Digital representation
Digital representation thumbnail

Tejo (Port de Lisbonne) Portugal

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002148
Title type
Formal
Date range
1931 Date is certain to 1931 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 32,8x42,6cm, gelatina e sal de prata
Biography or history
Horácio Novais nasceu em 1910 e faleceu em 1988.

Fotógrafo, proveniente de uma família de fotógrafos, seu pai Júlio Novaes, os tios António e Eduardo Novaes, os meios-irmãos Lucília e Mário e o cunhado Kurt Pinto.

Quando o pai morre em 1925, teve de ir trabalhar e assim inicia o seu trabalho com 15 anos, como seu meio-irmão Mário Novais, no estúdio que ele tinha em casa. Ao fim de cerca de dois anos, e até 1931, através de Joshua Benoliel, seu amigo, trabalhou como repórter fotográfico no jornal "O Século", onde teve a cargo também o trabalho de laboratório. É o início da sua atividade como fotojornalista.

Cerca de 1932, com estúdio próprio em Lisboa, na praça Luís Camões passou a trabalhar como fotógrafo independente, tendo mais tarde mudado para a rua da Horta Seca, onde se manteve até à sua morte, em 5 de dezembro de 1988.

Colaborou no "Diário de Lisboa", em "A Batalha", na "Ilustração" e em "O Notícias Ilustrado", onde publicou reportagens fotográficas, assumindo a qualidade de fotógrafo de encomenda. Em 1931-32 foi correspondente do jornal madrileno "Ahorta".

A sua faceta de fotógrafo de arte esteve patente nas exposições individuais e coletivas e nos concursos em que participou. O trabalho de Horácio Novais foi reconhecido em vários artigos dos jornais e revistas da época, o livro de assinaturas das exposições registam a presença e elogio de artistas seus contemporâneos.

Em 1934 nos Salões da Sociedade de Propaganda de Portugal apresentou a sua última exposição individual. A partir daí, por vontade própria, só passará a participar em coletivas e concursos; pode-se referir em abril de 1936, a exposição "Uma viagem através de Portugal, organizada pelo jornal "O Século", em junho de 1947 a exposição "Primavera em Flor", no Instituto Superior de Agronomia, onde ganhou o primeiro prémio com a fotografia Tulipas, em maio de 1956 a "I Exposição dos Repórteres Fotográficos, na Casa da Imprensa.

Relacionou-se com artistas da época, colaborou com arquitetos – Cristino da Silva, Raúl Lino, Jorge Segurado, Cassiano Branco, Carlos Ramos, Pardal Monteiro, Keil do Amaral entre outros - fotografando edifícios e maquetas; com pintores – Almada Negreiros, Carlos Botelho, Mário Eloy, Eduardo Malta, Stuart Carvalhais, Carlos Calvet etc. - que retratou e reproduziu as suas obras, registando exposições.

Horácio Novais efetuou, até aos anos 50, um trabalho de carácter oficial, destacando-se a sua participação como fotógrafo nas Comemorações dos Centenários, em 1940.

A fotografia industrial é também uma vertente na sua obra, tendo trabalhado para a Philips, Sorefame, CUF entre outras empresas.

Trabalhou em cinema, foi diretor de fotografia no filme "Planície Heroica" de Perdigão Queiroga em 1953 e fotógrafo de cena nos filmes "Canção de Lisboa", "Pupilas do Sr. Reitor", "Trevo de Quatro Folhas" e "Revolução de Maio".

Durante 60 anos de trabalho fotografou manifestações sociais, culturais e políticas, nomeadamente os acontecimentos do 25 de Abril.
Acquisition information
Adquirida por transferência do Arquivo de Fotografia do Porto, nomeadamente da Coleção António Pedro Vicente, em 2003.
Inscriptions
Assinada "Horácio Novaes" e datada na frentre em baixo, junto à emulsão.

Várias inscrições no verso, a tinta o título, autor, morada, local.

Carimbo e autocolante de participação no concurso MAOSZ, de 1933 em Budapeste, Hungria e carimbo com indicação "Ilustração, Redação e Administração".
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 02
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
24/01/2017 11:37:42