núpcias.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação a Humberto Martins Durães, em 2008.
Scope and content
A presente coleção resulta na sua maioria, do âmbito do trabalho de João Coutinho, enquanto fotógrafo do Museu Nacional de Arte Antiga.

Os documentos positivos, em papel, são praticamente reprodução de pinturas de Megyesi, Carlos Reis, seu filho João Reis, Columbano Bordalo Pinheiro, Sousa Pinto, José Veloso Salgado e Guilherme Filipe, pintores representados no Museu Nacional de Arte Antiga, sendo que Carlos Reis foi o diretor de transição/desdobramento do Museu Nacional de Belas Artes em Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Nacional de Contemporânea.

É de referir que as pinturas retratam os reis D. Manuel II e D. Carlos, a pianista Elisa Baptista Pedroso, os atores Chaby, João Rosa, Alfredo Cunha, o Conde de Burnay, Teixeira Gomes, o Cardeal D. Manuel Cerejeira entre outros. Há ainda fotografias do Hotel Palácio Estoril, do Palacete Henrique de Mendonça, do palácio Weelington, da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, entre outros.

Existem contudo, fotografias, em vidro, que ilustram paisagens rurais e urbanas, costumes, romarias, tauromaquia, costumes portugueses e alguns retratos, que foram maioritariamente captadas nas regiões de Alcobaça, Coimbra, Fátima, Lisboa, Torres Novas e Vila Franca de Xira.

A coleção inclui ainda 10 volumes do Foto-Guia Práctico de Fotografia da Salvat (anos 80), pertença do doador, que foram integrados na Biblioteca do CPF.
Arrangement
De forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação gerada pela entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção/acumulação, com base no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
Documentação estará acessível em cópia digital, após digitalização.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve os documentos ao nível do documento.
Related material
Museu Nacional de Arte Antiga detém alguns negativos e positivos do trabalho realizado pelo fotógrafo.
Publication notes
Informação prestada pelo Dr. Humberto Martins Durães. SENA, António – História da imagem fotográfica em Portugal:1839-1997. Porto: Porto Editora, 1998. 470 p. ISBN 972-0-06265-7.
Creation date
13/05/2013 10:30:09
Last modification
23/06/2020 13:35:31
Record not reviewed.