Valente, Costa & C.ia Lda, Vila Nova de Gaia - Portugal

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0001
Title type
Formal
Date range
1912 Date is certain to 1917 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1 álbum de 34x26,5x3,3cms com 24 doc. fotográficos Suporte: papel
Extents
1 Álbuns
0,033 Byte
Custodial history
Desconhece-se a forma como o álbum foi adquirido pela Livraria Chaminé da Mota.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra à Livraria Chaminé da Mota, pelo Centro Português de Fotografia, em 2001.
Scope and content
O álbum retrata a empresa gaiense Valente, Costa & Cª, Lda. A Valente, Costa & Cª., Ldª. foi fundada em 1890 e tinha sede na Rua Visconde das Devesas 71, Vila Nova de Gaia. A empresa dedicava-se à exportação de vinhos, essencialmente de vinho do Porto. Dos países de exportação constava o Brasil e a Finlândia.

João de Pinho e Costa, seu principal dinamizador, entrara para a empresa Almeida & Valente, armazém de vinhos, como escriturário contudo quando se tornou principal proprietário mudou-lhe o nome para Valente, Costa & Cª Lda.

Em 1912, há registos de importação, do relógio que figurava na torre da sede, à firma Wiliam Potts & Sons, de Leeds.

Também nessa altura procedeu a grandes transformações e compra de modernos equipamentos. Com a morte da esposa, Inês Pinto Leite da Silva, em 1917, vendeu a quota da firma e mudou-se para Carcavelos, Oliveira de Azeméis. Aí, com o filho mais velho, Aurélio, fundam a empresa Carcavelos Industrial, onde viria a falecer a 30 de Janeiro de 1956. O seu filho Aurélio, em 1918, tornou-se sócio da Fábrica de Vidros Progresso, Ld.ª.

O outro sócio será João Rodrigues Valente Perfeito, o empresário de tanoaria João Rodrigues Valente Perfeito, o qual tinha negócios nas redondezas. Há referências de que o secretário da firma seria o seu filho Henrique Lopes Valente.

Das grandes obras na empresa constam, em 1911, a construção de túnel sob a Rua Visconde das Devesas. Em 1912 constroi um armazém na Rua Heliodoro Salgado destinado a armazenagem de vinhos, existindo, nesse mesmo ano, na Câmara Municipal de Gaia registo de pedidos de concessão de servidões para constituição de linha férrea e canalização de esgotos. Em finais de 1917 solicita também, para esse armazém, licença para servidão de canalização de água, em 1920 pede servidão de tubagem para a condução de água e em 1923 faz construção de passagem subterrânea sob a Rua Heliodoro Salgado.

Em 1933, solicita licença para construção de estrado em betão para engarrafamento. No ano de 1935 recebe pontuação 6 na LOEVP. No ano de 1945 constroi estrado de betão para engarrafamento na Rua Serpa Pinto. Em 1961 dá entrada a processo para modificação da fachada. A empresa tinha também oficina de tanoaria. A empresa já não se encontra activa contudo a sede e os armazéns ainda existem.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. É possível comunicar e tornar acessível para terceiros de acordo com os procedimentos em vigor no CPF/ DGARQ.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção do Centro Português de Fotografia. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.

Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 24
Previous location
AFP4668
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 23 doc. fotográficos no Fundo Fotografia Alvão. PT/CPF/ALV020324 a ALV020346;

Portugal, Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto no fundo Emílio Biel & Cª;

Portugal, Arquivo Municipal de Vila Nova de Gaia, Processo de Obras Particulares, Processo de Concessão de Servidões e Processo de Alvará Sanitário;

Portugal, Arquivo Distrital do Porto, existe documento da planta do edíficio no fundo da Sociedade de Transportes Públicos do Porto - PT/ADPRT/EMP/STCP/DM-MVI-GD/024/0164/1348.16.
Notes
Nota ao produtor: A atribuição de autoria deve-se ao fato de haver fotografias identificas quer no fundo da Fotografia Alvão (PT/CPF/ALV) quer no fundo Emílio Biel & Cª, no Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto (PT/HMP/F-NV/1-EB/11/039).
Creation date
17/01/2014 15:42:18
Last modification
23/01/2014 14:56:06
Record not reviewed.