Máquina, Almendra, 2019

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/004704
Title type
Formal
Date range
2019 Date is certain to 2019 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 59,5x42cm, fotografia digital impressa em papel Ilford Gold Fibre Glossy, com tintas Epson ultrachrome K3
Biography or history
Carlos Cardoso (1958)

Nasceu no Porto em 1958.

Nas décadas de 1970/80 frequentou o Cineclube do Porto e a Associação Fotográfica do Porto e em 1978 frequentou o primeiro curso de fotografia na Cooperativa Árvore.

Criou o seu próprio estúdio de fotografia onde produziu trabalhos de estúdio, principalmente na área alimentar, bem com produções para artigos sobre história e arquitetura portuguesas para jornais e revistas.

Frequentou seminários de empresas produtoras de material fotográfico, onde se destaca a Hasselblad em 2006. Em 2016 é-lhe atribuída uma classificação top-rated face a um trabalho submetido à Magnum Photography Awards.
Geographic name
Porto, Portugal
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Scope and content
A prova retrata uma máquina industrial, na aldeia de Almendra (Alto Douro), que pertenceu a uma empresa de transformação de azeitona entretanto falida. É parte integrante do projeto “Mitos Adiados”, um trabalho incontornável e de especial relevo no percurso do fotógrafo e que esteve patente ao público nas instalações do Centro Português de Fotografia entre 11 de julho e 1 de novembro de 2020.

Nas palavras de Maria do Carmo Serén, ex-Coordenadora do Departamento de Formação e Comunicação do Centro Português de Fotografia, o conjunto de imagens do projeto “Mitos Adiados“ remete para um “Douro inesperado… quase sem vinha e sem socalcos”. E acrescenta ”O Douro das imagens fotográficas sofreu uma alteração e é um olhar crítico que indicia um alerta para a desertificação desse interior, notável para os fotógrafos desde a desativação das vias férreas tradicionais e acentuado pelo abandono de estruturas do Estado, as estações do caminho de ferro, mas também de solares, habitações, caminhos e miradouros ou campos de cultura tradicional, instalações fabris e até um belo teatro de notável estrutura.

Para o novo olhar contribuiu ainda o a abertura do túnel do Marão, estrutura que alterou, escondeu e destruiu muito do interesse dos miradouros e da paisagem expectável”.



Signatures
Assinado (a lápis; verso, canto inferior direito)
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Reproduzível (com exceção de finalidades comerciais que carecem de negociação direta com o autor)
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 25
Language of the material
Português
Notes
Nota ao campo "dimensão e suporte": dimensão da mancha: 36x36cm.
Creation date
26/10/2023 10:43:59
Last modification
25/03/2024 10:40:11
Record not reviewed.