J. Viana Jorge

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/JVJ
Title type
Atribuído
Date range
1944 Date is uncertain to 1963-09-24 Date is certain
Prominent dates
Anos 40
Dimension and support
Dimensão: 19 doc. fotográficos, 18x24cm, Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Producer
J. Viana Jorge
Biography or history
Joaquim Viana Guerreiro Jorge nasceu a 22 de julho de 1906 e faleceu no dia 11 de agosto de 1985, no Portinho da Arrábida.

Filho mais velho de três irmãos, natural da freguesia de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa, residência de seus pais João Guerreiro Jorge e Adelina Dalila Viana, ambos naturais da Praia da Rocha, no Algarve.

Foi um dos sócios fundadores da antiga Associação Fotográfica do Porto, com sede na rua de Santa Catarina, nº 47, conjuntamente com Manuel Pinheiro da Rocha (1893-1973), Fernando Aroso, João da Costa Leite, António Mendes, Platão Mendes, Dr. Pinto Miranda, Manuel de Oliveira e Jorge Henriques. Foram muitas as vezes, segundo Jorge V. Basto, que Viana Jorge pagou a renda do imóvel da Associação.

Foi, ainda secretário do Conselho Fiscal, Vice-Presidente e Presidente da referida associação, tendo doado diverso material para o Laboratório da associação, que posteriormente passou a designar-se de Laboratório Viana Jorge, em sua homenagem.

Sabe-se que participou no Grémio Português de Fotografia e em diversos "Salão Internacional da Arte Fotográfica", entre 1945 e 1948, com distinção de Grande Prémio de Fotografia.

Jesus Garcia, crítico de arte, incluí Viana Basto como pertence aos fotógrafos que apresentam trabalho de destaque.

Em 1947, a sua fotografia com moinhos de vento é integrada no livro "The World's Best Photographs": As Melhores Fotografia do Mundo".

A sua máquina preferida era Contax, de que usou diversos modelos. Utilizou, também uma grande angular Contarex, uma 4x4 Reflex e com uma Hasselblad fez alguns trabalhos de micro-fotografia.
Functions, ocupations and activities
Empresário e fotógrafo amador
Internal structure/genealogy
Joaquim Guerreiro Viana Jorge foi casado com Maria Luísa Huet de Bacelar Carrelhas (1912-1997), com quem teve 4 filhos.
Custodial history
Desconhece-se.
Acquisition information
Documentação doada por Marcelino da Fonseca, em 2009, após ter sido encontrada no lixo.
Scope and content
As fotografias desta coleção ilustram paisagens do Alentejo, a praia da Rocha, no Algarve e o Palácio da Pena em Sintra.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial atenta os números constantes das provas.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Creation date
15/03/2016 16:06:40
Last modification
07/02/2023 12:18:15
Record not reviewed.