Lúcio Pais de Abranches

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/LPA
Title type
Atribuído
Date range
1910 Date is uncertain to 1929 Date is uncertain
Descriptive dates
Anos 10/20
Dimension and support
Dimensão: 45 doc. fotográficos 30x40 e 69x51cm; Suporte: digital; Cor: p/b; Processo Fotográfico: Ficheiros digitais
Biography or history
Lúcio Pais de Abranches nasceu a 14 de junho de 1868, na freguesia de Paranhos, em Seia.

Em 1887, com 19 anos entra na Universidade de Coimbra, onde tira o curso de medicina.

Entre dezembro de 1895 e 1899 foi tenente - cirurgião de reserva do Corpo do Estado Maior do Exército. De acordo com o registo dos Livros Mestres do Exército estava domiciliado na freguesia de Carvalho Redondo, Nelas e mudou a sua residência para São Tomé e Príncipe, por concessão de nota de guerra de 9 de novembro de 1897.

Foi médico das Termas do Luso desde pelo menos 1912, de acordo com os relatórios clinicos por ele produzidos.

Em 1954 foi-lhe atribuído grau de comendador da Ordem de Benemerência, hoje designada de Ordem de Mérito, ordem honorífica que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da colectividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.

Amigo de Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa (1886-1974) catedrático de medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, que desde 1929 se ligou à Sociedade de Águas de Luso, começando por prestar os seus serviços clínicos ao Estabelecimento Termal de Luso e, que em 1931 passou a exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração, cargo que ocupou  até 1959.

Morre com 98 anos em agosto de 1966, no Luso, onde viveu a maior parte da sua vida.
Geographic name
Seia
Functions, ocupations and activities
Médico
Internal structure/genealogy
Lúcio Pais de Abranches era filho de António Pais da Cunha Abranches, proprietário (natural de Carvalhal Redondo, Viseu) e de Maria Cândida da Cruz Ferreira (natural de Paranhos, Seia). Era neto paterno de Adriano Abranches do Amaral e Felicia Rosa Paes Abranches e neto materno de José Maria Ferreira e Maria José.

Foi casado com Maria Augsta Pires Abranches.

Era sobrinho de Joaquim Pais e Abranches, que cursou Direito na Universidade de Coimbra (1858-1863) e foi Administrador do Concelho de Mangualde e Tondela, Governador Civil da Guarda, Viseu e Braga, foi várias vezes deputado do Partido Progressista. Secretário da Câmara dos Deputados nas legislaturas de 1897, 1898 e 1900, foi, ainda, Administrador dos Caminhos de Ferro do Estado. Politicamente, esteve ligado ao Partido Progressista
Custodial history
A maioria dos negativos em causa faziam parte dos bens da herança recebida por Maria Eduarda Abranches, sobrinha do autor, que por sua vez os doou a José Moura.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de José António Duarte Moura, protocolada em 2016.
Scope and content
As fotografias retratam paisagens, casas, vilas e palecetes do Luso, nomeadamente a casa que terá pertencido ao Dr. Lúcio Pais de Abranches.

Há também um pequeno grupo de imagens relativas à Sociedade de Águas de Luso e às termas, onde o autor e produtor foi médico.

Está ainda representada a casa comercial "Mercearia Aliança) na família do empresário Alexandre de Almeida (1885-1972) desde 1875, estabelecimento comercial com uma larga variedade de produtos, nomeadamente a emissão e venda de postais.

Algumas das imagens retratam pessoas, que não foram ainda identificadas.
Arrangement
Os documentos foram ordenados, sequencialmente, de acordo com as temáticas retratadas.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Não aplicável.
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Com o doador, José António Duarte Moura. A restante documentação do arquivo fotográfico estará na posse de um sobrinho que vive em Inglaterra, segundo indicações do Sr. José Moura.
Related material
Relação Associativa: Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra;

Relação Associativa: Portugal, Arquivo Histórico do Exército;

Referentes a quando o autor tirou o curso de medicina e quando e esteve ao serviço do Exército.
Notes
Fontes para a descrição:

http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=140447;

https://ahm-germil.exercito.pt/details?id=7717;

http://arquivo.presidencia.pt/details?id=125604;

Arquivo Distrital da Guarda TT/ADGRD/PRQ/PSEI08/001/00009
Creation date
13/09/2019 12:17:33
Last modification
25/09/2020 10:08:45
Record not reviewed.