Digital representation
Digital representation thumbnail

Portugal. Beira Alta, concelho de Castro Daire. Village de Laboncinho. Campagne de dynamisation culturelle près de Viseu, menée par des équipes de vétérinaires de la section du Mouvement des Forces Armées (MFA) de Castro Daire, (dans la ferme de Lino Batista Da Silva - au centre de face). Discussion entre les militaires et les paysans, après la vaccination des bovins assis à gauche: Doctor Sa Dantas (capitaine vétérinaire de l’équipe). Lundi 5 mai

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000623
Title type
Formal
Date range
1975 Date is certain to 1975 Date is certain
Prominent dates
1975
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 30,5x40,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Guy Le Querrec (1941)

Nasceu em 1941, em Paris, oriundo de uma família modesta da Bretanha. Tirou as suas primeiras fotografias quando tinha 14 anos usando uma câmara Ultrafex 4.5x6, presente de Natal do comité social do banco onde a sua mãe trabalhava. As suas primeiras imagens de músicos de jazz foram produzidas em Londres no final dos anos 1950. Só em 1967, à idade dos 26 anos, se torna fotógrafo profissional. Começou por trabalhar na agência “Atelier 32” na Rua Daguerre, em Paris, e dois anos depois foi contratado pela revista semanal Jeune Afrique, como editor de imagens e fotógrafo. É nessa altura que faz a sua primeira reportagem na África francófona, abrangendo Chade, Camarões e Níger. Em 1971 confiou os seus arquivos à agência Vu, à época recentemente fundada por Pierre de Fenoyl e, em 1972, cofundou a agência Viva que viria a deixar três anos depois. Em 1976 viria a juntar-se à agência Magnum que o representa até hoje. No final de 1970 codirigiu dois filmes e em 1980 dirigiu um primeiro workshop organizado pela cidade de Paris.

De 1977 a 1985 trabalhou em estreita colaboração com o escultor Daniel Druet, colaboração essa que acabaria por conduzi-lo ao Palácio Presidencial do Eliseu para uma dúzia de sessões com François Mitterrand. Uma dessas fotografias foi escolhida em 1999 para a série televisa “Les 100 fotos du siècle [“As 100 fotos do século”], também publicada em livro. Em 1998 recebeu o "Grand Prix de la Ville de Paris"[Grande Prémio da Cidade de Paris].

Durante os Reencontres d'Arles, em 1983, criou uma nova forma de projetar as fotografias ao lado de um quarteto de músicos de jazz, ao vivo, experiência que viria a repetir em 1993 e 2006.

Em 1998, trabalha nas estações do Metro de Paris durante um período de cinco semanas e cria uma campanha publicitária (Jazz comme une Image) em torno do Banlieues Bleues Festival. Esteve envolvido em quase trinta filmes-documentário relacionados com o jazz, a maioria deles dirigidos por Frank Cassenti, com retratos de músicos e reportagens de festivais.

Le Querrec realizou numerosas reportagens no “Concert Mayol” em Paris, China, África e América do Norte. Dedicou igualmente muito do seu tempo a workshops e aulas de ensino na França e outros países. Expôs regularmente em todo o mundo.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Adquirida à Agência Magnum (Magnum Photos, Paris) em 1999.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 5
Language of the material
Francês
Notes
Título atribuído: Portugal. Beira Alta, concelho de Castro Daire. Aldeia de Laboncinho. Campanha de dinamização cultural na região de Viseu, levada a cabo pelas equipas veterinárias da secção do Movimento das Forças Armadas (MFA) de Castro Daire (na quinta de Lino Batista da Silva – ao centro, de frente). Discussão entre militares e camponeses, após a vacinação do gado que se encontra do lado esquerdo: Doutor Sá Dantas (chefe da equipa veterinária). Segunda-feira
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
16/10/2017 14:54:57