Acácio Lobo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/ALB
Title type
Atribuído
Date range
1850 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 1 cx. (0,70 m.l.); Suporte: papel, metal e vidro
Extents
0,7 Metros lineares
Biography or history
Acácio Alberto de Moraes Lobo nasceu a 4 de março de 1864, na vila de Vimioso, distrito de Bragança. Filho de José Zeferino Carvalho Lobo, natural de Borbela, Vila Real, e de Guilhermina Augusta de Moraes, natural de Bragança. Seu pai era negociante e foi, também professor do ensino primário, em Argeriz, Valpaços, nos anos de 1870,1871, e amanuense da Administração do Conselho de Mirandela no ano de 1890. O seu avô materno Firmino José de Moraes, era bacharel em direito, e a sua madrinha Lídia de Moraes era mestra de ler.

Aos 21 anos, com o ofício de tipógrafo, alistou-se no Regime de Infantaria de Chaves, tendo seguido a carreira militar. Contudo, em 1888, pede uma licença de 5 dias, para fazer exames (de matemática, língua francesa e língua portuguesa, no Liceu Nacional de Lamego.

Em 1891, aquando da revolução militar de 31 de Janeiro, era já primeiro sargento e por se ter envolvido confrontos da revolução emigrou via Fezes para Espanha, tendo-se juntado a outros correligionários em Madrid, onde fez parte do Grupo de Emigrados que redigiu o Manifesto dos Emigrados de Abril. Após percorrer Espanha e Portugal a 3 de Novembro embarca, em Vigo, no vapor "Potosi" em direção ao Rio de Janeiro, onde desembarcou a 20 de Novembro. Aí irá permanecer “exilado” durante 15 anos, lecionando, escrevendo livros e dirigindo fábricas. Mal chega ao Brasil, a 23 de Dezembro abre uma aula particular de francês e toma o lugar de copista e tradutor de operetas, no Teatro Variedades. Fez de tudo um pouco, desde empregado como almoxarife e apontador, da companhia do Caminho de Ferro, entre março de 1982 e junho de 1893, revisor do "Jornal do Brasil" em julho de 1895, apontador da Fabrica de Tecidos Cruzeiro, entre 1895 e 1898, auxilar de Inspetor Público do "Ferro Carril" de Villa Izabel, auxiliar de Posto da Companhia Industrial do Rio de Janeiro, bibliotecário do Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro, entre 1899 e 1991, gerente do escritório "A Economia".

Em março de 1907, acompanhado da mulher e da filha, parte para Portugal. Os filhos Alberto e Aníbal ficam no Rio de Janeiro. Em Portugal, dedica-se a lecionar português, francês e inglês, tendo sido professor em Chaves, Espinho, Porto e Lisboa. Foi professor de italiano e esperanto na Escola Prática Comercial Raul Dória.

Com a proclamação da República é reintegrado no exército e promovido a tenente por ter tomado parte do movimento do 31 de Janeiro de 1891. Já na reforma, por antiguidade chegou ao posto de Major reformado, por decreto de 29 de Setembro de 1923. Exerceu vários cargos no governo. Entre 1916 e 1918 foi nomeado para a Comissão de Censura Postal, em 1919 foi Diretor do Aljube do Porto e entre 1921 e 1922 foi Administrador do Concelho da Póvoa de Varzim.

Desenvolveu estudos sobre táctica militar que levaram à realização de um projeto com as Bases para a Organização da Polícia Nacional da República Portuguesa, publicadas em 1919.

Além de professor no âmbito das escolas comerciais, entre 1922 e 1930, editou diversos materiais de apoio, como a Gramática elementar da Língua Portuguesa para uso das escolas industriais e comerciais – 1ª parte, o Curso prático de francês comercial, Curso prático de inglês comercial, Lições de francês para uso de empregados no Comércio, O espanhol tal qual se fala, entre outros. Foi o maior investigador e divulgador de esperanto (língua internacional) em Portugal, tendo em 1910 publicado A Gramática prática esperanto.

Nos últimos anos de vida foi revisor do Dicionário “Lello Universal”.

Era um apaixonado por aeronáutica, tendo sido sócio do Aero Club do Porto, de cuja a direção fez parte de 1913 a 1914. Em 1928 apresentou às entidades competentes um relatório detalhado, dos estudos sobre estabilidade automática nos aviões, acompanhado de desenhos e fotografias, com a invenção de um avião monoplano, biplace de duplo comando, a que atribuiu o nome de “Cidade do Porto”, o qual apresentava uma maior estabilidade longitudinal em relação aos existentes.

Teve 5 filhos, Alberto, Aníbal e Alice do casamento com Deolinda dos Anjos, Acácio (1924 - 2013) e Arlindo (1927? - 1991) do casamento com Isabel Pereira da Fonseca.

Dos filhos Alberto e Aníbal pouco se sabe pois ficaram no Brasil. A filha Alice foi funcionária dos Correios, Acácio após ter frequentado o curso de engenharia ingressou nos Correios, acabando por ir para Moçambique onde foi secretário-geral da Sociedade de Estudos de Moçambique e Arlindo foi vice-consul em Bruxelas até pelo menos 1980, tendo emigrado depois para o Brasil, onde morreu.

Faleceu no Porto, aos 68 anos, a 25 de novembro de 1932.
Functions, ocupations and activities
Militar de carreira, professor, escritor e inventor.
Internal structure/genealogy
Acácio Alberto de Morais Lobo (1864-1932) era filho de José Zeferino Carvalho Lobo, natural de Vila Real, e de Guilhermina Augusta de Morais, natural de Bragança. Neto paterno de José de Carvalho e Teresa de Jesus e neto materno do bacharel em direito Firmino José de Moraes e de Maria da Dores.

A 29 de setembro de 1886, a viver em Chaves, casou com Deolinda de Jesus com quem teve 3 filhos, Alberto, Aníbal e Alice. Em 1924, casou com Isabel Pereira da Fonseca, com quem teve dois filhos, Acácio (1924 - 2013) e Arlindo (1927? - 1991).
Custodial history
A documentação encontrava-se na casa, na rua Miguel Bombarda, no Porto, onde morou Acácio da Fonseca Lobo, até que por necessidade do herdeiro em deixar a casa, decidiu doar o fundo ao Centro Português de Fotografia, para tratamento técnico e conservação de todo o espólio. A documentação vinha acondicionada em caixas, tendo sido ordenada e organizada pela Dª Maria do Carmo Lucena Coutinho, funcionária do Sr. Acácio Fonseca Lobo.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do herdeiro do autor, seu neto, Acácio Eduardo Azevedo Lobo, em conjunto com a documentação do fundo da Sociedade de Estudos de Moçambique, de que seu pai foi depositário, em 2017.
Scope and content
Este fundo de âmbito pessoal, tem a produção e acumulação das inúmeras facetas do autor ao logo da sua vida. Os assuntos tratados começam com a sua participação quer na revolta republicana de janeiro de 1891, no Porto, quer no Grupo de Emigrados que redigiu o Manifesto dos Emigrados de Abril, de que se destacam livros e algumas fotografias suas e dos seus compatriotas, como António José Lima, Alves da Veiga, Miguel Machado, Álvaro de Souza Rego, Casimiro Jerónimo de Faria, Manuel de Souza Machado, João de Oliveira Ramos; Ricardo Severo. Existem duas fotografias, autoria de João Lopes Faria, com a casa e o barco que Alves da Veiga usou na sua fuga. Existe um pequeno caderno, tipo diário, com a cronologia do percurso cívico e militar de Acácio Lobo, entre 1885 e 1923, duas medalhas e um quadro com um diploma de ao capitão Acácio Alberto de Moreas Lobo, atribuído pelo Presidente da República Antonio José d'Almeida, da Medalha de Bronze comemorativa do 30º Aniversário do 31 Janeiro 1891, considerando-o precursor da República, por cooperação nessa tentativa emancipadora.

Existe um desdobrável (impresso) de 1914, produzido por Acácio Lobo, enquanto tenente designado "Resumo - Tática Elementar a Pé, em Ordem Unida, Instrução Militar Preparatória, Notas sobre a Organização do Exército e das Guardas Republicanas e Fiscal, promoções, Uniformes e Graduações, Músicos e corneteiros.

Sobre a língua esperanto há livros, a Gramática Prática, alguns recortes de jornais, cadernos manuscritos e um dicionário de bolso.

Além dos diversos manuais e gramática produzidas no âmbito das escolas comerciais há dois anuários da Escola Prática Comercial Raul Dória, dos anos letivos 1917-1918 e 1918-19, datas em que foi lá professor.

Destaca-se, ainda o dossier com os estudos e notas que levaram à realização de um projeto com as Bases para a Organização da Polícia Nacional da República Portuguesa, publicadas em 1919.

Há também um conjunto de documentos, recortes de notícias, notas, correspondência, o relatório detalhado, datado de 1928, dos estudos sobre estabilidade automática nos aviões, acompanhado de desenhos e fotografias, com a invenção de um avião monoplano, biplace de duplo comando, a que atribuiu o nome de “Cidade do Porto”, o qual apresentava uma maior estabilidade longitudinal em relação aos existentes.

Existem dois manuscritos não publicados, uma peça de Teatro, intitulada "O Passado, o Presente e o Futuro" e um romance, "A cidade misteriosa".

Além de muitos livros da sua autoria e interesse há medalhas e fotografias de Acácio Lobo, com mulher e filhos tiradas no Brasil e quando o major voltou a Portugal após a amnistia. Há ainda uma fotografia dos funcionários da Companhia Portuguesa Editora Lda, de José Augusto da Costa, padrinho do filho do produtor, e um álbum sobre a "Exposition Universelle de 1900".
Arrangement
Documentação ainda não tratada/classificada/organizada.
Access restrictions
Documentação ainda não tratada/classificada/organizada, contudo poderá ser acessível, a pedido.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Recenseamento disponível, em pdf, no Centro Português de Fotografia.
Notes
Cota de Localização: Depósito SJ Estante 10 Prateleira 10 e Estante 06 Prateleira 8



Fontes utilizadas para história biográfica: Informação prestada pela Dª Maria do Carmo Lucena Coutinho e documentos existentes no fundo, entre outros.

http://pagfam.geneall.net/2560/pessoas.php?id=1182174
Creation date
30/03/2022 13:52:24
Last modification
16/09/2022 12:14:20
Record not reviewed.