Digital representation
Digital representation thumbnail

[Constantim - Vila Real: Aldeões no Largo da aldeia junto ao cruzeiro]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/AMB/0001/000405
Title type
Atribuído
Date range
1900 Date is uncertain to 1915 Date is uncertain
Prominent dates
Anos 10
Dimension and support
Negativo, vidro, p/b, 9x12cm, gelatina e sal de prata
Biography or history
O cruzeiro conhecido por Senhor do Cruzeiro, originalmente foi erigido no largo central da aldeia o Largo do Cruzeiro, provavelmente nos anos de 1500, século XVI de acordo com o relatório do PDM e com os dados bibliográficos existentes no Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA).

Mas, como consequência da evolução, a chegada do automóvel inviabilizou a sua permanência nesse local, razão que levou à sua transferência em 1955 por iniciativa da Junta de Freguesia, para o ponto onde termina a atual Rua de S. Gonçalo e começa a Rua do Cruzeiro, junto à escola primária.

Mais tarde, já nos finais do Séc. XX e por se encontrar no ponto de construção de um dos acessos à via rodoviária A24, foi de novo transferido, penso que em definitivo, para o largo do cemitério, onde não impõe qualquer condicionamento e onde deverá permanecer até à eternidade.

http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=6824

https://historiaconstantim.wixsite.com/constantim
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Manuel Macedo Leitão Vieira dos Santos, em Junho de 2000.
Scope and content
Na imagem é possível identificar os aldeões no largo da aldeia,s endo que um deles estará a acender a candeia, vendo-se uma haste metálica e um gancho metálico para prender a corrente da mesma.
Access restrictions
Acessível (nos termos do nº 2 e 3 do artº 79º do C.Civil) dado a imagem estar enquadrada na de lugar público e ainda por deste retrato não resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, face às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e as exceções do nº 2 e nº 3 do Artigo 79º do Código Civil. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Physical location
Depósito Frio, Estante 01, Prateleira 12
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Mau
Creation date
25/03/2008 00:00:00
Last modification
31/10/2022 10:31:53