Jorge Henriques

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JH
Title type
Atribuído
Date range
1950 Date is certain to 1975 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 744 doc. fotográficos, 24x24cm, 41,5x51,5cm, 50x70cm, entre outros. Suporte: papel e película. Polaridade: positivos e negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0.03 Metros lineares
Biography or history
Jorge Henriques nasceu em 1912, na freguesia da Sé Velha em Coimbra. Dada a impossibilidade de viver com os pais (o seu pai era padre), e criado na Lousã por uma ama, aí permaneceu até aos 12 anos. Foi nessa altura que um notável da vila da Lousã lhe reconheceu as suas capacidades e assim conseguiu que fosse matriculado num colégio em Cernache do Bonjardim, onde concluiu o curso geral dos liceus.

O pai institucionalizado como padrinho, vai protegê-lo até à entrada na Universidade. Em 1934 vai para Coimbra para a Faculdade de Ciências e chega a frequenar o 2º ano dos preparatórios de Medicina, que não concluiu por divergências com o pai (que se recusa a pagar-lhe os estudos), por ter reprovado na disciplina de Anatomia. Foi-lhe exigido pelo pai/padrinho) que regressasse à terra. Imposição que recusou e foi para Lisboa trabalhar. Anos mais tarde, já a viver no Porto, com a morte do pai reaproximou-se da mãe.

Em 1936, entra para a Junta Nacional dos Resinosos, como funcionário público, profissão que teve durante toda a sua vida.

Transferido em 1943 para o Porto, foi viver para o Largo da Lapa.

No Porto manifesta o gosto por fotografar e pela mão do amigo de António Mendes, João da Costa Leite, Pinto de Miranda e tantos outros entra para Associação Fotográfica do Porto (AFP). Tornou-se sócio da Associação Fotográfica do Porto e fez parte da direcção.

Manteve em casa um laboratório artesanal, onde produziu as suas imagens. Foi no início dos anos 50 que Jorge Henriques começou a fotografar. Tinha quase quarenta anos e destinou as manhãs de domingos e feriados à fotografia, até ao meio-dia.

Com a AFP concorreu a vários salões de fotografia amadores, bienais, semanas culturais, exposições temáticas dentro e fora do país. Recebeu vários prémios e menções honrosas.

A perda da mulher em 1971 levou a que Jorge Henriques lentamente se fosse desligando do gosto por fotografar. Regressou a Lisboa dez anos depois, em 1981, já reformado do Instituto dos Produtos Florestais. Morreu em Outubro de 1988.
Functions, ocupations and activities
Funcionário público na Junta Nacional dos Resinosos e Instituto dos Produtos Florestais
Internal structure/genealogy
Jorge Henriques nasceu a 8 Abril de 1912, filho de Encarnação com um padre. Casou com Balbina Antunes Breia, teve duas filhas, Estela e Márcia.
Custodial history
A documentação sempre esteve na posse da família, a maioria nas mãos da filha Márcia Breia e a restante na posse do sobrinho Eric Breia.
Acquisition information
Documentação (65 provas) em depósito permanente pela proprietária/filha do fotógrafo, desde Junho 2007 e a restante em depósito (668 provas e negativos) e por doação (11 provas), desde junho de 2019.
Scope and content
Parte desta documentação ilustra a zona ribeirinha da cidade do Porto e as suas gentes e outra resulta de momentos familiares e das idas a Cabaços, em Moimenta da Beira.

Setenta e seis fotografias fizeram parte da exposição "Domingo de Manhã" realizada em 2002, no CPF.
Arrangement
As fotografias impressas para a exposição de 2000 estão ordenadas sequencial.

Os documentos entregues em 2019 encontram-se reunidos fisicamente em envelopes e pastas, não tendo ainda sido verificada a sua classificação e ordenação.
Access restrictions
Parte da documentação está acessível em cópia digital.
Conditions governing use
É possível comunicar e tornar acessível para terceiros os documentos desta coleção de acordo com os procedimentos em vigor no CPF/ DGLAB, contudo a reprodução para terceiros apenas é autorizada para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida, sendo que o CPF não está autorizado a ceder estas imagens sem autorização prévia da depositária ou do detentor de direitos, pelo que cada pedido será submetido à consideração da segunda Outorgante ou seus sucessores.
Language of the material
Português
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Related material
Relação Completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 65 doc. fotográficos de Jorge Henriques na Colecção Nacional de Fotografia. PT/CPF/CNF.
Publication notes
SERÉN, Maria do Carmo [et al.] - Domingo de manhã. Porto: Centro Português de Fotografia, 2002. ISBN 972-8451-24-5
Exuberâncias da caixa preta: Charles Darwin / ed. Maria Rui Vilar-Correia, Sónia Martins, Júlio Borlido-Santos ; textos Alexandre Quintanilha... [et al.]. - 1ª ed. - [S.l. : s.n.], 2011 ([São Mamede de Infesta] : Greca Artes Gráficas). - 226, [13] p. : il. ; 25 cm. - ISBN 978-972-98303-7-2
Creation date
7/25/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/17/2019 3:21:58 PM