Missão de Mariano Carvalho à província de Moçambique

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0014
Title type
Formal
Date range
1890 Date is certain to 1890 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (21x26,5x25 cms); com 111 documentos fotográficos em papel (albuminas)
Extents
1 Álbuns
1 Caixas
0,34 Metros lineares
Biography or history
Manoel Joaquim Romão Pereira nasceu a 1 de junho de 1815, na aldeia de S. B. Messines e morreu em agosto de 1894.

Filho de José Romão e Silvestra Maria, casou com Maria Júlia Pereira, em Messines, em 1849 e, após 12 anos de viuvez, casa com Maria Marcelina Pereira. Na aldeia de Messines nasceram os seus dez filhos, sete do primeiro casamento e três do segundo.

Era proprietário e lavrador de profissão mas também, foi negociante e lojista. Começou por se interessar pela fotografia no momento em que foi fotografado na Mina de São Domingos, pelo fotógrafo suiço Eduard Knopfli. Foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa

Mudou-se para Cabo Verde, em 1877, como escriturário do Governo Geral. Pouco depois muda-se para Moçambique, fixando residência em Loureço Marques, onde viveu durante largos anos. Aí, começou a dedicar-se mais à atividade de desenhista/ilustrador e fotógrafo, montado a sua residência e atelier, o "Atelier Portuguez de Photographia, conhecida pelos locais como a casa do photographo Pereira. Inicialmente, funcionava junto ao antigo Presídio, na baía e depois mudou-se para a frente do Hospital.

Da sua atividade como fotógrafo conhecem-se encomendas do Governo português, como a reportagem da construção do Caminho de Ferro de Moçambique, iniciada em 1886.

Em 1888, por proposta sua é encarregue, pelo ministro conselheiro Frederico Ressano Garcia, de chefiar uma "expedição fotográfica" de todo o Moçambique "até onde se encontrasse vestígios da presença portuguesa", tarefa que começa em 1889 e termina em 1891.

Parte do resultado desta expedição foi mostrado, no Porto, nas Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique, em março de 1894, no Palácio de Cristal, com cerca de 300 imagens. Postumamente, pois Manuel Romão Pereira morre em agosto de 1894, foi também exposto na "Exposição Insular e Colonial Portugueza", de 1897.
Geographic name
S. B. Messines
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo, ilustrador, desenhador, lavrador e proprietário.
Custodial history
Desconhece-se como é que o álbum chegou à Livraria D. Pedro V.
Acquisition information
Adquirido por compra à Livraria D. Pedro V., em 1998.
Scope and content
Este álbum é realizado no âmbito da expedição liderada por Mariano de Carvalho a Moçambique com o objetivo oficial de inventariar os recursos económicos da colónia e elaborar propostas para dar ao governo uma visão do estado em que se encontrava a colónias.

Mariano de Carvalho partiu para Moçambique, em junho de 1890 e regressou a Lisboa, dia 10 de dezembro de 1890, a bordo do vapor "Malange".



Estas provas fotográficas representam paisagens, costumes, arquitetura e modo de vida das gentes de Moçambique, especialmente da capital Lourenço Marques, hoje Maputo, das cidades de Quelimane, Nacala, Prazo Mahindo, da baías do Mocambo e das ilhas de Chiloane e Ibo.

Mostra também os régulos (reis locais) e indíviduos das diferentes raças e etnias que habitam Moçambique naquela altura.
Marks
Marca tipográfica: As provas estão montadas sob cartão com gravação "Lisboa Typographia Freire Gravador".
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 13
Previous location
AFP2606 a 2716
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Alternative form available
Existem provas idênticas no Instituto de Investigação Científica Tropical, do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa.
Notes
Nota ao produtor: A autoria das provas foi verificada pela consulta da base de dados do Instituto de Investigação Científica Tropical, do Arquivo Histórico, que confirma a a sua autoria e contexto de produção pelo catálogo Exposição Insular e Colonial Portugueza, em 1894, no Palácio de Cristal portuense. Ed. Imprensa Nacional, 1895.
Creation date
15/01/2014 17:55:47
Last modification
19/02/2014 17:12:42
Record not reviewed.