Emídio Carvalho Rebelo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/ECR
Title type
Atribuído
Date range
1923-01-01 Date is uncertain to 1978-01-01 Date is uncertain
Dimension and support
Aproximadamente 8.905 documentos fotográficos constituidos por negativos e provas fotográficas, recortes de jornais e livro. Suporte: plástico, papel; Cor: p/b, cor. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
Emídio Carvalho Rebelo, nasceu em setembro de 1904 e faleceu em março de 1984, em Montemor-o-Velho.

Do seu casamento nasceu a única filha, Maria José da Conceição Duarte Reis Rebelo Pacheco, que se viria a tornar esposa de Hélder Pacheco.

O seu trabalho fotográfico nunca foi exposto em galerias ou outros espaços de cultura, as exce-ções seriam reservadas para determinadas fotografias que de forma avulsa foram publicadas em almanaques, como, O Século e Bertrand. Ou outras fotografias publicadas em jornais, como o Diário de Notícias, em 14 novembro 1959, conforme se poderá verificar nos recortes de jornais que fazem parte da documentação.

Emídio Carvalho Rebelo foi um leitor assíduo, tendo publicado alguns artigos em jornais locais sobre temas relacionados com o rio Mondego e a vila de Montemor-o-Velho, ou a pesca despor-tiva no Mondego na década de 1950.

Participou num concurso de fotografia organizado pelo jornal O Século, em 27 outubro 1959, Mulheres de Portugal.

Foi diretor da Revue Carto-Philatelique Vox Nostra, entre janeiro de 1923 e março de 1924.
Functions, ocupations and activities
Funcionário público e fotógrafo amador.
Custodial history
A documentação constituida por aproximadamente 8.905 documentos fotográficos esteve na posse do autor que os caraterizou, identificou e datou, mantendo-se no estado de organização original na sua residência, e posteriormente, na casa da filha e do genro.

Em agosto de 2022, esse conjunto foi proposto por doação, pelo genro, Hélder Pacheco, tendo sido adquirido na data 17 de junho 2024 conforme consta no Protocolo de Doação. Tendo este conjunto fotográfico transitado para o CPF para integração nos seus arquivos e coleções fotográficas.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do genro, Hélder Pacheco, em 17 de junho de 2024.
Scope and content
Conjunto de imagens que decorrem do gosto e interesse de Emídio Carvalho Rebelo pela fotografia, enquanto fotógrafo amador. Emídio Carvalho Rebelo fotografou sempre as localidades de sua proximidade e em especial o rio Mondego e as suas margens.

Uma das temáticas que mais privilegiou foi a da natureza, sobretudo o rio Mondego e as suas margens, mas também as embarcações, os pescadores e os lugares “rústicos” dos concelhos de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, através do olhar educado pelo conhecimento da luz e do gosto pictórico.

Muitas das imagens captadas possuem tomadas de vista que aparentam repetir-se, pelo tema e enquadramento, mas que nos parece ter sido o propósito do autor, uma vez que este procurava obter as composições que se traduziam em sequências de luz, sombras e reflexos.

Existem inúmeras fotografias de natureza, como vistas de rios, sobretudo o rio Mondego ao longo das estações do ano, cursos de água, as cheias, paisagens rurais, bosques, árvores, caminhos, rebanhos que resultam de uma observação atenta à seleção do melhor enquadramento/composição na relação da luz com o objeto ou a vista a fotografar.

Outro motivo fotografado foi o património edificado: as povoações, as aldeias, os castelos de Montemor-o-Velho, as pontes, os moinhos, o Poço da Ponte da Cal, o antigo Hospital de Nª Sª de Campos e Misericórdia, as capelas, as igrejas e o museu Malhoa.

Emídio Carvalho Rebelo foi um fotógrafo que registou os lugares e as freguesias da sua envolvente geográfica: Montemor-o-Velho: como Casal Novo, Vau da Granja, Seiça, São Marcos, Barca (Montemor-o-Velho), Lavariz em Montemor-o-Velho, Travessa do Largo do Ribeiro em Montemor-o-Velho, Ponte da Barca, Ponte da Alagoa, Abravezes em Viseu, Bigas de Lordosa, Ereira, Fail, Figueira da Foz, Serra da Boa Viagem, Caldas da Rainha, Nazaré, Cabouco em Lousã, Ribeira em Mortágua, Buarcos na Figueira da Foz, Aveiro, Curia, Ílhavo, Vagos, Castelo de Bode, Coimbra, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Viseu, Tentúgal, Tomar.

Em menor número, podemos ainda encontrar retratos de família, sobretudo da filha, ou ainda, outras imagens de mulheres a cavalo, ou de pescadores na faina do rio.
Documental tradition
Original
Arrangement
A aguardar tratamento arquivístico.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, ou fim a que se destina a reprodução, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Folha de Recolha de Dados (FRD) acessível na sala de leitura do CPF.
Publication notes
Pacheco, Hélder – Os dias comuns. Lisboa: Caminho, imp. 1990. 210, [2] p.: fot. p./b.; 20 cm. ISBN 978 97-221-0530-9.
Creation date
25/07/2024 16:19:27
Last modification
27/12/2024 12:19:37
Record not reviewed.