Digital representation
Digital representation thumbnail

"Pendurado em John Ford" - Abril/2015 série 4/15

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/004702
Title type
Formal
Date range
2015-04 Date is certain to 2015-04 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 50x40cm, impressão digital a jacto tinta em papel Ilford Fine Art (fibre gloss 310 gsm, 430 micron, fibra 100% algodão), com tintas Ultrachrome HD/HDX T824
Biography or history
António Campos Leal (1952)

Natural da cidade de Peso da Régua, afirma-se, porém, “culturalmente tripeiro”.

Químico de formação, apaixonou-se pela fotografia ainda estudante e passou a dedicar-se à prática a partir de 1962. Após o serviço militar, e estimulado por algumas solicitações, inicia um percurso de ensino junto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e de estabelecimentos do Ensino Secundário. Mais tarde, e já na qualidade de repórter fotográfico, colaborou com vários órgãos de comunicação social, designadamente “O Diário”, “O Comércio do Porto” e a publicação “Auto-Hoje”. No decurso dessa atividade profissional decide matricular-se num Curso Superior de Fotografia na Escola Artística e Profissional Árvore. Porém, e após algumas aulas, acaba por anular a matrícula. É então que é convidado pelo professor e fotógrafo Júlio de Matos a ministrar a disciplina de “Materiais e Processos de Fotografia” nesse mesmo estabelecimento de ensino. Foi também docente na ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo. Em 1995 muda-se para Lisboa e passa a lecionar no Instituto Português de Fotografia onde concebe a matéria da disciplina que aí viria a ministrar: Fotografia de Arquitetura e Interiores. Para além dessa disciplina, ensinou ainda Grande-formato (banca técnica), Iluminação, Estúdio, Fotojornalismo e Fotografia Aplicada.

Muito embora o gosto pela fotografia estenopeica tenha tido início nos anos 70 do séc. XX, reinicia-se em força nos anos 90 com a criação do grupo de trabalho denominado clube “buracodeagulha” que surge do interesse demonstrado por alguns dos seus alunos do curso profissional do IPF Lisboa. Organizou ainda diversas oficinas dirigidas a diferentes níveis de praticantes, inclusive crianças, bem como conferências, designadamente a realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa dirigida a alunos do 1º e 2º anos da Licenciatura em Educação Básica, e também as conferências realizadas nos espaços FNAC em Lisboa e no Porto. A partir de 2002 passou a marcar presença na iniciativa “Worldwide Pinhole Photography Day”. Regressa ao Porto em 2006 onde continua a viver até à atualidade. Em 2008 ilustrou fotograficamente a obra de Bordalo Pinheiro relativa à parte expositiva das peças deste autor, tendo integrado a exposição “Bordalo Contemporâneo e Contemporâneos com Bordalo” patente ao público entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 na galeria NovaOgiva em Óbidos. Em 2010 organizou a exposição “Olhar a Luz” no Espaço Imagerie e em 2011 o Encontro Internacional “ObidosPinholando”. Em 2015, e como resultado da sua vasta recolha de imagens na Biblioteca/Arquivo de José Pacheco Pereira, muitas das quais em fotografia Estenopeica, foi publicado o livro “Luz nos Livros”, integrado na Coleção Ephemera. Em 2020 expôs no 7º Festival de Fotografia de Avintes e em 2021 no Centro Português de Fotografia o trabalho “Um Livro na Parede” (resultante do material que fazia parte da edição “Luz nos Livros”). Em 2022, e no âmbito do Dia Mundial da Fotografia Estenopeica, produziu o conjunto de imagens “Percurso da Luz no CPF” que serviu também de suporte à Palestra homónima realizada em 24 de abril desse ano. Já em 2023, o “Percurso da Luz no CPF” esteve exposto ao púiblico nas instalações do Centro Português de Fotografia entre 30 de abril e 21 de maio.
Geographic name
Peso da Régua
Functions, ocupations and activities
Químico, fotógrafo, fotojornalista e professor
Inscriptions
Frente, na margem: #4/15 - 09/06/2022
Signatures
Assinado (frente, na margem)
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Reproduzível (com exceção de finalidades comerciais que carecem de negociação direta com o autor)
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 25
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Nota ao campo "Dimensão e Suporte": a dimensão da mancha é de 32x40cm. A prova é resultado da fotografia estenopeica, técnica que utiliza uma câmara escura com um pequeno furo (pin-hole) para entrada da luz. Esta técnica foi realizada com recurso a papel fotográfico analógico, preto e branco, emulsão em gelatino-brometo, com revelação em laboratório analógico. O negativo obtido foi digitalizado num scanner/digitalizador Epson 750pro, invertido para positivo, e editado pontualmente com o programa ACDSee 2020. O ficheiro resultante foi impresso em Ilford Fine-Art numa impressora. A impressão esteve a cargo de Ana Santos – Colorfoto, Porto.
Creation date
26/10/2023 10:25:57
Last modification
14/08/2024 11:22:10
Record not reviewed.