Digital representation
Digital representation thumbnail

Baba Beaton

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000140
Title type
Atribuído
Date range
1930 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 24,2x19,2cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Cecil Beaton (1904-1980)



Cecil Walter Hardy Beaton nasceu em Londres, em 1904, o mais velho de quatro irmãos, dois rapazes e duas raparigas. O avô havia fundado um negócio familiar ligado ao comércio de madeira a que o pai deu continuidade de forma bem sucedida. Quando teve a primeira câmara fotográfica, aos 11 anos de idade, foi a sua ama quem o ensinou a usá-la. Foi também ela quem lhe ensinou a revelar fotografias em laboratório. Já adolescente, Beaton desenvolve particular fascínio pelos postais fotográficos com imagens de bonitas e famosas mulheres da alta sociedade que os jornais de domingo da época publicavam como suplemento. Numa tentativa de recriar essas imagens passou a fotografar as irmãs, Barbara Beaton, conhecida por Baba, e Nancy Beaton. É uma dessas imagens de Baba Beaton que integra a Coleção Nacional de Fotografia do CPF.

Foi contratado pela editora Condé Nast no início dos anos 20 e, mais tarde, pela revista Vogue britânica como fotógrafo de retrato e moda. Aos 25 anos, e já com um nome e carreira consolidadas na alta sociedade londrina da época, decide rumar para os Estados Unidos, mais concretamente, para Hollywood. Entre os anos 30 e 50 viveu entre Londres e Nova Iorque, distribuindo-se entre as inúmeras e importantes solicitações, sendo reconhecido por todas elas. Uma das mais importantes comissões veio da família real britânica, em 1936. Beaton responde na perfeição à necessidade de dar uma nova imagem à monarquia. Em 1938 e já depois de ter alcançado o estatuto de fotógrafo oficial da família real, a própria Rainha recomenda-o ao Ministério da Informação que o comissiona nos anos seguintes para documentar aspetos da 2ª Guerra Mundial, designadamente a infame série de bombardeamentos alemães sobre o Reino Unido que ficaria conhecida como Blitz. Fotografou também a destruição e as vítimas no Líbano, na China, na Índia e em África. Em 1942, e em cumprimento de mais uma missão oficial, esteve em Lisboa onde fotografou algumas das individualidades da época, designadamente Óscar Carmona, o Cardeal Cerejeira e o Engenheiro Duarte Pacheco. Como era seu apanágio, registou em diário essa sua passagem por Lisboa. Aliás e a título de nota, Beaton deixou cerca de 150 diários, recheados de conteúdos polémicos conhecidos e publicados.

Mais tarde, muito depois do final da guerra, Cecil Beaton ganhou dois Óscares da Academia de Hollywood, um na edição de 1959 para Melhor Figurino, pelo filme Gigi, e outro na edição de 1965 pelo filme My Fair Lady. Durante anos, documentou a idade de ouro da moda para as páginas das revistas Vogue e Vanity Fair. Não houve personalidade que tivesse escapado ao seu olhar. Pela sua objetiva passaram praticamente todos os ícones do século XX das mais variadas áreas: Greta Garbo (uma das grandes paixões da sua vida), Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Grace Kelly, Coco Chanel, Maria Callas, Mick Jagger, Francis Bacon, Pablo Picasso, Orson Welles, Lucian Freud, Andy Warhol, entre muitos outros.

Em 1972, é nomeado cavaleiro pela Rainha de Inglaterra. E apesar de dois anos depois sofrer um AVC que paralisa o seu braço direito, Beaton não se dá por vencido. Aprendeu a desenhar e a escrever com a mão esquerda e trabalhou até à sua morte, no ano de 1980. Faleceu na sua casa de Reddish House em Inglaterra.

A maior parte do seu espólio, denominado Cecil Beaton Studio Archive, encontra-se à guarda da Sotheby’s em Londres.



Fontes de informação:



Bibliografia: 1839-1989 Um ano depois/ One year later. Catálogo da exposição da Colecção de Fotografias da Secretaria de Estado da Cultura. Edição a cargo de Bloco gráfico, sob orientação da Porto Editora, Porto, 1990.



Documentos electrónicos:

https://www.britannica.com/print/article/57523

http://www.anothermag.com/art-photography/10296/ten-things-you-might-not-know-about-cecil-beaton

https://en.wikipedia.org/wiki/Cecil_Beaton

https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2018/jun/11/cecil-beaton-icons-of-the-20th-century-in-pictures

http://malomil.blogspot.com/2016/10/lisboa-1942_23.html

http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2008/04/cecil-beaton-em.html

https://www.sothebys.com/en/articles/cecil-beaton-and-the-exhibition-that-changed-photography-forever

Geographic name
Inglaterra, Londres
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo de retrato e moda, fotojornalista, designer de interiores e figurinista de filmes e de teatro

Acquisition information
Adquirido por doação de Jorge Calado à SEC (Secretaria de Estado da Cultura) em 1989
Scope and content
Retrato de Baba Beaton (1912-1973), uma das irmãs de Cecil Beaton.
Documental tradition
Vintage/Prova antiga
Inscriptions
No verso a lápis, canto inferior direito, SC 553.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Conditions governing use
Não reproduzível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 13
Previous location
SC 553; SEC #04/727/89; DGAC 727; Nº inv. CPF: 0013549
Language of the material
Inglês
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
27/01/2020 13:12:11