Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
CNF
Coleção Nacional de Fotografia
1848-01-01/2006-12-31
004700
#9 - Março-Abril 2022-série 1/15 ("Percurso de Luz no CPF")
2022-03/2022-04
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
#9 - Março-Abril 2022-série 1/15 ("Percurso de Luz no CPF")
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/CNF/004700
Title type
Formal
Date range
2022-03
to
2022-04
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 50x40cm, impressão digital a jacto tinta em papel Ilford Fine Art (fibre gloss 310 gsm, 430 micron, fibra 100% algodão), com tintas Ultrachrome HD/HDX T824
Biography or history
António Campos Leal (1952)
Natural da cidade de Peso da Régua, afirma-se, porém, “culturalmente tripeiro”.
Químico de formação, apaixonou-se pela fotografia ainda estudante e passou a dedicar-se à prática a partir de 1962. Após o serviço militar, e estimulado por algumas solicitações, inicia um percurso de ensino junto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e de estabelecimentos do Ensino Secundário. Mais tarde, e já na qualidade de repórter fotográfico, colaborou com vários órgãos de comunicação social, designadamente “O Diário”, “O Comércio do Porto” e a publicação “Auto-Hoje”. No decurso dessa atividade profissional decide matricular-se num Curso Superior de Fotografia na Escola Artística e Profissional Árvore. Porém, e após algumas aulas, acaba por anular a matrícula. É então que é convidado pelo professor e fotógrafo Júlio de Matos a ministrar a disciplina de “Materiais e Processos de Fotografia” nesse mesmo estabelecimento de ensino. Foi também docente na ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo. Em 1995 muda-se para Lisboa e passa a lecionar no Instituto Português de Fotografia onde concebe a matéria da disciplina que aí viria a ministrar: Fotografia de Arquitetura e Interiores. Para além dessa disciplina, ensinou ainda Grande-formato (banca técnica), Iluminação, Estúdio, Fotojornalismo e Fotografia Aplicada.
Muito embora o gosto pela fotografia estenopeica tenha tido início nos anos 70 do séc. XX, reinicia-se em força nos anos 90 com a criação do grupo de trabalho denominado clube “buracodeagulha” que surge do interesse demonstrado por alguns dos seus alunos do curso profissional do IPF Lisboa. Organizou ainda diversas oficinas dirigidas a diferentes níveis de praticantes, inclusive crianças, bem como conferências, designadamente a realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa dirigida a alunos do 1º e 2º anos da Licenciatura em Educação Básica, e também as conferências realizadas nos espaços FNAC em Lisboa e no Porto. A partir de 2002 passou a marcar presença na iniciativa “Worldwide Pinhole Photography Day”. Regressa ao Porto em 2006 onde continua a viver até à atualidade. Em 2008 ilustrou fotograficamente a obra de Bordalo Pinheiro relativa à parte expositiva das peças deste autor, tendo integrado a exposição “Bordalo Contemporâneo e Contemporâneos com Bordalo” patente ao público entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 na galeria NovaOgiva em Óbidos. Em 2010 organizou a exposição “Olhar a Luz” no Espaço Imagerie e em 2011 o Encontro Internacional “ObidosPinholando”. Em 2015, e como resultado da sua vasta recolha de imagens na Biblioteca/Arquivo de José Pacheco Pereira, muitas das quais em fotografia Estenopeica, foi publicado o livro “Luz nos Livros”, integrado na Coleção Ephemera. Em 2020 expôs no 7º Festival de Fotografia de Avintes e em 2021 no Centro Português de Fotografia o trabalho “Um Livro na Parede” (resultante do material que fazia parte da edição “Luz nos Livros”). Em 2022, e no âmbito do Dia Mundial da Fotografia Estenopeica, produziu o conjunto de imagens “Percurso da Luz no CPF” que serviu também de suporte à Palestra homónima realizada em 24 de abril desse ano. Já em 2023, o “Percurso da Luz no CPF” esteve exposto ao púiblico nas instalações do Centro Português de Fotografia entre 30 de abril e 21 de maio.
Geographic name
Peso da Régua
Functions, ocupations and activities
Químico, fotógrafo, fotojornalista e professor
Scope and content
A imagem faz parte do projeto "Percurso da Luz no CPF”. Traduziu-se em deslocações semanais de António Campos Leal às instalações do Centro Português de Fotografia, entre meados de fevereiro e meados de março de 2022, com o objetivo de colocar em vários pontos estratégicos do edifício diversas câmaras estenopeicas. A concretização do projeto passava depois por monitorizar os tempos de exposição e revelar no laboratório o papel fotográfico existente no interior das câmaras. No decurso deste processo foram recolhidas 138 imagens, editadas 77 e selecionadas 43 para integrar “O Percurso de Luz no CPF”. O resultado deste trabalho veio a ser apresentado ao público no Dia Mundial da Fotografia Estenopeica (ou Pinhole) por meio de uma palestra que o autor proferiu na Sala ECE do CPF no dia 24 de abril de 2022 com tema homónimo.
Inscriptions
Frente, na margem: #1/15 - 09/06/2022
Signatures
Assinado (frente, na margem)
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Reproduzível (com exceção de finalidades comerciais que carecem de negociação direta com o autor)
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 25
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Nota ao campo "Dimensão e Suporte": a dimensão da mancha é de 32x40cm. A prova é resultado da fotografia estenopeica, técnica que utiliza uma câmara escura com um pequeno furo (pin-hole) para entrada da luz. Esta técnica foi realizada com recurso a papel fotográfico analógico, preto e branco, emulsão em gelatino-brometo, com revelação em laboratório analógico. O negativo obtido foi digitalizado num scanner/digitalizador Epson 750pro, invertido para positivo, e editado pontualmente com o programa ACDSee 2020. O ficheiro resultante foi impresso em Ilford Fine-Art numa impressora. A impressão esteve a cargo de Ana Santos – Colorfoto, Porto.
Creation date
26/10/2023 10:17:00
Last modification
14/08/2024 11:21:11
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled