Carlos Cardoso

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/CCR
Title type
Atribuído
Date range
2009 Date is certain to 2019 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 12 documentos fotográficos (36x36cm e 18x49,5cm). Suporte: papel; Polaridade: positivos, Cor: p/b,Processo digital: impressão em jato de tinta.
Biography or history
Carlos Cardoso nasceu na cidade do Porto, em 1958, aos 18 anos de idade entra pela primeira vez numa câmara escura. Frequenta o Cineclube do Porto e a Associação Fotográfica do Porto. Em 1978, frequenta o primeiro curso de fotografia livre na Cooperativa Árvore. Anos mais tarde, cria o seu próprio Estúdio de fotografia, em Matosinhos, o Estúdio 645. Frequenta seminários de empresas produtoras de material fotográfico: Hasselblad, em 2006 e, em 2016, a Magnum Photography Awards 2016/ Lens Culture.

Tem realizado exposições individuais, de que se destaca: FNAC de Matosinhos, Passagem por Calcutá, 2001; Cascais, Passagem por Calcutá, 2002; Vila Nova de Gaia, Ramais do Douro Desactivados, 2004; Museu Oriente, Lisboa, Sangam, 2010; Centro Cultural Adriano Moreira, Bragança, Ramais do Douro Desactivados, 2014; Espaço Miguel Torga, Sabrosa, Ramais do Douro Desactivados, 2017; Museu do Douro, Régua, Via Estreita, 2018; Biblioteca de Moncorvo, Via Estreita, 2019; Museu de Arqueologia de Vila Real, Via Estreita, 2019; Museu Municipal de Resende, Via Estreita, 2019; Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, Mirandela, Via Estreita, 2019; AUDIR, Peso da Régua, Via Estreita, 2020; Centro de Inovação Tecnológica, CITICA, Carrazeda Ansiães, Via Estreita, 2020; Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, Via Estreita, 2020; Museu Ferroviário, Lousado, Via Estreita, 2020; Galeria D`Artes, Vila Nova de Foz Côa, Via Estreita, 2021.

Expôs ainda em mostras colectivas, no Centro Regional Artes Tradicionais, Porto, com Ricardo da Fonseca e Rui Soares Esteves, Vale de Kathmandu, em 1993.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
A presente proposta de doação é o resultado de uma seleção de 12 fotografias que fizeram parte das 55 provas fotográficas da exposição no CPF, com o título Mitos Adiados.

O primeiro contato com a intenção de propor a doação ao CPF estabeleceu-se em 2020, no final da exposição. Mas só em dezembro de 2021, foi possível formalizar a aquisição por doação.
Acquisition information
Doação do autor, por protocolo assinado em 07 de dezembro de 2021.
Scope and content
Conjunto de 12 fotografias, a preto e branco, que integraram a exposição Mitos Adiados, patente no CPF, entre o dia 11 de julho e o dia 1 de novembro de 2020, da autoria do fotógrafo Carlos Cardoso.

A temática das provas fotográficas aborda a região do Douro nos seus aspetos físicos e também de negligência de um território anteriormente muito vivido e trabalhado pelo homem, como menciona a historiadora Maria do Carmo Serén, estamos perante “ (…) um olhar crítico que indicia um alerta para a desertificação desse interior, notável para os fotógrafos desde a desativação das vias férreas tradicionais e acentuado pelo abandono de estruturas do Estado, as estações do caminho de ferro, mas também de solares, habitações, caminhos e miradouros ou campos de cultura tradicional.”

Para essa nova perspetiva do Douro terá também contribuído, mais recentemente, a abertura do túnel do Marão e os acessos rodoviários, a par da vinha industrializada, do abandono das ferrovias e do despovoamento. É neste contexto que nos é apresentado o Douro pela lente de Carlos Cardoso, onde sobressaiem as imagens de forte componente geológica, entre o granito e o xisto, a par com a dureza do território.

As fotografias aqui presentes apresentam o olhar crítico de um território que tem sofrido a desertificação, em lugares, como: o Tua, Barca D’ Alva, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa.

Por outro lado, o fotógrafo Carlos Cardoso, através do uso de câmaras analógicas da marca Hasselblad consegue elevar a qualidade técnica e estética das imagens, pelo equilíbrio entre luz e sombra e o enquadramento panorâmico das imagens.
Arrangement
Organizada, de acordo com a ordenação numérica sequencial do autor.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, ou fim a que se destina a reprodução, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, em Folha de Recolha de Dados (FRD), disponível na sala de leitura da Unidade Informativa do Centro Português de Fotografia.
Creation date
1/4/2022 3:58:41 PM
Last modification
1/10/2022 2:46:14 PM
Record not reviewed.