Arte da Memória - Bonitas

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000116
Title type
Formal
Date range
1998 Date is certain to 1998 Date is certain
Prominent dates
1998
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 40x140x12cm, tela de baquelite (em caixa de luz)
Biography or history
Manuel Valente Alves (Abrantes, 1953)

Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1978 e exerce a profissão desde esse ano.

De personalidade multifacetada, para além de médico, é pintor, fotógrafo, escritor, investigador e curador. Enquanto fotógrafo fez a sua primeira exposição fotográfica individual em 1980. A partir daí, assumiu as interrogações que rodeiam a função e natureza da arte contemporânea e passou a levar a cabo um tipo de intervenções que percorrem os diversos registos da imagem, abordando temáticas de inquietação e reflexão sociopolítica. A sua obra fotográfica tem sido apresentada em inúmeras exposições individuais e colectivas, ao longo dos últimos anos, em prestigiadas instituições culturais nacionais e estrangeiras. Destacam-se as exposições individuais “Hotéis” (1992), “Princípios de Perspectiva Linear” (1994), “Donde vimos? O que somos? Para onde vamos?” (1996), “A Arte da Memória” (1997) e “Le Temps Retrouvé” (2001). O seu trabalho artístico encontra-se amplamente representado em importantes colecções públicas e privadas.

Em 1984 fundou, juntamente com Fernando Nobre, Leonor Nobre, João Menezes Cordeiro e Rafael Reis, a conhecida ONG AMI – Assistência Médica Internacional. Defensor entusiasta da atualização cultural dos médicos como forma de humanização, tem participado e organizado colóquios em que promove a interação de análise entre os médicos, pensadores e artistas. Destacam-se os Encontros “O Impulso Alegórico”, promovidos pela Ordem dos Médicos (entre 1997 e 1998), “O Corpo na Era Digital”, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2000) e “O Mundo é feito por nós? Questionar a arte e a ciência em tempos de crise”, na Casa-Museu Abel Salazar (2012).

Em 2005 fundou o Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição que dirigiu durante 9 anos.

Atualmente, mantém-se ativo nas suas inúmeras facetas. Continua a expor, a comissariar exposições, a lançar publicações, a organizar conferências e palestras e é académico titular da Academia Nacional de Medicina em Portugal. Colabora regularmente com o jornal MGF Notícias, um órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.



Fontes de informação:

Bibliografia:

Manuel Valentes Alves. Cadmo e Harmonia. Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea, Câmara Municipal de Almada, 2007



Documentos electrónicos: http://www.manuelvalentealves.net/cv, http://www.manuelvalentealves.net/cv/curriculum, https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Valente_Alves



Geographic name
Portugal, Abrantes
Functions, ocupations and activities
Médico, pintor, fotógrafo
Custodial history
Faz parte de um conjunto de obras que compõem a exposição “Arte da Memória”, exibida no Centro Português de Fotografia em 1998.
Acquisition information
Adquirida ao autor (encomenda direta de trabalho) em 1998.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Conditions governing use
Não reproduzível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Physical location
Depósito Geral, Estante 10, Prateleira 26
Previous location
Nº inv. CPF: 0014106
Language of the material
Português
Notes
Suporte: Tela de baquelite (em caixa de luz)
Creation date
11/04/2008 00:00:00
Last modification
19/06/2018 11:08:13