Sigrid Oesterreicher Delanos

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/SOD
Title type
Atribuído
Date range
1961-01-01 Date is certain to 1964-01-01 Date is certain
Dimension and support
305 documentos fotográficos constituidos por diapositivos de 6x6cm. Suporte: vidro; Polaridade: positivos, Cor: cor.
Biography or history
Sigrid Oesterreicher Delanos nasceu em São Paulo, Brasil, em 1933, filha mais velha de pai austríaco e mãe alemã. Ao longo da sua vida viveu ainda na Alemanha, França e em Portugal.

Desde muito nova, dedicou-se à pintura (figurativa e abstrata) e trabalhou como professora de francês na “Alliance Française”.

Era uma mulher culta que falava vários idiomas fluentemente: português, alemão, francês, e menos fluído o italiano e o inglês, tinha o gosto pelas viagens e pela arte. Foi ainda uma leitora de clássicos, lia em português, mas sobretudo em francês e em alemão. Era também uma grande apreciadora de música clássica e sabia tocar alguns instrumentos musicais.

Sigrid Oesterreicher Delanos tinha uma boa cultura visual, dedicava-se ao registo de imagens não só através da máquina fotográfica como através da máquina de filmar, como ainda pela pintura (figurativa e abstrata).

Viajou muito pela Europa, numa primeira fase, com os pais e mais tarde com o primeiro marido francês e a partir da década de 1980 com o segundo marido de nacionalidade portuguesa.

Terá sido com o primeiro marido que terá começado a sua prática fotográfica, registando os lugares que visitava para posterior visionamento quer fosse pela projecção dos diapositivos, quer fosse em filme.

A escolha do registo em diapositivo e a cor, naquela época, os anos 1960, mostra que apesar de ser uma fotógrafa amadora, evidencia um gosto de modernidade, pensado para a projeção da imagem, em que estas eram visualizadas em maior dimensão e partilhadas em sessões de grupo com os amigos e os familiares. Também a escolha pela cor evidencia o gosto e a alegria pelas suas viagens mostrando as cores das paisagens, do pôr-do-sol que ela registava com frequência ou até do vestuário.

A partir de 1980, após o casamento em segundas núpcias, viveu em Lisboa até ao seu falecimento em 2018, não tendo deixado descendentes.

Deste acervo, é-nos apresentado as suas viagens: os locais por onde passou, os monumentos, as férias na neve, alguns momentos em família, etc. São imagens que nos dão a conhecer a vida de uma cidadã que nasceu no Brasil, mas cuja língua materna era o alemão, e que viveu entre países de dois continentes, fixando-se em França com o primeiro marido e os últimos 38 anos de vida, em Lisboa, com o segundo marido.
Functions, ocupations and activities
Professora de francês.
Custodial history
Conjunto de documentos fotográficos constituido por projector e diapositivos acondicionados em caixas próprias, devidamente identificados pela própria autora, que se mantiveram no estado de organização original na sua residência.

Em 2021, esse conjunto foi proposto por doação, pela enteada Ana Maria Fonseca Lopes, à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, tendo sido adquirido na data 16 de fevereiro 2021 conforme consta no Auto de Doação assinado entre as duas partes intervenientes.

Em 17 de junho de 2021, este conjunto fotográfico transita para o CPF para integração nos seus arquivos e coleções fotográficas.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação pela enteada da produtora, Ana Maria Fonseca Lopes, em fevereiro de 2021.
Scope and content
Conjunto de imagens que retratam as viagens de Sigrid Oesterreicher Delanos, nos anos 1960, a Espanha, Itália, Alemanha, Aústria, Le Havre e a Portugal. São registos de paisagens, cidades, lugares, monumentos, passeios de barco, desportos de neve, o pôr do sol, etc.
Documental tradition
Original
Arrangement
Documentação a aguardar tratamento arquivístico.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento arquivístico.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, ou fim a que se destina a reprodução, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listagem de conteúdos das caixas de diapositivos, a qual faz parte do Anexo do Auto de Doação.
Publication notes
Creation date
4/14/2022 3:30:16 PM
Last modification
4/18/2022 11:46:15 AM
Record not reviewed.