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Centro Português de Fotografia
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CNF
Coleção Nacional de Fotografia
1848-01-01/2006-12-31
000193
Cadeia da Relação, Pátio dos Presos, Dezembro
1997-12/1997-12
Digital representation
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Reproduction request
Early consultation
Cadeia da Relação, Pátio dos Presos, Dezembro
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000193
Title type
Atribuído
Date range
1997-12
to
1997-12
Prominent dates
1997
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 24,0x17,9cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Duarte Belo (Lisboa, 1968)
Filho do poeta Ruy Belo e da professora Teresa Belo, Duarte Belo viveu desde sempre rodeado de livros e, nas suas palavras, com a “poesia omnipresente”. Nascido em 1968 em Lisboa, é na cidade do Porto que inicia a sua formação em Arquitetura. No entanto, foi na fotografia que encontrou uma sublime forma de expressão.
Conhece Portugal como ninguém. Viaja quase que compulsivamente desde os 18 anos documentando intensivamente paisagens e espaços. Expõe individualmente desde 1989 e o seu trabalho encontra-se representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Já desenvolveu a atividade de docência e participa regularmente em seminários, congressos e mesas redondas.
Dois dos pontos altos da sua carreira remetem-nos para os anos de 1997 e 1999. No primeiro caso, lança a publicação “Portugal — O Sabor da Terra” e, em 1999, homenageia o fotógrafo Orlando Ribeiro com a publicação e exposição homónima “Orlando Ribeiro — Seguido de uma viagem breve à Serra da Estrela”. Mais tarde, entre 2007 e 2008, e em parceria com o seu antigo professor e amigo, Álvaro Duarte de Almeida, produziu um registo único do património arquitetónico e paisagístico de Portugal. A coleção de 12 volumes “Portugal Património” do Círculo de Leitores levou cerca de 8 anos a produzir e exigiu uma dedicação absoluta. Esse trabalho está na origem de um arquivo fotográfico pessoal composto por mais de 900.000 imagens.
Em 2012 prossegue a sequência de homenagem a Orlando Ribeiro com a publicação “Portugal Luz e Sombra – O País depois de Orlando Ribeiro”. Mas não é só neste tipo de registo que Duarte Belo se destaca.
As 101 imagens integradas na Coleção Nacional de Fotografia do CPF atestam a sua versatilidade e tornam compreensível a evolução da Fotografia e o olhar fotográfico em Portugal. Em 1997 produziu uma série singular de imagens do então ainda desocupado Edifício da Cadeia da Relação do Porto. Em 2000 viaja para o Brasil com o objetivo de recuperar os percursos e lugares do romance “A Selva” de Ferreira de Castro. Esse trabalho de encomenda a cargo do CPF resulta na apresentação da exposição “À Superfície do Tempo - Viagem à Amazónia” e publicação do catálogo homónimo em 2002.
Nos últimos anos tem colaborado intensivamente com a editora Assírio & Alvim na produção de publicações que conjugam as suas imagens com a obra poética do seu pai.
Geographic name
Portugal, Lisboa
Functions, ocupations and activities
Arquiteto e Fotógrafo.
Acquisition information
Esta fotografia faz parte do portfolio "Cadeia da Relação do Porto", com 13 imagens. Foi objeto de encomenda direta do Centro Português de Fotografia ao autor.
Scope and content
Nesta imagem pode ver-se uma parte do saguão principal, atualmente conhecido como Pátio dos Presos. Trata-se do espaço central deste edifício, concebido originalmente como um ponto de entrada de luz, de ar e de distribuição da água pelas diversas valências. À volta deste pátio encontram-se as salas que eram ocupadas pelos presos mais pobres: as enxovias.
Esses espaços de aprisionamento foram denominados por nomes de santos: Santo António e de Santa Ana, as destinadas a homens, Santa Teresa para mulheres, Santa Rita “para prezos condemnados em pena capital, ou degredo perpétuo para o ultramar, e também para prizão de castigo e prezos de crimes gravíssimos”, S. Victor para os Executores de Justiça.
Havia ainda uma oficina denominada Senhor de Matosinhos, com capacidade para 100 reclusos em simultâneo.
Com a recuperação do edifício as enxovias de Santa Teresa, Santo António, do Senhor de Matosinhos e de Santa Ana foram transformadas em salas de exposições temporárias, servindo a originalmente enxovia de Santa Rita como loja e a de S. Victor como sanitário.
Na imagem vêm-se as portas de entrada (da esquerda para a direita) para as enxovias de Santa Teresa, Santo António e Santa Rita.
Documental tradition
Vintage
Inscriptions
Data, a lápis, no verso.
Access restrictions
Acessível (Artigo 168º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos)
Conditions governing use
Reproduzível (Artigo 168º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos)
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 01
Previous location
Nº inv. CPF: 0013806
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
07/02/2023 09:42:26
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