Digital representation
Digital representation thumbnail

Gala [: Barcos na Gala, foz do Mondego]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0100/000008
Title type
Formal
Date range
1968-09 Date is certain to 1968-11 Date is certain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sal de prata
Biography or history
Caíque do Douro, dóri ou douro, é uma embarcação de fundo chato e casco de tabuado liso, ré cortada, com tampo estreito, alto, redondo em cima e bastante inclinado para trás. Usado para transporte, recreio e pesca, no estuário do Douro, no Tâmega, em Esmoriz, em Buarcos, neste caso sob o nome de barquinho do coberto, e em Gala. Dimensões médias 5,1 x 1,57 x 0,62m. Propulsão por remos e por vezes vela. Tripulação de 1 a 2 pessoas.

Muleta ou bateira do Mondego (estuário) ou da Figueira da Foz é uma embarcação de pesca no rio e no mar, do tipo das bateiras da ria de Aveiro mas mais reforçada e com cobertos de proa e de popa. Tem uma proa um tanto romba, lembrando a da bateira marinhoa mas muito menos elegante, e roda da ré formando ângulo com o fundo. Dimensões médias 6,57 x 1,7 x 0,51m. O mastro arvora no banco da proa, sendo o pano latino ou bastardo com testas pouco extensas. Modelos maiores em Lavos, para carga e transporte, são designados por bateira pequena e bateira grande, tendo tapamento e porta na coberta da proa e o banco de arvorar fica escorado sobre a cocia; dimensões entre 6 x 1,7m a 10 x 1,8m. A muleta e estas bateiras usam também remos.
Scope and content
A fotografia mostra douros (barquinho do coberto) e atrás uma muleta.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral
Language of the material
Não aplicável.
Notes
Nota à História: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras, sendo que as fontes de informação relacionadas com embarcações tradicionais em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras. Foram consultadas páginas da www como, por exemplo, as da Wikipedia e do IGESPAR. Para identificação de locais recorreu-se aos mapas da Google e da Bing e a cartas militares portuguesas, nalguns casos tendo sido confirmada a informação no próprio local.
Creation date
01/06/2018 16:43:37
Last modification
01/06/2018 17:31:53
Record not reviewed.