Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
AMB
Alberto Marçal Brandão
1898/1919-12-23
0005
"Recordações de viagens"
1900/1915
000401
[Carregosa - Oliveira de Azeméis: Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes na Quinta da Costeira]
1902/1902
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
[Carregosa - Oliveira de Azeméis: Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes na Quinta da Costeira]
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/AMB/0005/000401
Title type
Atribuído
Date range
1902
to
1902
Dimension and support
Negativo, vidro, p/b, 9x9cm, gelatina e sal de prata
Biography or history
A Quinta da Costeira, situada na freguesia de Carregosa do concelho de Oliveira de Azeméis, de que existem notícias desde o 1º quartel do século XVII, embora o primeiro proprietário conhecido – tanto quanto se sabe, descendente da família fundadora – seja o abastado lavrador José Manuel Correia e sua mulher, D. Bernardina dos Bastos Pina, já em finais do século XVIII. A quinta manteve-se sempre, e até à atualidade, na posse de herdeiros da família Bastos Pina.
Mas seria um filho de ambos, Manuel Correia de Bastos Pina, quem viria a desempenhar um papel fundamental na história da propriedade. Dom Manuel Bastos Pina foi 22º conde de Arganil e 57º bispo de Coimbra, e um mecenas do panorama arquitetónico e artístico da zona de Coimbra, atividade que estendeu à casa de Oliveira de Azeméis. O conde bispo esteve ligado ao primeiro restauro da Sé Velha de Coimbra, à implementação do Museu de Arte Sacra da cidade, e a muitas outras demandas culturais da época. Na Quinta da Costeira, onde residiu por amplos períodos entre finais do século XIX e o princípio do século XX, D. Manuel terá levado a cabo várias obras de relevo. A ampliação da casa principal, provavelmente encetada pelo seu pai, foi terminada, construindo-se ainda duas alas laterais. Porém, a maior alteração da propriedade deu-se apenas a partir de 1880, quando D. Manuel iniciou a conversão da quinta numa residência episcopal e santuário de peregrinação mariano, inspirado no santuário pirenaico de Lourdes. Os terrenos foram ordenados em função de largas alamedas, que articulam entre si o jardim de buxo antecedendo a residência episcopal, o volume da capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, e um jardim de inspiração religiosa e romântica, onde se desenvolvem patamares com grutas, esculturas e pequenas arquiteturas cenográficas, bem como dois lagos em torno de um monte artificial.
No exterior da residência destaca-se o frontão triangular decorado com o brasão episcopal. Interiormente, são dignos de menção os tetos estucados da época, de boa altura.
A capela de Nossa Senhora de Lourdes, começada a erguer em 1898 e concluída em 1902, é precedida por uma pitoresca escadaria pontuada por rochedos e esculturas em barro da fábrica das Devezas, à laia de percurso devocional cenografado. O Santuário foi inaugurado em 1902, e chegou a atrair muitos peregrinos.
https://www.jf-carregosa.pt/diretorio/quinta-da-costeira/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Correia_de_Bastos_Pina?fbclid=IwAR0IM40nJKxuhJAw65HUN1wHAjR6ucJeMyWAdDwsokrMK6SltD6Qmrstqzk
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Manuel Macedo Leitão Vieira dos Santos, em Junho de 2000.
Scope and content
Na fotografia identifica-se Balbina Pinto Leitão, os filhos e o proprietário Dom Manuel Bastos Pina (1830-1913).
Access restrictions
Acessível (nos termos do nº 2 e 3 do artº 79º do C.Civil) dado a imagem estar enquadrada na de lugar público e ainda por deste retrato não resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, face às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e as exceções do nº 2 e nº 3 do Artigo 79º do Código Civil. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Physical location
Depósito Frio, Estante 01, Prateleira 12
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Notes
Nota ao Título: Descrição feita com a colaboração dos utilizadores/membros do grupo Crowdsourcing _CPF_Em busca da Legenda.
Creation date
25/03/2008 00:00:00
Last modification
13/12/2022 13:18:19
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled