Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
OLF
Octávio Lixa Filgueiras
1950-03/1987
0093
Guimarães, Taveira, Vigo, Afurada, Barata Feyo, barco no campo (Lixa), miúdos e capela do Ferreira
1967-08/1967-08
000029
Lixa (Gondomar) [: Barcos num campo]
1967-11/1967-12
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Lixa (Gondomar) [: Barcos num campo]
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0093/000029
Title type
Formal
Date range
1967-11
to
1967-12
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sal de prata
Biography or history
Lixa é uma localidade na margem direita do rio Douro, a montante da Barragem de Crestuma-Lever. Pertence à União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, no concelho de Gondomar
Valboeiro ou Saveiro é um barco da família dos rabelos, pertencente à categoria dos barcos de pá, isto é, barcos apenas com pás (remos), sem espadela. É utilizado na pesca, incluíndo no mar, e para carga. A sua área de difusão é no rio Douro de Entre-os-Rios para jusante com especial incidência de Avintes até ao Porto. As suas dimensões são de 7,30 x 1,75 x 0,70m. Distingue-se dos barcos rabelos por, entre outros factos, ter uma proa em bico espetado e agressivo e o fundo chato formado por tábuas trincadas, utilizar uma vela de espicha posicionada no terço da vante (em vez de um pano redondo no terço do meio) e ter remos posicionados ao longo do costado (e não nos terços de vante e de ré). A sua propulsão é por vela de espicha e 2 remos; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 1 a 3 pessoas.
Rabão carvoeiro ou rabão negro é um barco da família dos rabelos que aparece no século XX para o transporte de carvão das minas do Pejão para o Porto. O seu local de construção é entre a aldeia de Castelo de Paiva e Concas/Carvoeiro, navegando entre o Carvoeiro e o Porto. As suas dimensões são de 23,10 x 5,50 x 2,00m. É uma versão ampliada do rabão branco. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 4 remos, varas; os remadores remam de pé virados para a frente. Tem uma tripulação de 2 a 3 pessoas.
Scope and content
Na fotografia estão retratados, em primeiro plano um valboeiro em reparação e atrás um rabão carvoeiro.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral
Language of the material
Não aplicável.
Notes
Nota à História: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras, sendo que as fontes de informação relacionadas com embarcações tradicionais em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras. Foram consultadas páginas da www como, por exemplo, as da Wikipedia e do IGESPAR. Para identificação de locais recorreu-se aos mapas da Google e da Bing e a cartas militares portuguesas, nalguns casos tendo sido confirmada a informação no próprio local.
Creation date
30/05/2018 11:40:48
Last modification
30/05/2018 11:54:26
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled