Augusto Lemos

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/AL
Title type
Atribuído
Date range
2017 Date is certain to 2018 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 20 docs. fotográficos 42x59cm e 61x84cm. Suporte: papel; Polaridade: positivo; Cor: cor; Processo digital: impressão em jato de tinta.
Biography or history
Augusto Lemos nasceu e reside na cidade do Porto. Foi Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde, o ano lectivo 1994/1995, até, março 2021, onde lecionou conteúdos nas áreas da Fotografia, da Arqueologia, da Antropologia e das Tecnologias Aplicadas ao Património. Licenciou-se em História Variante Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Fotografia na Escola Superior Artística do Porto. Possui um Mestrado em Tecnologia Educativa com uma investigação sobre a necessidade de uma educação para as imagens e é Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona com uma investigação sobre as viagens de José Leite de Vasconcelos.

Expõe regularmente há dezenas de anos, com exposições individuais e coletivas, sendo as mais recentes, as seguintes: Viagem à Beira Alta, Galeria Imago Lucis (2001), Cartas Transmontanas, Mosteiro de Tibães (2002), Antre Tejo & Odiana, Palácio D. Manuel, Évora (2004), Pela Beira, Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira (2005), A vespa: um jogo de distâncias e de luz, Bienal de Vila Franca de Xira (2005), Um Porto de nível, Casa do Infante (2007), Imagens anunciadas, CPF (2008), 8 hours before, Quase Galeria (2015), Bloody Landscapes, CPF (2018), I love my bicycle, Centro Cultural Municipal de Bragança (2019), Istambul: a 35mm perspective, Mira Forum (2019), O meu caminho (2020).

Possui também projetos de curadoria, foi co-curador das Imagens Periféricas e é presentemente co-curador do Porto Pinhole Photography.

Tem artigos e fotografias que integram várias publicações e catálogos, tais como: O Porto e os seus fotógrafos, edição Porto Editora (2001), Fotografia no Douro: Arqueologia e Modernidade”, Museu do Douro (2006), Metáforas do Sentir Fotográfico”, Centro Português de Fotografia (2005).
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo, professor, historiador.
Custodial history
A presente proposta de doação é o resultado de uma seleção de 20 fotografias que fizeram parte das 27 provas impressas para a exposição no CPF, com o título Bloody Landscapes. A primeira conversa com o fotógrafo estabeleceu-se em 2018, no final da exposição, em que o autor demonstrou a intenção de fazer uma doação ao CPF. Mas só em outubro de 2021, foi possível formalizar a aquisição por doação.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do autor, por protocolo assinado, em 19 de outubro de 2021.
Scope and content
O conjunto constituído por 20 provas fotográficas foi realizado em 2017/2018 e integrou a exposição “Bloody Landscapes”, no CPF, entre abril e julho de 2018, com autoria do fotógrafo Augusto Lemos.

A temática da exposição aborda uma paisagem específica, um território que foi devastado pela Batalha de La Lys e onde morreram muitos combatentes, nomeadamente do Corpo Expedicionário Português.

Na folha de sala da exposição, Maria do Carmo Serén informa-nos que Augusto Lemos percorreu “espaços que recuperam a intervenção internacional, como a portuguesa do Corpo Expedicionário Português (CEP) e a mortífera batalha de La Lys. A frente com as trincheiras escavadas, o perigoso intervalo entre as duas frentes inimigas, a localidade de La Lys, o monumento aos mortos da Grande Guerra. Encontrou os nomes, as artérias reconstruidas, os novos bairros, a catedral e, destacados e infindáveis os cemitérios, alinhamentos de nomes quase todos de mortos desconhecidos, apenas indicados pela nacionalidade. (...) Os cedros que os enquadram, as ruas, estradas e urbanizações que foram o campo de batalhas como La Lys, então cortados por trincheiras tão mortíferas como o campo aberto, fronteira de guerra imóvel de 1914 a Março de 1918, não permitem esquecer a destruição que a recuperação tenta ocultar."

O conjunto fotográfico aqui presente apresenta-nos o estado atual de um território onde se travou a Batalha de La Lys. Trata-se de fotografias que evocam a memória e que manifestam uma intenção de não esquecer aquele acontecimento naquele preciso lugar.
Documental tradition
Original - Provas de autor
Arrangement
Organizada numa série, de acordo com a série fotográfica realizada pelo autor, com ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Acessível em linha (aguarda integração das imagens).
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta, o fim a que se destina a reprodução. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposiçãoestá sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, em Folha de Recolha de Dados (FRD), disponível na sala de leitura da Unidade Informativa do Centro Português de Fotografia.
Notes
Cota de localização atual: Depósito Geral, Mapoteca 05 Gaveta 24
Creation date
28/12/2021 15:04:51
Last modification
14/02/2023 12:07:26
Record not reviewed.