Hélder Pacheco

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/HP
Title type
Atribuído
Date range
1968 Date is uncertain to 2007 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 5.460 documentos fotográficos; Suporte: película; Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata e diapositivo de cromogénea.
Biography or history
Hélder Ivo Marques Pacheco nasceu, na freguesia da Vitória, cidade do Porto, em 1937.

Possui estudos de Belas Artes, Ciências Pedagógicas e História. Cursos e seminários de formação nas áreas da Educação e Património Cultural na Nova Universidade do Ulster (Desenvolvimento curricular) e Universidades de Manchester (Formação de Professores), Newcastle (Património e Educação), York (Educação e tecnologia) e C.R.D.P. de Bordéus (Comunicação Audio-Visual). Estágio no Museu de Vasterbotten em Umea (Suécia) para estudo da pesquisa e apoio às culturas locais e regionais, como bolseiro do Instituto Sueco da Cultura.

Publicou estudos e ensaios sobre educação e Ensino nas revistas “O Professor”, “O Ensino” e “Escola Democrática”.

Realizou conferências nas áreas da Educação, Ensino e Património Cultural em instituições culturais e educativas de todo o país, Barcelona (Movimentos de renovação Pedagógica) e Paris (Centro Cultural Português).

Diretor pedagógico do Centro de Recuperação de crianças deficientes (1962 – 1970).

Membro da Comissão Nacional da Campanha de Defesa do Património Cultural (1979-1980), membro da Comissão do Artesanato da Região Norte (COMARN), membro do conselho consultivo da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana – Porto), Presidente do júri do fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense. Vogal da Comissão de Toponímia do Município do Porto. Membro do conselho de ética do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Publicou ensaios e estudos sobre temas de Património cultural, Tradições Populares e História social e cultural do Porto nas revistas “A Razão”, “Movimento Cultural”, “Vértice”, “Mea Libra”, “Porto de Encontro”, “Turismo cultural”, “Raízes e Memórias”, “Volta ao Mundo” e outras, e ainda nos jornais “Publico”, ” O Primeiro de Janeiro”, “O Diário”, “Norte Popular”, “O Padrão”, “Das Artes entre as Letras”, etc.

Colaborador da RDP – Antena 1 (1984-1988), com programas sobre Património e Tradições culturais. Coordenador de projectos de investigação das culturas e tradições regionais publicadas sobre Abrantes, Aveiro, Barcelos, Bragança, Évora e Portalegre, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu pela editorial “Terra Livre”, do Ministério da Comunicação Social (1977-1980); coordenador do projecto “O Vale de Campanhã na Memória da Gente”, publicado em 1999 pela Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã; coordenador do projecto “A Escola à Descoberta do Porto”, do Pelouro da Educação da C.M.P. (1988-2000); coordenador do projecto “Ler o Porto” (fontes bibliográficas portuenses na Internet) (2000-2001); colaborador, desde 1988, do “Jornal de Notícias” com crónicas sobre temas de património e cultura portuense.” (Pacheco 2009-2021).

Publicou entre 1984 e 2022, 57 obras sobre tradições populares, património e história social e cultural, a maioria de temática portuense.

Continua a publicar e a participar em conferências como orador sobre o património histórico, cultural e social da cidade do Porto.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Exerceu cargos públicos na área pedagógica e como docente: professor do ensino preparatório (1960-1968); professor metodólogo da DGEB (1968-1973); professor do ensino secundário (1973-1980); inspector-coordenador da DGEB (1975-1980); quadro técnico superior do Ministério da Educação (inspector-principal da IGE, 1980-1993); professor convidado em instituições de ensino superior; professor de história social e cultural do Porto e património cultural no Instituto Cultural Dom António Ferreira Gomes desde 1998. Participou na comissão de Estudos da Reforma Educativa do 1º Governo Provisório (1974-1975) e integrou comissões de elaboração de programas de Ensino e Formação de Professores até 1980.
Custodial history
Conjunto constituido por aproximadamente 5.000 documentos fotográficos, identificados e datados pela próprio autor, que se mantiveram no estado de organização original na sua residência.

Em agosto de 2022, esse conjunto foi proposto por doação, pelo próprio, tendo sido adquirido na data 24 de agosto 2022 conforme consta no Protocolo de Doação assinado entre as duas partes intervenientes. Tendo este conjunto fotográfico transitado para o CPF para integração nos seus arquivos e coleções fotográficas.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação ao próprio autor, Hélder Pacheco, em 24 de agosto de 2022.
Scope and content
Âmbito: Esta parte do arquivo pessoal resulta do trabalho de pesquisa realizado pelo autor quer,

enquanto coordenador associado ao Ministério da Educação entre 1980 e 1993, onde dirigiu projectos de investigação no âmbito do património cultural, os quais foram publicados em 9 volumes na série Artes e Tradições, pela editorial “Terra Livre”, do Ministério da Comunicação social (1977-1980), quer enquanto membro da Comissão Nacional da Campanha de Defesa do Património Cultural (1979-1980) e, posteriormente, no decurso das suas atividades como bolseiro do Conselho da Europa e investigador, numa perspectiva mais abrangente, incluindo o património ambiental, arquitetónico e industrial, entre outros.

Conteúdo: As imagens que retratam o património cultural português: arquitetura civil e religiosa, paisagens rurais e urbanas, natureza, jardins, escultura pública, artesãos, artes e ofícios tradicionais, brinquedos, gastronomia, festas e romarias populares, retratos de pessoas, tradições.

Temáticas que integram grande parte do território português, incluindo Açores e Madeira, com excepção do concelho e da cidade do Porto, cujo acervo fotográfico foi entregue ao Arquivo Histórico Municipal do Porto.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos fotográficos tendo em conta a organicidade do conjunto, extraída do modo como o autor/produtor estabeleceu: duas séries (uma para o conjunto de fotografias em película e uma para o conjunto das fotografias em diapositivo). A primeira série contém a maioria da documentação, a qual estava organizada por temas, em que cada caixa/unidade física de instalação corresponde a um sub-nível dentro da série - unidade de instalação intelectual) -. Os diapositivos estavam em caixas por razão temática mas não tinham qualquer ordem ou número e a maioria não tinha data ou inscrição/título. Como houve necessidade de numerar quer as unidades de instalação quer os documentos simples, optou-se por colocar as temáticas por ordem alfabética e dentro de cada caixa, quando havia indicação de data forma esses diapositivos colocados em primeiro lugar.
Access restrictions
Acessível (aguarda reprodução/digitalização e integração de imagens).
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF.

O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis. Não é reproduzível, por razões protocoladas com o autor, para finalidades que possuam carácter comercial ou qualquer intuito de obtenção de ganhos ou lucros.
Language of the material
Português
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Publication notes
Pacheco, Hélder. [2009-2021]. “Sobre Hélder Pacheco.” Hélder Pacheco (blog), abril de 2009. Acedido a 27 de dezembro de 2022. https://helderpacheco.wordpress.com/notas-sobre-o-porto-de-helder-pacheco/about/.
GISA (Gestão integrada de Sistemas de Arquivo), Arquivo Municipal do Porto. [s.d.]. "Pacheco, Hélder. 1937-." Acedido a 28 de dezembro de 2022. https://gisaweb.cm-porto.pt/creators/14/
Notes
A documentação fotográfica doada pelo autor, Hélder Pacheco, ao Arquivo Histórico Municipal do Porto está sobretudo relacionada com o concelho e a cidade do Porto.
Creation date
12/27/2022 4:35:59 PM
Last modification
2/16/2024 6:08:01 PM
Record not reviewed.