Digital representation
Digital representation thumbnail

Cow Canyon. Road 163, Utah, 10 de Agosto

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000493
Title type
Formal
Date range
1993 Date is certain to 1993 Date is certain
Prominent dates
1993
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 30,5x40,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
José Alberto Monteiro Gil (1943)

Monteiro Gil nasceu na Guarda em 1943.

Vive e trabalha em Lisboa.

Fez a sua formação superior na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

A sua vida profissional foi dedicada ao ensino, tendo lecionado diversas tecnologias nos cursos de formação técnica da cooperativa cultural “Diferença”, da qual foi um dos membros fundadores e Diretor.

Ensinou a disciplina de fotografia e, desde 1992, faz parte do Grupo Íris.

Algumas das exposições individuais e de pequeno grupo em que participou (seleção): Exposição de pintura, Casa da Imprensa, Lisboa, 1968; Exposição de pintura, Clube de Caça e Pesca, Setúbal, 1968; Exposição de pintura, Hotel de Turismo, Guarda, 1968; Exposição de desenho, Galeria Grafil, Lisboa, 1976; Exposição de desenho, Galeria S. Francisco, Lisboa, 1977; Exposição de desenho, Galeria 2, Porto, 1977; Intervenção no 1º Festival de Jazz Contemporâneo, Centro Cultural de Setúbal, Setúbal, 1979; Intervenção e exposição “O Museu e as novas formas de comunicação”, Museu de Évora, Évora, 1979; Intervenção “SACOM II”, Museu Vostell/ Malpartida, Espanha, 1979; “Foto-Grafias”, Galeria Diferença, Lisboa, 1986; Exposição “Foto-Grafias”, Cooperativa Árvore, Porto, 1986; “Foto-Grafias”, Círculo de Artes Plásticas, Coimbra, 1986; Instalação fotográfica “Assemblage 88”, Galeria Atelier 15, Lisboa, 1988; Exposição de fotografia “Trabalhos recentes”, Galeria AAPACO, Lisboa, 1990; Exposição de fotografia instantânea “Os jardins de Lisboa”, Galeria Diferença, Lisboa, 1994; Exposição de fotografia instantânea “Os jardins de Lisboa”, Galeria Municipal de Alverca, Alverca, 1994; Exposição de fotografia “Memórias”, Galeria Época, Guarda, 1997.

Algumas exposições coletivas em que participou (seleção): “13+1 Novos Gravadores”, Galeria Grafil, Lisboa, 1973; “Gravura Portuguesa Contemporânea”, Galeria Espaço, Porto, 1974; “Gravura Portuguesa de Hoje”, Galeria Gordillo, Lisboa, 1974; “Figuração Hoje?”, SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes), Lisboa, 1975; “Exposição de Arte Moderna Portuguesa”, Museu de Lund, Suécia e SNBA, Lisboa, 1976; “I Exposição Nacional de Gravura”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1977; “O papel como suporte da expressão plástica”, SNBA, Lisboa, 1977; “Portuguese Contemporary Art (organização Secretaria de Estado da Cultura), Belgrado, ex-Jugoslávia, 1977; “Cultura portuguesa em Madrid” (organização Secretaria de Estado da Cultura), Madrid, Espanha e SNBA, Lisboa, 1978; “Mitologias Locais”, SNBA, Lisboa, 1978; “Gravura portuguesa” (organização “Gravura”, Rio de Janeiro e Belém, Brasil, 1978; “18x18 Nova Fotografia”, Galeria Grafil, Lisboa e Centro de arte Contemporânea, Porto, 1978; “LIS’79 – 1ª Bienal de Desenho de Lisboa”, Galeria de Arte Moderna da S. E. C, Lisboa e Centro de Arte Contemporânea, Porto, 1979; “A Caixa”, Galeria Diferença, Lisboa, 1980; “25 artistas portugueses de hoje”, Museu de Arte Contemporânea de S. Paulo, S. Paulo, Brasil, 1981; “Outdoor”, Recife (nas ruas da cidade), Brasil, 1982; “Exposição retrospetiva da atividade da Diferença”, Palácio D. Manuel, Évora, 1983; “O livro de artista”, Galeria Diferença, Lisboa, 1983; “Artistas fotógrafos em Portugal”, Museu de Arte Contemporânea de S. Paulo, S. Paulo, Brasília, Curitiba e outras cidades do Brasil, 1984; “Celebração”, Galeria Diferença, Lisboa, 1985; “Diferença/ Diálogo”, Galeria Diferença, Lisboa, 1985; “19 artistas na Diferença” (exposição organizada por convite da Associação Internacional dos Críticos de Arte), Galeria Diferença, Lisboa, 1986; “PIP – XOU nº 00”, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 1987; “Na Fotografia a Diferença” (exposição itinerante), Galeria Municipal da Amadora, Museu Municipal de Loures, Galeria Municipal de Vila Franca de Xira, Círculo de Artes Plásticas (Coimbra), 1988; “I Bienal de Fotografia”, Vila franca de Xira, 1989; “II Bienal de Fotografia”, Vila Franca de Xira, 1991; “5 Photographes Portuguais”, Galeria Robert Doisneau/ centre Culturel André Malraux, Vandoeuvre-Nancy, França, 1992; “Fronteiras”, SNBA, Lisboa, 1994; “Fotógrafos Portugueses”, FNAC Bastille, Paris, França, 1994; “Made in U.S.A.”, Casa da cerca, Almada, 1996; “Seis Fotógrafos Portugueses”, Museu de Fotografia Contemporânea Ken Damy, Brescia, Itália, 1996; “Made in U.S.A”, Casa dos Crivos (Encontros da Imagem), Braga; “Leite, cardo e mãos frias – O queijo Serra da Estrela no Concelho da Guarda”, Galeria de Arte do Paço da Cultura, Guarda, 2009; Exposição coletiva de fotografia, Galeria Diferença, 2012.

Está representado em diversas coleções (seleção): Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia; Instituto Camões; Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Encontros da Imagem, Braga; Museu Vostell/ Malpartida, Cáceres, Espanha; Museu Nicephore Nièpce, Chalôn sur Saone, França; Galerie du Châtueau D’Eau, Toulouse, França; Musée de la Photographie de Charleroi, Charleroi, Bélgica; Musée de LElysée, Lausanne, Suíça; Museu de Fotografia Contemporânea Ken Damy, Brescia, Itália.

Functions, ocupations and activities
Professor, pintor, fotógrafo
Acquisition information
Fotografia adquirida pelo Centro Português de Fotografia por doação da Galeria Diferença em 1997.
Scope and content
Fotografia realizada nos Estados Unidos da América, no Estado de Utah.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 01
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
27/09/2016 10:49:34