Digital representation
Digital representation thumbnail

Negrões, Serra do Barroso

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/001371
Title type
Formal
Date range
1991 Date is certain to 1991 Date is certain
Prominent dates
1991
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 30,5x40,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Georges Dussaud (1934)



Nasceu em Brou, em 1934, na região da Bretanha. Embora de nacionalidade francesa, as viagens e as imagens que daí regista fazem dele um cidadão do mundo. É notório o seu fascínio pelas cenas do quotidiano. Não se deixa envolver pelas temáticas comuns que outros já captaram. Dussaud gosta do imprevisto, da simplicidade e espontaneidade das coisas do dia-a-dia, seja de que povo for. Tenham sido as reportagens efetuadas na Grécia, na Irlanda, na Índia, em Cuba, em França ou Portugal, o fator humano está sempre presente. O facto de se ter tornado membro da agência parisiense Rapho, em 1986, coloca o seu nome a par de mestres da fotografia como Robert Doisneau, Willy Ronis ou Sabine Weiss. Casou com Christine Dussaud, sua incansável companheira de viagens e testemunha ocular de tantos instantes de tempo aprisionados pela sua objetiva. Talvez por isso tenha feito tanto sentido que fosse ela a autora do prefácio de Crónicas Portuguesas. O livro é dedicado aos três filhos do casal, Alexandre, Eric e Tristan, também eles “companheiros de viagem pelos caminhos de Portugal”. As deslocações frequentes ao nosso país e a grande relação afetiva com Portugal têm resultado na presença regular em iniciativas como os Encontros de Fotografia de Coimbra e Encontros da Imagem de Braga. O seu trabalho encontra-se representado, não só na Coleção Nacional de Fotografia do CPF, mas também no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa e no Museu da Imagem de Braga. No ano de 1997 já as editoras Marval e Assírio & Alvim se haviam associado para publicar Portugal Terra Fria, o “antecessor” de Crónicas Portuguesas. Em 2007/2008 o autor concebeu um portfólio inédito de fotografias, captadas exclusivamente na cidade do Porto, e que deram origem à exposição apresentada no Centro Português de Fotografia em 2009. Em 2013 foi criado em Bragança o Centro de Fotografia Georges Dussaud que tem desempenhado um papel fundamental na divulgação do trabalho deste autor, particularmente na região de Trás-os-Montes. As pessoas, os locais e a cultura transmontanos, que fotografou a partir dos anos 80, são um testemunho ímpar do Portugal rural desaparecido, porém eternizado no legado deste fotógrafo.
Acquisition information
Adquirida por compra ao autor em 2000.
Scope and content
Faz parte de um trabalho do autor sobre a região de Trás-os-Montes.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 06
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
09/12/2021 13:56:12