Rosa Reis

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/RR
Title type
Atribuído
Date range
2016-01 Date is certain to 2017 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 30 docs. fotográficos de 24x33cm. Suporte: papel (Fine Art Epson); Polaridade: positivo, Cor: p/b.
Biography or history
Rosa de Lourdes Franco Bastos dos Reis nasceu em Lisboa, em 1949, onde vive e trabalha como fotógrafa freelancer.

Em termos de estudos académicos, possui mestrado e pós-graduação em Teoria da Cultura Visual no IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação. Detém ainda formação em diversas áreas da fotografia, tendo frequentado cursos, workshops e estágios, entre os quais a Aula do Risco, atelier Carlos Marques, na ARCO - Centro de Arte e Comunicação Visual; Impressão a Preto e Branco e Estágio de Viragens com Guillaume Geneste.

Desenvolve projectos de autor e colabora com o Ecomuseu Municipal do Seixal na área do Património e Arqueologia Industrial. Realiza trabalhos de reportagem, em festivais de música (Jazz), fotografia de arquitetura, interiores e publicidade para entidades públicas e privadas. Faz ainda fotografia de obras de arte para a edição de catálogos na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada.

Expõe individualmente desde 1992 e colectivamente desde 1985. Tendo já apresentado as suas fotografias em vários países europeus, em Angola, na Argentina, no Brasil, no Qatar, na Índia. Desde 1995 que tem vindo a realizar residências artísticas em diversas entidades portuguesas.

Rosa Reis já viu o seu trabalho reconhecido, através de vários prémios, tais como: Prémio INCUNA no Certame Internacional de Fotografia sobre o Património Industrial (Astúrias), em 2003, e Prémio MAC atribuído pela Galeria Movimento Arte Contemporânea, em 2009.

Como autora e co-autora tem as suas fotografias editadas em vários catálogos, livros de autor, publicações internacionais, tal como: LEICA, Photo, Photo Reporter e Chasseurs d’images e em outras obras de temática diferenciada.

As suas fotografias estão representadas em várias coleções públicas e privadas, de que se destacam: Museu da Imagem - Braga, Culturgest - Lisboa, Fundação Caloute Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Village Foundation Katara - Qatar, Charles Correa Architect (India), Coscia Moos Architecture, RIBA Royal Institute of British Architects, Instituto Camões, Museu da Cidade, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada, Ecomuseu Municipal do Seixal, vários organismos públicos, embaixadas, etc.

Paralelamente à fotografia, Rosa Reis é também ceramista, tendo frequentado o Curso de Cerâmica Decorativa da Escola António Arroio.
Geographic name
Lisboa
Functions, ocupations and activities
Fotógrafa, ceramista.
Custodial history
A fotógrafa fez uma aborgadem de proposta de doação, em 13 de janeiro de 2018, relacionada com um projeto em estabelecimento prisional de mulheres que designou como “Cadeia de Tires, mãos de esperança”.

Em 2021, retomaram-se as comunicações no sentido de dar seguimento à proposta de doação que se consubstanciou numa doação de 43 provas fotográficas. Esse conjunto desdobrou-se em duas coleções, uma constituida por 30 provas fotográficas para a presente coleção de autor e as restantes 13 para integração na Coleção Nacional de Fotografia (CNF).

As provas fotográficas fazem parte de um projecto desenvolvido pela autora no estabelecimento prisional de Tires de que resultou várias exposições e a publicação de um catálogo pelo Ministério de Justiça, em março de 2018.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação à autora, Rosa Reis, com assinatura de protocolo no dia 1 de junho de 2022.
Scope and content
Conjunto de fotografias que apresentam o quotidiano prisional de mulheres, no caso concreto a Cadeia de Tires. A fotógrafa percorreu os vários espaços da cadeia para apresentar o ambiente e a vivência das reclusas, cujo encarceramento é ocupado com tarefas diárias de trabalho, de estudo, de prática desportiva, entre outras rotinas.

Tratam-se de imagens que mostram as aulas de música, de ginástica, de culinária, de português e de escrita, de apanha de ervas aromáticas, de alimentação de animais domésticos (cabras), no espaço da biblioteca, na lavandaria, em trabalhos manuais, no cabeleireiro. Ou ainda momentos mais descontraídos como as aulas de dança, os jogos de tabuleiro ou a participação na montagem da exposição de Rosa Reis.

No catálogo “As mãos da esperança”, a fotógrafa escreveu: “(…) percorri os espaços da Cadeia de Tires procurando conhecer um ambiente que me era totalmente desconhecido (…) Ali estão mulheres reclusas que para além dessa situação, trabalham e estudam e que querem criar um futuro diferente para as suas vidas. Nas fotografias não existem rostos, apenas gestos e ambientes que nos permitam imaginar futuros diferentes.” (Reis 2018).
Documental tradition
Original - Provas de autor
Arrangement
Organizada numa série, de acordo com a série fotográfica realizada pela autora, com ordenação numérica sequencial cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível em linha (aguarda integração das imagens).
Conditions governing use
A documentação é reproduzível, contudo encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta, o fim a que se destina a reprodução. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Não aplicável
Other finding aid
Lista de provas fotográficas acessível em cópia digital na Sala de Leitura do Centro Português de Fotografia (CPF).
Related material
Portugal, Centro Português de fotografia. Coleção Nacional de fotografia (CNF). - 13 documentos fotográficos.
Publication notes
Reis, Rosa. 2018. Cadeia de Tires, mãos de esperança = Tires prison, hands of hope. [S.l.]: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça; Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Notes
Cota de localização atual: Depósito Geral Mapoteca 05 Gaveta 30
Creation date
25/01/2023 15:26:01
Last modification
15/02/2023 14:36:16
Record not reviewed.