Digital representation
Digital representation thumbnail

Au Lion d'Or des Rue de Lappe



Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000104
Title type
Formal
Date range
1910 Date is uncertain to 1910 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 17,7x21,8cm, albumina
Biography or history
Jean-Eugène-Auguste Atget (1857-1927) nasceu na comuna francesa de Libourne.

Com sensivelmente 5 anos de idade, e num curto espaço de tempo, perdeu o pai e, meses depois, a mãe. Foram os avós maternos quem assumiram a sua educação e mudança para a cidade de Bordéus onde viviam. Depois de terminar o ensino secundário juntou-se à marinha, tendo-se mudado para Paris em 1878. Devido ao seu interesse pela representação conseguiu, à segunda tentativa, frequentar uma escola de expressão dramática. Não chegaria, contudo, a concluir a pós-graduação do conservatório. Em 1882 deixa a marinha e junta-se a uma companhia de teatro itinerante. Foi nesse meio que, em 1886, conheceu a atriz Valentine Delafosse Compagnon, sua companheira de vida.

Desiludido com o fracasso das experiências fugazes, primeiro no teatro, depois na pintura, começa a interessar-se pela fotografia nos finais de 1880. As suas primeiras imagens conhecidas são produzidas em Amiens e Beauvais no norte de França, região onde viveu durante algum tempo. Em 1890 e de regresso a Paris, deu continuidade à actividade fotográfica e começou a vender trabalhos seus a outros artistas que os utilizariam como material de pesquisa, designadamente, pintores, arquitectos e designers.

Porém, foi em 1897/98 que Atget abraçou o projecto ao qual se dedicaria para o resto da vida e pelo qual ficou conhecido: fotografar a cidade de Paris nos seus mais diversos aspetos. Esse importante registo, que durou até 1927, tem permitido às gerações recentes conhecer a velha Paris antes das profundas alterações causadas pela 2ª Guerra Mundial. Depressa, instituições como o Museu Carnavalet e a Biblioteca Histórica da cidade de Paris começam a interessar-se pelas suas imagens e a comprá-las.

Nos anos 20 do século XX, o seu trabalho acabaria também por atrair a atenção de artistas surrealistas como Man Ray, Matisse e Picasso. Mas seria a fotógrafa norte americana Berenice Abbott, à época a viver em Paris, quem mais se sentiria influenciada e fascinada pelo trabalho de Atget. Foi à conta desse fascínio que Atget se tornou conhecido (e reconhecido), essencialmente após a sua morte. Berenice Abbott não mediu esforços e foi ela quem deu a conhecer o trabalho de Atget em artigos, exposições e livros que organizou a partir das mais de 4.000 imagens e 10.000 negativos do autor. Outros fotógrafos norte-americanos, designadamente Ansel Adams e Walker Evans viram em Atget uma referência e uma inspiração.

Apesar da vertente documentalista, Eugène Atget é considerado o pai da fotografia moderna pelo toque surrealista patente nos espaços desertos que fotografava, indiferentes à industrialização. Faleceu na Paris, que conhecia como ninguém, em 1927.

Após a sua morte o espólio acabaria por se dispersar. 2000 negativos foram doados a um instituto parisiense e o restante adquirido por Berenice Abbott com a ajuda financeira do colecionador Julien Levy. Aquela que ficaria conhecida como Coleção Abbott/Levy seria posteriormente adquirida por compra, em 1968, pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos também conserva na sua posse um conjunto importante conjunto de 20 provas vintage do autor.



Fontes de informação: https://www.britannica.com/biography/Eugene-Atget; https://www.moma.org/artists/229; https://www.publico.pt/2012/04/19/culturaipsilon/noticia/eugene-atget-o-fotografo-da-cidade-sem-aura--303728; https://en.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Atget
Geographic name
França, Libourne
Functions, ocupations and activities
Marinheiro, ator, pintor e fotógrafo.
Acquisition information
Adquirido pela SEC (Secretaria de Estado da Cultura) entre 1989 e 1990
Scope and content
Montra em ferro e porta de entrada do cabaret "Lion d'or".
Documental tradition
Vintage/Prova antiga
Inscriptions
Inscrição manuscrita, no verso, a lápis, do fotógrafo: título e nº do negativo 1444, 11e arr. Do lado esquerdo, a lápis SC 554 e à direita 04/728.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Conditions governing use
Não reproduzível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 13
Previous location
SC 554; SEC #04/728/89; DGAC 728; Nº inv. CPF: 0013597
Language of the material
Francês
Notes
Título atribuído: Cabaret "au Lion d' Or", 45 Rua da Lappe, 5º Bairro, Paris
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
11/09/2018 09:41:17