Digital representation
Digital representation thumbnail

Noite de S. João no Porto

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000560
Title type
Formal
Date range
1998 Date is certain to 1998 Date is certain
Prominent dates
1998
Dimension and support
Positivo, película, cor, 35 mm, diapositivo cromogéneo
Biography or history
Adriano Heitmann (1951)



Nasceu em Zurique, na Suiça. Aos vinte anos é como autodidata que Adriano Heitmann inicia a sua prática fotográfica, dedicando-se em especial à reportagem desportiva e publicando imagens em revistas alemãs, suíças e italianas, desde 1974. Em 1980 é enviado como foto-repórter aos Jogos Olímpicos de Lake Placid, USA. Seis anos depois fará a cobertura como correspondente fotográfico no campeonato do mundo no México. A partir de 1979-80 inicia a sua itinerância pelo Japão, México, América do Sul, que percorre em ocasiões diversas mas sistematicamente, América Central e o continente africano, nomeadamente o Norte de África e o Senegal, com levantamentos fotográficos que envia para as prestigiadas revistas GEO, CULTUR MAGAZINE, DU, BOLERO, STERN e, finalmente para a sua BIBLIOTECA TICINO.

Trabalhou em workshops com grandes fotógrafos, (como Larry Fink, Raymond Depardon e Guy Lequerre) e foi convidado a colaborar no “Main Photographic Workshop”, Rockport, USA.

Realizou para o Centro Português de Fotografia, correspondendo a uma encomenda, o levantamento fotográfico da “Noite de S. João” em 1998, a que pertencem estas fotografias. O trabalho deu ainda lugar a publicação homónima na Coleção Livros de Bolso do CPF.
Geographic name
Zurique, Suiça
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Adquirido por compra ao autor em 1998.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 09, Pasta 01
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
10/01/2022 14:06:58