Digital representation
Digital representation thumbnail

"Album de Phototypias da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental em Lisboa"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0003
Title type
Formal
Date range
1882-05 Date is certain to 1882-06 Date is certain
Prominent dates
Maio 1882 - Junho 1882
Dimension and support
Dimensão: 1 álbum com 55 documentos fotográficos (positivos, papel, p/b, 45,4x41,2 cm, fototipia)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Carlos Relvas nasceu na Golegã em 1838. Herdou a fortuna do pai e da primeira mulher, D. Margarida Amália, filha dos condes de Podentes.

Dedicou-se, pois, à administração das suas propriedades mas também, grande parte da sua vida, a partir de 1860, à arte fotográfica, como amador. Visitou na Europa os mais conhecidos fotógrafos do seu tempo, comprou sofisticados aparelhos, reuniu uma enorme biblioteca especializada e edificou, junto a sua casa, um luxuoso atelier, construído entre 1872 e 1875. Aí fez instalar uma oficina de fototipia, tendo feito ministrar “cursos de formação” por um técnico especializado que veio a Portugal a suas expensas; frequentaram este curso vários fotógrafos e operadores da Casa Biel, do Porto. Praticou ele próprio também a fototipia. Fez parte do grupo de fotógrafos que, na Fotografia Moderna do Porto, criaram a revista “Arte Photographica” (1884-85) e prepararam a Exposição Internacional de Fotografia do Porto (1886).

Dos seus 5 filhos, Margarida, a mais nova, nascida em 1867, foi também uma fotógrafa de renome.

Em Março de 1887 morre sua mulher Margarida Amália Mendes de Azevedo e no ano seguinte casa em segundas núpcias com Mariana Pinto Correia. Deste segundo casamento não houve filhos.

Internacionalmente aclamado e premiado, morreu na Golegã em 1894.
Custodial history
Exemplar oferecido por Carlos Relvas, com dedicatória ao Dr. Clemente José dos Santos, em Junho de 1885, que em Junho de 1913 o oferece ao seu filho Reynaldo Santos.
Acquisition information
Compra à Livraria Antiquária de Campo de Ourique, em 10 de Maio de 2000 (n.º de inventário patrimonial 0016886).
Scope and content
A "Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola" inaugurou a 12 de Janeiro de 1882, no Palácio do Alvor, à rua das Janelas Verdes. Esteve patente ao público durante seis meses e foi visitada por mais de 100.000 pessoas, tendo sido um êxito (até porque foi a primeira vez que se realizou um evento deste género em Portugal). Estiveram presentes o rei de Portugal, D. Luís I e o rei de Espanha, D. Afonso XII. A origem desta mostra esteve no facto de Portugal ter sido representado, um ano antes, na exposição realizada no South Kensington Museum (atual Museu Vitoria & Albert), em Londres, onde também estiveram presentes peças de arte espanholas. Aproveitou-se assim o trabalho realizado por uma comissão com personalidades como o arquiteto José Luís Monteiro e o jovem médico Sousa Viterbo. Foram reunidos cerca de 4000 objetos, tais como, pratas, peças de mobiliário, azulejos, tapetes, faianças, armas, vidros, tecidos, manuscritos, etc. De entre estes, 250 eram provenientes do país vizinho.

Este álbum de fototipias (processo de reprodução fotográfica) produzidas a partir de clichés - num total de 512 - da autoria do fotógrafo Carlos Relvas, e que reproduzem as peças expostas na mostra, foi publicado em tiragem reduzida. As fototipias foram efetuadas por J. Leipold.

Este álbum contém um texto de Introdução, escrito por José Relvas, e composto por 7 páginas, onde se inclui a sua tradução para a língua francesa.

Contém também um texto/ "Breve Notícia" "A Arte em Hespanha e Portugal", da autoria do Dr. Augusto Fillipe Simões (1835-1884), também bilingue - português/francês -, onde em 57 páginas e 6 capítulos escreve sobre os seguintes temas: I - "A Arte Romana", II - "A Arte Wisigothica ou das Monarchias Christãs anteriores ao seculo XI", III - "A Arte Mahometana", IV - "A Arte Christã dos seculos XIII e XIV", V - "A Arte Christã dos seculos XI e XII" e VI - "A Arte Christã dos seculos XV e XVI".
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
Documentação reproduzível
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 14
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Notes
Título atribuído: Álbum de Fototipias da Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental em Lisboa



AFP4669

Creation date
11/03/2011 00:00:00
Last modification
07/05/2024 12:27:03
Record not reviewed.