Digital representation
Digital representation thumbnail

[António Augusto Teixeira de Vasconcelos (reprodução de pintura)]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/ALV/EST/025651
Title type
Atribuído
Date range
1966 Date is uncertain to 1970 Date is uncertain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 13x18cm, gelatina e sal de prata
Author
Fotografia Alvão, Lda.
Biography or history
António Augusto Teixeira de Vasconcelos foi político e escritor português nascido a 1 de novembro de 1816, no Porto, e falecido a 29 de junho de 1878, em Paris. Filho de um absolutista convicto, chegou a incorporar, por imposição paterna, o exército de D. Miguel, durante a guerra civil. Entre 1839 e 1844, frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra, onde evoluiu politicamente para o liberalismo e fundou o jornal A Oposição Nacional, de inspiração liberal e progressista. Depois de uma estada em Angola, na qualidade de presidente da Câmara de Luanda, e em Paris, onde fundou, juntamente com Eduardo de Faria, a Sociedade Ibérica, e de viagens pela Inglaterra e pela França, regressou a Lisboa em 1862, dedicando-se à atividade jornalística e ao exercício das suas funções de deputado. Em 1865, interveio na Questão Coimbrã com um folheto publicado na Gazeta de Portugal, intitulado "Paz", onde preconizava a reconciliação entre as duas fações literárias. Foi fundador, diretor e redator principal da Gazeta de Portugal, mas colaborou, ao longo da sua vida, em vários outros periódicos, como O Arauto, Crónica Literária da Nova Academia Dramática, A Ilustração, Jornal do Comércio e Revista Universal Lisbonense. No domínio literário, foi autor de romances, como Roberto Valença (1846), O Prato de Arroz-Doce (1862) e A Ermida de Castromino (1875), que, juntamente com a narrativa de viagem Viagens na Terra Alheia (1863), representam a transição da ficção histórica para a ficção de atualidade.

https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$teixeira-de-vasconcelos
Scope and content
A fotografia tem o cliché nr. 29288 A e terá sido realizado no âmbito de encomenda entre 1966 e 1970 (dado não existirem esses livros na documentação adquirida), sendo que a prova de contato desta fotografia conta do Livro de Provas nº 15.
Documental tradition
Reprodução - negativo
Inscriptions
29288 A
Access restrictions
Acessível (nos termos do nº 2 e 3 do artº 79º do C. Civil) dada a sua notoriedade e a finalidade em causa (cultural) e ainda porque deste retrato não resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, face às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e as exceções do nº 2 e nº 3 do Artigo 79º do Código Civil. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Physical location
Depósito Frio
Original numbering
29288 A
Previous location
Cx. 572
Language of the material
Não aplicável.
Physical characteristics and technical requirements
Decorrente da necessidade de preservar os originais (negativos em vidro/película), os documentos fotográficos deste fundo só são comunicáveis em suporte digital.
Creation date
09/08/2022 15:58:16
Last modification
09/08/2022 17:29:04
Record not reviewed.