Castro/Ribeiro da Silva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/CRS
Title type
Atribuído
Date range
1879 Date is uncertain to 1976 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 235 documentos fotográficos; Suporte: papel; Cor: p/b e cor; Processo Fotográfico: Albumina, fototipia e gelatina e sal de prata
Extents
1 Álbuns
0,015 Metros lineares
Biography or history
O produtor deste acervo fotográfico é a família Castro/

Ribeiro da Silva constituída por Rosa Gomes de Castro (1914-?) e António Feio Ribeiro da Silva (1908-1985).

A família Castro é originária de Grijó e Espinho e a família Ribeiro da Silva de Viana do Castelo.

Por força da profissão do pai de Rosa, que era inspetor de fiscalização e contabilidade dos Caminhos de Ferro, os Castro foram viver para Viana do Castelo onde Rosa e António se conheceram e casaram em junho de 1940. Foram pais de dois filhos. Até casar Rosa foi funcionária da Conservatória do Registo Civil.

António Feio Ribeiro da Silva licenciou-se em direito, em 1930, pela Universidade de Coimbra.

Começou a sua carreira profissional como subdelegado e passado um ano foi nomeado notário e colocado em Castro Verde (Alentejo). A luta dos trabalhadores alentejanos marcariam o seu futuro de uma maneira forte e definitiva, tendo com o seu colega de Ourique, Adeodato Barreto (pai de Kalidás Barreto) e outros empenhado esforços nessa luta.

Por motivos políticos foi transferido para Penedono onde se conservou dois anos. Como a sua oposição ao governo dessa época lhe não dava qualquer esperança de melhorar a sua situação, resolveu advogar na sua cidade natal em 1939. Como advogado colaborou profissionalmente com vários colegas do Porto e Lisboa entre eles Salgado Zenha, Mário Cal Brandão e Eduardo Ralha, com quem fez amizade.

Foi também um político de destaque em Viana do Castelo tal como seu pai António Carlos Ribeiro da Silva que foi o primeiro deputado à Assembleia pelo Minho, em 1912, e primeiro Governador Civil de Viana do Castelo. Militou no partido Comunista Português (PCP) e esteve ligado aos movimentos democráticos e progressistas MUD, MUNAF, Junta Patriótica, MDP e CDE, bem como em 1958 nas candidaturas de Arlindo Vicente, Rui Luís Gomes e Humberto Delgado para a Presidência da República. No tempo da ditadura foi responsável pela formação das listas da Oposição Democrática às "Legislativas" de 1969 e 1973, na distrital de Vila Praia de Âncora. Foi perseguido e preso pela PIDE pela primeira vez em 1976, o que se repetiu diversas vezes.

Exerceu a presidência do Sport Club Vianense, da Cooperativa União e Boa Vontade e do Cine Club de Viana.

Morreu no dia 1 de maio de 1985.
Geographic name
Viana do Castelo
Functions, ocupations and activities
Advogados e políticos
Internal structure/genealogy
Rosa Gomes de Castro (1914-?) era filha de Joaquim Alves de Castro e Leonor Gomes de Castro (1887 (?)-1959). Rosa teve duas irmãs, Isaura e Elvira, as quais não tiveram descendência.

António Feio Ribeiro da Silva (1908-1985) era filho de António Carlos Ribeiro da Silva ( (1880-1945) e Zulmira Enes Rebello Feio (?-1961). António teve 5 irmãos, Alice, Maria do Carmo, Rui, João e José.
Custodial history
Os documentos deste acervo resultam da acumulação de documentação das duas famílias, que estavam à guarda de Manuela Castro Ribeiro da Silva Correia Leite.
Acquisition information
Acervo adquirido por doação de Manuela Leite, por protocolo assinado em 2016.
Scope and content
O acervo é constituído por fotografias de família, algumas albuminas sob a forma de carte-de-visite, e correspondência de família, sob a forma de bilhete-postal, os quais retratam cidades diversas por onde os familiares estiveram, como Braga, Espinho, Famalicão, Mirandela, Porto, Santa Maria da Feira, Valença, Viana do Castelo e Vila Real.

Dos bilhetes-postais destacam-se duas coleções relativas à Penha em Guimarães, datados de 1929 e à Exposição Colonial Portuguesa, em 1934, da autoria da casa Alvão.

Há um álbum de António Feio Ribeiro da Silva do tempo de faculdade onde estão retratados os colegas, nomeadamente Augusto Aràla Chaves.
Documental typology
Fotografias e bilhetes-postais
Arrangement
Não tratado arquivisticamente.
Access restrictions
Documentação não acessível, aguarda digitalização.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Folha de recenseamento, em folha de cálculo.
Related material
PT/AMVCT/AFRS e PT/AMVCT/ML
Creation date
01/03/2019 16:27:06
Last modification
10/10/2019 17:09:41
Record not reviewed.