Digital representation
Digital representation thumbnail

Rio Caldo (Açude)

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002160
Title type
Formal
Date range
1897 Date is uncertain to 1927 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 16,3x11,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
José Augusto Cunha Moraes, nasceu em Coimbra 1855 e faleceu no Porto em 1933. Ele vai com a família para Luanda, Angola (1863), onde o pai tinha um estúdio profissional de fotografia, mas regressa à metrópole com um tutor para continuar os estudos. Volta a Luanda, em 1877, para tomar conta do estúdio fotográfico da família, coincidindo essa época com o período de ouro das expedições africanas e sendo Luanda um porto de partida e chegada dos exploradores de todas as nacionalidades. Já então filiado na Sociedade Portuguesa de Geografia, Cunha Moraes realiza uma viagem destinada a fotografar os principais aspectos etnográficos e paisagísticos e as mais importantes construções coloniais portuguesas. A maior parte da sua produção em África desenvolve-se entre 1877-1894, publicando fotografias na revista “O Occidente” e na “Arte Photographica”. Produziu colecções para enviar a várias Exposições Industriais.



Em 1882 publica um Álbum com fotografias da África Ocidental e entre 1885-1888, publica 4 volumes “Africa Occidental - Album Photográphico e Descriptivo” sob a responsabilidade de David Corazzi, com prefácio de Luciano Cordeiro e fototipias produzidas na Casa Emílio Biel.



Regressa definitivamente a Portugal (1897) e instala-se no Porto, onde um seu irmão Augusto César é proprietário de uma fábrica de fitas, a Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão, em Crestuma.



Colabora na Casa Biel desde 1900, como sócio de uma das suas secções de publicações e promove esta actividade que estava um pouco parada desde 1880, após a publicação de Os Lusíadas e do político Plutarcho Portuguez. Será um dos directores e um dos fotógrafos de “A Arte e a Natureza” e de álbuns de temática religiosa, além de postais ilustrados. Fez também fotografias do Douro e os postais editados pela Casa Biel. Após a falência desta, em resultado da Grande Guerra, nada se sabe da sua actividade.
Acquisition information
Adquirida por doação de José Cayolla, em 1997, pertencente a um conjunto de 151 provas fotográficas acondicionadas numa caixa do "Album photográfico - litterário por J. A. da Cunha Moraes e Carlos Affonso".
Scope and content
A imagem mostra um açude (construção realizada num curso de água, com o objetivo de a deter ou desviar) no Rio Caldo. Este rio nasce na Serra do Gerês, nas imediações de Vilarinho das Furnas e desagua no rio Cávado, na freguesia de Rio Caldo.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 09, Pasta 02
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
11/01/2022 11:41:33