Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
CNF
Coleção Nacional de Fotografia
1848-01-01/2006-12-31
002148
Tejo (Port de Lisbonne) Portugal
1931/1931
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Tejo (Port de Lisbonne) Portugal
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002148
Title type
Formal
Date range
1931
to
1931
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 32,8x42,6cm, gelatina e sal de prata
Producer
Horácio Novais (1910- 1988)
Biography or history
Horácio Novais nasceu em 1910 e faleceu em 1988.
Fotógrafo, proveniente de uma família de fotógrafos, seu pai Júlio Novaes, os tios António e Eduardo Novaes, os meios-irmãos Lucília e Mário e o cunhado Kurt Pinto.
Quando o pai morre em 1925, teve de ir trabalhar e assim inicia o seu trabalho com 15 anos, como seu meio-irmão Mário Novais, no estúdio que ele tinha em casa. Ao fim de cerca de dois anos, e até 1931, através de Joshua Benoliel, seu amigo, trabalhou como repórter fotográfico no jornal "O Século", onde teve a cargo também o trabalho de laboratório. É o início da sua atividade como fotojornalista.
Cerca de 1932, com estúdio próprio em Lisboa, na praça Luís Camões passou a trabalhar como fotógrafo independente, tendo mais tarde mudado para a rua da Horta Seca, onde se manteve até à sua morte, em 5 de dezembro de 1988.
Colaborou no "Diário de Lisboa", em "A Batalha", na "Ilustração" e em "O Notícias Ilustrado", onde publicou reportagens fotográficas, assumindo a qualidade de fotógrafo de encomenda. Em 1931-32 foi correspondente do jornal madrileno "Ahorta".
A sua faceta de fotógrafo de arte esteve patente nas exposições individuais e coletivas e nos concursos em que participou. O trabalho de Horácio Novais foi reconhecido em vários artigos dos jornais e revistas da época, o livro de assinaturas das exposições registam a presença e elogio de artistas seus contemporâneos.
Em 1934 nos Salões da Sociedade de Propaganda de Portugal apresentou a sua última exposição individual. A partir daí, por vontade própria, só passará a participar em coletivas e concursos; pode-se referir em abril de 1936, a exposição "Uma viagem através de Portugal, organizada pelo jornal "O Século", em junho de 1947 a exposição "Primavera em Flor", no Instituto Superior de Agronomia, onde ganhou o primeiro prémio com a fotografia Tulipas, em maio de 1956 a "I Exposição dos Repórteres Fotográficos, na Casa da Imprensa.
Relacionou-se com artistas da época, colaborou com arquitetos – Cristino da Silva, Raúl Lino, Jorge Segurado, Cassiano Branco, Carlos Ramos, Pardal Monteiro, Keil do Amaral entre outros - fotografando edifícios e maquetas; com pintores – Almada Negreiros, Carlos Botelho, Mário Eloy, Eduardo Malta, Stuart Carvalhais, Carlos Calvet etc. - que retratou e reproduziu as suas obras, registando exposições.
Horácio Novais efetuou, até aos anos 50, um trabalho de carácter oficial, destacando-se a sua participação como fotógrafo nas Comemorações dos Centenários, em 1940.
A fotografia industrial é também uma vertente na sua obra, tendo trabalhado para a Philips, Sorefame, CUF entre outras empresas.
Trabalhou em cinema, foi diretor de fotografia no filme "Planície Heroica" de Perdigão Queiroga em 1953 e fotógrafo de cena nos filmes "Canção de Lisboa", "Pupilas do Sr. Reitor", "Trevo de Quatro Folhas" e "Revolução de Maio".
Durante 60 anos de trabalho fotografou manifestações sociais, culturais e políticas, nomeadamente os acontecimentos do 25 de Abril.
Acquisition information
Adquirida por transferência do Arquivo de Fotografia do Porto, nomeadamente da Coleção António Pedro Vicente, em 2003.
Inscriptions
Assinada "Horácio Novaes" e datada na frentre em baixo, junto à emulsão.
Várias inscrições no verso, a tinta o título, autor, morada, local.
Carimbo e autocolante de participação no concurso MAOSZ, de 1933 em Budapeste, Hungria e carimbo com indicação "Ilustração, Redação e Administração".
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 02
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
24/01/2017 11:37:42
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled