Digital representation
Digital representation thumbnail

Negrões, Serra do Barroso

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/001374
Title type
Formal
Date range
1982 Date is certain to 1982 Date is certain
Prominent dates
1982
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 40,5x30,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Georges Dussaud (1934)



Nasceu em Brou, em 1934, na região da Bretanha. Embora de nacionalidade francesa, as viagens e as imagens que daí regista fazem dele um cidadão do mundo. É notório o seu fascínio pelas cenas do quotidiano. Não se deixa envolver pelas temáticas comuns que outros já captaram. Dussaud gosta do imprevisto, da simplicidade e espontaneidade das coisas do dia-a-dia, seja de que povo for. Tenham sido as reportagens efetuadas na Grécia, na Irlanda, na Índia, em Cuba, em França ou Portugal, o fator humano está sempre presente. O facto de se ter tornado membro da agência parisiense Rapho, em 1986, coloca o seu nome a par de mestres da fotografia como Robert Doisneau, Willy Ronis ou Sabine Weiss. Casou com Christine Dussaud, sua incansável companheira de viagens e testemunha ocular de tantos instantes de tempo aprisionados pela sua objetiva. Talvez por isso tenha feito tanto sentido que fosse ela a autora do prefácio de Crónicas Portuguesas. O livro é dedicado aos três filhos do casal, Alexandre, Eric e Tristan, também eles “companheiros de viagem pelos caminhos de Portugal”. As deslocações frequentes ao nosso país e a grande relação afetiva com Portugal têm resultado na presença regular em iniciativas como os Encontros de Fotografia de Coimbra e Encontros da Imagem de Braga. O seu trabalho encontra-se representado, não só na Coleção Nacional de Fotografia do CPF, mas também no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa e no Museu da Imagem de Braga. No ano de 1997 já as editoras Marval e Assírio & Alvim se haviam associado para publicar Portugal Terra Fria, o “antecessor” de Crónicas Portuguesas. Em 2007/2008 o autor concebeu um portfólio inédito de fotografias, captadas exclusivamente na cidade do Porto, e que deram origem à exposição apresentada no Centro Português de Fotografia em 2009. Em 2013 foi criado em Bragança o Centro de Fotografia Georges Dussaud que tem desempenhado um papel fundamental na divulgação do trabalho deste autor, particularmente na região de Trás-os-Montes. As pessoas, os locais e a cultura transmontanos, que fotografou a partir dos anos 80, são um testemunho ímpar do Portugal rural desaparecido, porém eternizado no legado deste fotógrafo.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 19
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
09/12/2021 14:04:58