Digital representation
Digital representation thumbnail

"Passeio a Paço do Bispo e Rio Leça"

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/AMB/0001/000105
Title type
Formal
Date range
1885 Date is uncertain to 1919 Date is uncertain
Prominent dates
Anos 10
Dimension and support
Negativo, vidro, p/b, 9x9cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
A Quinta dos Bispos, nas margens do rio Leça em Santa Cruz do Bispo, foi mandada construir, por volta de 1560, por D. Rodrigo Pinheiro, enquanto Bispo do Porto, com o objetivo de criar um local de repouso, divertimento e recreio para os bispos do Porto, tendo assim influenciado definitivamente a sua toponímia e evolução (a instalação da quinta levou a que a localidade se passasse a chamar Santa Cruz do Bispo desde 1623, em vez de Santa Cruz Riba Leça).

A quinta era de tal grandeza, que foi comparada com as mais belas propriedades de Espanha, Toscana ou Roma.A casa de campo prolongou-se até ao séc. XIX. (...) Em 1844, sendo Bispo do Porto, o abade Fonte Boa, D. Jerónimo José da Costa Rebelo (o Canaveta), começou a era do declínio. O Bispo tomou a decisão de destruir a mata de centenários e frondosos buxos para os vender aos torneiros do Porto e fazer mobiliário para o Paço Episcopal. Os caseiros que se lhe seguiram continuaram aquele furor destruidor.

Em 1910, com o advento da República, o património da Quinta de Santa Cruz do Bispo passou definitivamente da Igreja para o Estado.

Em 1913, foi cedida pelo Ministério da Justiça ao do Fomento para nela se instalar o Posto Agrário do Minho Litoral, dada a ampla superfície de terras aráveis, lameiros e arvoredos:

o Eng.º agrónomo Augusto Leite Pereira Brittes Jardim foi em 1916 o 1.º responsável por todos os serviços do Posto. (...) Em 1939, transitou de novo a Quinta para o Ministério da Justiça, instalando-se aí a Colónia Penal.

https://www.flickr.com/photos/zerrodrigues/21497103263
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Manuel Macedo Leitão Vieira dos Santos, em Junho de 2000.
Scope and content
A fotografia retrata um trecho de árvores, que pertencerão à designada Quinta dos Bispos, que se localiza na freguesia de Santa Cruz do Bispo, nas margens do nas margens do rio Leça.
Inscriptions
No envelope: ”Passeio a Paço do Bispo e Rio Leça”
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Reproduzível.
Physical location
Depósito Frio, Estante 01, Prateleira 11
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
25/03/2008 00:00:00
Last modification
27/10/2022 12:02:04