João Loureiro Fernandes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JLF
Title type
Atribuído
Date range
1988 Date is uncertain to 2013 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: c. 24.991 doc. fotográficos, 21 certificados de prémios e 7 medalhas. Suporte: papel, película de plástico e metal. Polaridade: negativo e positivo. Cor: p/b e cor. Processo Fotográfico: cromógenea, gelatina e sal de prata
Biography or history
João Loureiro Fernandes é natural de Escariz S. Mamede, concelho de Vila Verde, distrito de Braga e nasceu a 1 de Junho de 1956, filho de Joaquim Fernandes e Maria Celeste da Cunha Loureiro. Foi casado com Ernestina Fernanda Teixeira de Silva Fernandes. Electricista de formação, acabando por exercer a profissão de cortador de têxteis na Fábrica Martins e Loureiro. O seu único e principal hobbie era a fotografia, ao qual dedicava todo o tempo que tinha disponível. Participou em Raid’s Fotográficos em Vila Nova Gaia, VII Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, Concurso Fotográfico da 26.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, Concurso fotográfico Minorias/ Testemunhos, Concurso fotográfico da Região de Turismo de Leiria (Rota do Sol), entre outros. Participou em vários concursos nacionais e internacionais, obtendo alguns prémios. Teve duas câmaras fotográficas Olympus, e uma Nikon F50 - que comprou com dinheiro que recebeu por ter ganho um prémio num concurso fotográfico. Fazia imensas viagens ao fim de semana por todo o país só pelo prazer de ir fotografar, assim como também visitou os Açores e a França. Ele próprio revelava e imprimia os seus filmes a preto e branco. Este fotógrafo foi um activista da preservação da natureza, sócio da Quercus e, mais tarde, membro-fundador da Onda Verde. João Loureiro Fernandes faleceu em 26 de Dezembro de 2004.
Internal structure/genealogy
João Loureiro Fernandes (1956 - 2004) é filho de Joaquim Fernandes e Maria Celeste da Cunha Loureiro. Foi casado com Ernestina Fernanda Teixeira de Silva Fernandes
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Ernestina Fernanda Teixeira de Silva Fernandes (viúva de João Loureiro Fernandes), em 2005.
Scope and content
Estas fotografias foram realizadas no âmbito da atividade amadora do autor.

Apresenta temáticas tais como vitrais de monumentos, animais (répteis, anfíbios, peixes, gatos, aves) natureza (flores e plantas), nascer e pôr-de-sol. Tem, também fotografias de diversos locais, de norte a sul de Portugal (Arcos de Valdevez, Aveiro, batalha, Braga, Espinho, Esposende, Gondomar, Guimarães, Lisboa, Lourosa, Lousã, Marco de Canavezes, Matosinhos, Ovar, Paços de Brandão, Paredes, Penafiel, Ponte de Lima, Ponte da Braca, Póvoa de Varzim, Porto, Santa Comba dão, Serra da Freita, Terceira, nos Açores, Valença, Valongo, Viana do Castelo, Vila nova de Cerveira, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Vila Verde e Viseu), das provincías de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beiras e também da cidade de Paris. Em cada uma das localidades retratadas surgem acontecimentos como o Carnaval de Ovar, Festa das Cruzes em Barcelos, Queima das Fitas-Porto, mostra e desfile de automóveis antigos em Gondomar, festas do Senhor de Matosinhos. Tem também uma pasta dedicada a fogo de artifício.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: por processo fotográfico e por ordenação cronológica, correspondendo cada processo fotográfico a uma séries. Cada série está organizada em unidades de instalação, de acordo com as temáticas determinadas pelo autor, com ordenação numérica sequencial e cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível ao público mas que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída por negativos de película (9103) e diapositivos (4233), que enquanto não forem digitalizados e positivados poderão ser visualizados (em modo negativo) numa mesa de luz.



Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado, necessitando serem higienizados.
Other finding aid
Lista de pastas e caixas em papel, realizadas aquando da entrega da documentação.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
02/03/2023 16:26:30
Record not reviewed.