Buarcos [: Barcos ancorados sobre a areia]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0057/000039
Title type
Atribuído
Parallel title
Buarcos [...] bateis, dispondo de tais defesas ['leitos'

e 'corredores']
Date range
1961-10-13 Date is certain to 1961-10-13 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Batel é um modelo de barco poveiro. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste reto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. Dimensões médias 9,45 x 2,5 x 1,3m. Tripulação de 7 a 15 homens. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos.

Bateira do mar, buarqueira ou de Buarcos, é um modelo de bateira próximo da muleta da Figueira da Foz, mas muito mais largo, com maior tosamento e bordas mais altas. Emprega-se na pesca. Dimensões 7,3 x 2,1 x 0,5m. Propulsão a remos.

Caíque do Douro, dóri ou douro, é uma embarcação de fundo chato e casco de tabuado liso, ré cortada, com tampo estreito, alto, redondo em cima e bastante inclinado para trás. Usado para transporte, recreio e pesca, no estuário do Douro, no Tâmega, em Esmoriz, em Buarcos, neste caso, sob o nome de barquinho do coberto, e em Gala. Dimensões médias 5,1 x 1,57 x 0,62m. Propulsão por remos e por vezes vela. Tripulação de 1 a 2 pessoas.
Scope and content
Em primeiro plano, um batel, tendo de cada lado um barquinho do coberto; ao lado dos batéis, em último plano, bateiras de Buarcos.
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
Barco Poveiro, 1996, Octávio Lixa Filgueiras.
O Barco Poveiro (segunda edição), Octávio Lixa Filgueiras.
Barcos, in A Arte Popular em Portugal, Octávio Lixa Filgueiras.
Barcos de Pesca de Portugal, Octávio Lixa Filgueiras.
The Decline of Portuguese Regional Boats, Octávio Lixa Filgueiras.
A Lancha Poveira de Dois Mastros, Octávio Lixa Filgueiras.
No Crepúsculo das Embarcações Regionais, Octávio Lixa Filgueiras.
Le Portugal, les Embarcations Traditionnelles, Octávio Lixa Filgueiras.
Notes
Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras, sendo que as fontes de informação relacionadas com embarcações tradicionais em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras. Foram consultadas páginas da www como, por exemplo, as da Wikipedia e do IGESPAR. Para identificação de locais recorreu-se aos mapas da Google e da Bing e a cartas militares portuguesas, nalguns casos tendo sido confirmada a informação no próprio local.
Creation date
10/12/2013 10:17:24
Last modification
17/02/2023 11:02:51
Record not reviewed.