Francisco Manuel Pereira de Magalhães

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/CPF/ALP-FALP
Title type
Atribuído
Date range
1932-12-14 Date is certain to 1945-08-24 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1091 doc. fotográficos; Suporte: película e vidro; Polaridade: negativos; Cor: p/b; Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0,795 Metros lineares
11 Caixas
Biography or history
O autor deste conjunto de documentos fotográficos é Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães, 3º conde de Alpendurada, filho mais velho do 2º conde de Alpendurada, João Baptista Pereira de Magalhães. Nasceu no Porto, na freguesia da Foz do Douro, em dezembro de 1909 e licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

O seu interesse pela fotografia começa muito cedo, com cerca de 10 anos de acordo com o registo do seu "Classificador Geral" e as datas apostadas nos negativos.

Com 35 anos casou com Maria Teresa Lucinda de Oliveira Leite Pereira de Melo de quem teve quatro filhos. Foi Presidente do Grémio Regional dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas do Norte, em cuja qualidade integrou a Câmara Corporativa, representando a indústria da construção civil. Faleceu com 72 anos, em 12 de junho de 1981, na cidade do Porto.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Engenheiro Civil
Internal structure/genealogy
Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães é filho de João Baptista Carvalho Pereira Magalhães (1877-1951) e Maria Inês Cândida de Melo Vaz São Paio (1880-1955). Teve cinco irmãos: Manuel (1911-1986), João (1913-1982), António (1914-1993), Luís (1916-1935) e Maria Inês (1921-1998). Casou com Maria Teresa Lucinda de Oliveira Leite Pereira de Melo (1916-2005) de quem teve quatro filhos.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Filomena Leite Pereira de Magalhães, filha do autor, em representação da família Pereira de Magalhães, em 2012 e em 2016.
Scope and content
As imagens produzidas por Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães resultam do exercício da sua profissão de Engenheiro Civil.

Retratam os trabalhos de construção da Doca 1 do Porto de Leixões, bem como máquinas e acessórios aí utilizados, trabalhos de construção na ampliação do Edifício da Fibra Comercial Lusitana, no Porto, trabalhos de construção e modificação na Fábrica de Fiação e Tecidos Rio Vizela, bem como imagens para estudo e projetos de novas construções, ampliações ou modificações de obras existentes, designadamente a já mencionada Fábrica do Rio Vizela, e também trabalhos nas regiões da Ponte do Tua, Figueira da Foz, Vale d’Alcântara e Pampilhosa da Serra. Foram produzidas entre 1932 e 1945.

Retratam ainda pessoas de família, amigos, conhecidos e populares, costumes agrícolas e regionais quer de Alpendurada quer de Vilar de Ossos. Apresenta também fotografias de festas religiosas e romarias, conventos e casas portuguesas, bem como paisagens diversas ou marinhas e contra-luzes.
Arrangement
Classificação por ordem cronológica e temática, de acordo com a classificação original atribuída pelo autor, apresentando as séries e sub-séries a designação atribuído pelo mesmo.
Access restrictions
Documentação parcialmente acessível em cópia digital.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina a reprodução.

A reprodução para terceiros apenas é autorizada para fins culturais, científicos, ou outra que não possua a vertente comercial.

Qualquer outro pedido de reprodução, fora deste âmbito, deverá ser objeto de autorização da Segundo Outorgante que deverá responder por escrito no prazo máximo de um mês. Caso não haja resposta no referido prazo caberá ao CPF tomar essa decisão, de acordo com a política de cedência de imagens em vigor na DGLAB/CPF.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
10/04/2014 15:16:33
Last modification
04/05/2021 14:31:09
Record not reviewed.