Digital representation
Digital representation thumbnail

Parc de Sceaux, Paris

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000103
Title type
Formal
Date range
1925-04 Date is certain to 1925-04 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 22,5x17,2cm, albumina
Biography or history
Jean-Eugène-Auguste Atget (1857-1927) nasceu na comuna francesa de Libourne.

Com sensivelmente 5 anos de idade, e num curto espaço de tempo, perdeu o pai e, meses depois, a mãe. Foram os avós maternos quem assumiram a sua educação e mudança para a cidade de Bordéus onde viviam. Depois de terminar o ensino secundário juntou-se à marinha, tendo-se mudado para Paris em 1878. Devido ao seu interesse pela representação conseguiu, à segunda tentativa, frequentar uma escola de expressão dramática. Não chegaria, contudo, a concluir a pós-graduação do conservatório. Em 1882 deixa a marinha e junta-se a uma companhia de teatro itinerante. Foi nesse meio que, em 1886, conheceu a atriz Valentine Delafosse Compagnon, sua companheira de vida.

Desiludido com o fracasso das experiências fugazes, primeiro no teatro, depois na pintura, começa a interessar-se pela fotografia nos finais de 1880. As suas primeiras imagens conhecidas são produzidas em Amiens e Beauvais no norte de França, região onde viveu durante algum tempo. Em 1890 e de regresso a Paris, deu continuidade à atividade fotográfica e começou a vender trabalhos seus a outros artistas que os utilizariam como material de pesquisa, designadamente, pintores, arquitetos e designers.

Porém, foi em 1897/98 que Atget abraçou o projeto ao qual se dedicaria para o resto da vida e pelo qual ficou conhecido: fotografar a cidade de Paris nos seus mais diversos aspetos. Esse importante registo, que durou até 1927, tem permitido às gerações recentes conhecer a velha Paris antes das profundas alterações causadas pela 2ª Guerra Mundial. Depressa, instituições como o Museu Carnavalet e a Biblioteca Histórica da cidade de Paris começam a interessar-se pelas suas imagens e a comprá-las.

Nos anos 20 do século XX, o seu trabalho acabaria também por atrair a atenção de artistas surrealistas como Man Ray, Matisse e Picasso. Mas seria a fotógrafa norte americana Berenice Abbott, à época a viver em Paris, quem mais se sentiria influenciada e fascinada pelo trabalho de Atget. Foi à conta desse fascínio que Atget se tornou conhecido (e reconhecido), essencialmente após a sua morte. Berenice Abbott não mediu esforços e foi ela quem deu a conhecer o trabalho de Atget em artigos, exposições e livros que organizou a partir das mais de 4.000 imagens e 10.000 negativos do autor. Outros fotógrafos norte-americanos, designadamente Ansel Adams e Walker Evans viram em Atget uma referência e uma inspiração.

Apesar da vertente documentalista, Eugène Atget é considerado o pai da fotografia moderna pelo toque surrealista patente nos espaços desertos que fotografava, indiferentes à industrialização. Faleceu na Paris, que conhecia como ninguém, em 1927.

Após a sua morte o espólio acabaria por se dispersar. 2000 negativos foram doados a um instituto parisiense e o restante adquirido por Berenice Abbott com a ajuda financeira do colecionador Julien Levy. Aquela que ficaria conhecida como Coleção Abbott/Levy seria posteriormente adquirida por compra, em 1968, pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos também conserva na sua posse um conjunto importante conjunto de 20 provas vintage do autor.
Geographic name
França, Libourne
Functions, ocupations and activities
Marinheiro, ator, pintor e fotógrafo.
Acquisition information
Adquirido pela SEC (Secretaria de Estado da Cultura) entre 1989 e 1990
Scope and content
Louis Potter, Barão de Gesvres, era dono desta propriedade situada na pequena cidade de Sceaux, a sul de Paris. Em 1670, Jean-Baptiste Colbert, político francês, comprou o baronato de Sceaux e mandou construir um castelo rodeado de jardins. André Le Nôtre desenhou os jardins e Charles Le Brun encarregou-se de toda a decoração, tanto dos edifícios como do parque. Após a Primeira Guerra Mundial, em 1923 o departamento de "Seine Protege" compra o terreno e, em 1925, os edifícios e esculturas são classificados monumento histórico.

Será de referir que o autor anotou a hora em que foi tirada a fotografia - 7 horas da manhã.
Documental tradition
Vintage/Prova antiga
Inscriptions
Inscrição autógrafa do autor "Parc de Sceaux, Avril 1925, 7h du matin".
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Conditions governing use
Não reproduzível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 13
Previous location
SC 756; SEC #04/1039/90; DGAC 924; Nº inv. CPF: 0013596
Language of the material
Francês
Notes
Título atribuído: Parque de Sceaux, Paris
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
11/09/2018 09:40:17