Digital representation
Digital representation thumbnail

[Marques Abreu]

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/MRQ
Title type
Atribuído
Date range
1896 Date is uncertain to 1935 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 47 doc. fotográficos, 13x18cm, 16,5x21,5cm, 18x24cm. Suporte: vidro.Polaridade: negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
José Antunes Marques Abreu nasceu em Pereira, Freguesia de Mouronho, a 14 de Fevereiro de 1879, no concelho de Tábua. Faleceu no Porto, a 3 de Julho de 1958.

Passou a sua infância na sua região natal. Frequentou a Escola da Carapinha que ficava a oito quilómetros da sua aldeia. Depois da sua aprovação no exame de instrução primária o seu pai arranjou-lhe uma profissão. José, com 12 ou 13 anos, foi entregue aos cuidados do tio Dinis - farmacêutico estabelecido na vila de Tábua. Ao fim de ano e meio foi trabalhar para a Farmácia Quaresma, na povoação de Coja. Ao fim de sete meses, partiu para Lisboa, onde se manteve pouco tempo, pois em 1893, com 15 anos, foi para a cidade do Porto.

Com a sua experiência de ajudante de farmácia, conseguiu emprego numa farmácia na Rua de Costa Cabral, e mais tarde noutra na Rua Nova da Alfândega. Ao mesmo tempo os pais vieram viver para junto dele.

Pouco depois, mudou de área de trabalho, iniciando-se como gráfico no atelier "Courrége & Peixoto", de Germano Courrége. Em 1899, integra, como operador o atelier de zincogravura da "Fotografia Universal", instalada na rua de Cedofeita, tendo como director artístico Courrége.

Matriculou-se no curso de Desenho Elementar da Escola Industrial Faria Guimarães e, em 1898, com apenas 19 anos, fundou o seu ateliê em sociedade com Cunha Moraes e iniciou a publicação da 1.ª série da" Ilustração Moderna" (1898-1903).

Passou também, em 1901, pelas oficinas de gravura do jornal "O Primeiro de Janeiro", onde dirigiu as respectivas oficinas de fotogravura.

No atelier "Courrége & Peixoto" realizou as zincogravuras das revistas "Sombra e Luz" (1900-1902) e "Theatro Portuguez" (1902). Em 1901, dirigiu as oficinas de fotogravura do jornal "O Primeiro de Janeiro" e mais tarde passa apenas a dedicar-se às suas oficinas "Marques de Abreu zincogravura, fotogravura, símile-gravura", na Rua de S. Lázaro, n.º 336.

De 1905 a 1912 publicou a colecção de monografias "Arte: Archivos de Obras de Arte", reproduzindo obras de Soares dos Reis, Bordalo, Teixeira Lopes, Sousa Pinto, mas também de Miguel Ângelo, Rubens, Rafael, Velázquez, acabando por se tornar num arquivo de obras artísticas nacionais e estrangeiras.

Em 1909, do seu casamento com Brites Moaris Coutinho, nasce José Marques Abreu Júnior, com quem curiosamente, anos mais tarde, virá a trabalhar ao serviço da Direção-Geral dos Edifícos e Monumentos Nacionais (DGEMN).

A produção editorial de Marques Abreu foi diversificada, sendo de assinalar mais de 28 títulos, de que se pode destacar os "Álbum do Porto" e o "Álbum de Portugal"(1914), "Vila do Conde e o seu alfoz: origens e monumentos"(1923) e o álbum "Vida Rústica - Costumes e Paisagens"(1924). Também é de salientar a produção de zincogravuras para outros editores como o caso de Emílio Biel, na obra "O Douro", de Manuel Monteiro.

Em 1914 (4 de Janeiro) é realizada, no Ateneu Comercial do Porto, a exposição "Arte Romântica em Portugal", resultado dos quinze anos de trabalho e viagens conjuntas com o investigador Joaquim de Vasconcelos, a "Arte Românica em Portugal"(1918), de Joaquim de Vasconcelos, com quem desenvolveu uma grande amizade.

É, também em 1914, que o Ministro Prof. Alfredo de Magalhães, através da Portaria de 5 de Janeiro de 1914, apresenta publicamente testemunhos de louvor pelos “(…) serviços que tem prestado à causa da Instrução Nacional, e pelo seu notável esforço editorial de eruditas monografias sobre arqueologia e história da "Arte Portuguesa"(…).”

Entre 1926 e 1932 publica a 2.ª edição da" Ilustração Moderna", agora com a colaboração do seu filho.

Em 17 de Dezembro de 1928, o Governo conferiu-lhe o Grau de Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Marques Abreu desde o início da sua actividade dedicou-se à gravura, sobretudo no campo da gravura química, especializando-se na zincogravura. Este processo veio permitir a edição de publicações ilustradas com grandes tiragens, nomeadamente periódicos. Marques Abreu foi um dos pioneiros dessa técnica entre nós e o seu papel não se limitou à produção do seu atelier mas estendeu-se quer à obra de divulgação das técnicas gráficas nomeadamente através de algumas obras que tratam essas temáticas, como é "O Ensino das Artes Gráficas" (1935), a "Escola Profissional de Tipografia de Bruxelas e o ensino técnico dos gráficos em Portugal" (1938) ou "O Ensino das Artes do Livro" (1942), quer como professor de gravura na Escola Industrial Infante D. Henrique, do Porto, onde exerceu funções.

A partir de 1935 deixa de fotografar e em 1955, a Escola Superior de Belas Artes do Porto dedicou-lhe uma exposição, realizada naquela escola, considerada uma retrospectiva da sua obra e que também serviu como homenagem pública, bem como o álbum que para essa ocasião foi produzido. Já após a sua morte, em 1964, realizou-se no Ateneu Comercial do Porto a exposição "Templos Românicos em Portugal", como forma de comemorar os cinquenta anos da exposição " A Arte Romântica em Portugal" e homenagear Marques de Abreu.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo e fotogravador
Custodial history
Estes documentos fotográficos atribuídos a Marques Abreu pertenciam ao arquivo do fotógrafo António Garcia Nunes e foram adquiridos por compra, em 1979, pelo antigo Arquivo Nacional de Fotografia (ANF) a António Garcia Nunes.

António Garcia Nunes foi um conceituado fotógrafo a laborar em Lisboa, entre 1930 e finais dos anos 50.

Desconhece-se contudo o modo como estes negativos chegaram à posse de António Garcia Nunes.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência os Arquivos de Fotografia do Porto e de Lisboa, bem como parte dos fundos custodiados pelo extinto ANF foram incorporados no CPF, instalado provisoriamente no Palacete de Vilar d’ Allen, na Rua de António Cardoso, n.º 175, antigas instalações do Arquivo de Fotografia do Porto.

Por razões que se desconhecem a documentação foi separada do arquivo do fotógrafo António Garcia Nunes e transferida, em Maio de 1998, do dito anexo do Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde funcionava o Arquino Nacional de Fotografia para o Palacete de Vilar d’ Allen, no Porto.

Em 2001 a documentação foi totalmente transferida para a sede definitiva do CPF, sita no Edifício da Ex-Cadeia da Relação, no Campo dos Mártires da Pátria. O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (DGARQ) que sucedeu ao Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo.
Acquisition information
Aquisição por compra, em 1979 a António Garcia Nunes.
Scope and content
Este conjunto é composto por fotografias que representa actividades como a agricultura, pecuária e pesca, equipamento agrícola, usos e costumes portugueses, que aprecem ser essencialmente da zona norte e Beira Interior, similares às encontradas no álbum de costumes "Vida Rústica" de Marques Abreu.
Documental typology
Polaridade: negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Parte acessível, nomeadamente os documentos que não apresentam qualquer restrição em termos de direitos de autor, dado que apesar da presunção da autoria, o CPF possui documentos que indicam a atribuição e venda de negativos a Marques Abreu. Entretanto, em 2016, o CPF adquiriu à família Marques Abreu o acervo da família, tendo-lhe sido transmitidos os direitos de autor.
Conditions governing use
Parte reproduzível, sendo que a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, nomeadamente alegislação sobre os direitos à imagem e demais legislação em vigor aplicável. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo on line.
Related material
PT/CPF/MA. Arquivo do autor adquirido pelo CPF à família, em 2016.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
24/08/2020 17:26:28