Stefano Pacini

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/SP
Title type
Atribuído
Date range
1975-09-11 Date is certain to 1975-09-28 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1 texto e 32 doc. fotográficos 43x28cm; Suporte:ótico, Cd-Rom; Cor: p/b e cor; Processo Fotográfico: Ficheiros digitais
Biography or history
Stefano Pacini é um reporter fotográfico freelancer italiano, nascido em Maremma, na Toscania, no ano de 1956.

Inicia a sua paixão pela fotografia, ainda adolescente, graças ao seu pai. Estudou no Instituto Técnico de Massa Marittima, onde se diplomou em engenharia de minas e mais tarde obteve grau de mestre na Faculdade de História e Filosofia, da Universidade de Florença. Participa ativamente no Movimento "Decennio Revoluzionario e Creativo", de 68 a 77.

Produtor de vinho, começou a fotografar em 1975, no Portugal da revolução. Torna-se fotógrafo profissional freelancer em 1993. Por essa altura funda incialmente em Maremma e mais tarde em Siena, a "Agência Fotográfica 101", uma associação documentalista de fotógrafos e artistas de vídeo.

Em 2003, conjuntamente com a fotógrafa Daniela Neri, funda ou associação de fotógrafos, a "Fotografi Contro". Actualmente, gere com Daniela Neri a escola de fotografia "Cortei dei Miracoli" do Centro de Cultura Contemporânea, em Siena.

As suas reportagens focaram-se na revolução dos cravos em Portugal, guerra na ex-Jogoslávia, condições sociais em Cuba, acampamentos de ciganos e Magreb. As suas imagens são publicadas em diversos jornais, livros e revistas.

Em 2004 ganha um prémio da Região Toscana pela sua atividade na divulgação da cultura. Colabora também com a produtora de vídeo "LTMD" na área da curta-metragem e diversas ONG's.

Já expôs em Lisboa, Havana (Cuba), Mostar (Bósnia-Hérzegovina), Milão, Ravenna, Siena, Florença, Massa Marittima, Calabria e Catania, em Itália.
Geographic name
Maremma, Toscânia, Itália
Acquisition information
Doação por parte do autor em janeiro de 2013.
Scope and content
As imagens digitais deste conjunto são uma reportagem realizada pelo Stefano Pacini, quando tinha 19 anos, aquando de uma viagem a Portugal, em setembro de 1975, onde regista acontecimentos político-sociais, ocorridos em Lisboa.

As imagens estão acompanhadas de um texto em forma de diário onde expressa o que viveu nesses dias.

As fotografias foram tiradas com película FP4 Ilford e uma máquina reflex Yashica 35mm, com objetiva de 50mm.
Arrangement
Classificação orgânica do autor por ordem cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo
Location of originals
Os originais estão posse do autor.
Creation date
16/01/2014 15:38:54
Last modification
08/02/2019 16:24:08
Record not reviewed.