Digital representation
Digital representation thumbnail

Sem título

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002251
Title type
Atribuído
Date range
1860 Date is certain to 1894 Date is certain
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 20,7x26,6cm, albumina
Biography or history
Carlos Relvas (1838-1894)



Carlos Augusto Mascarenhas Relvas de Campos nasceu em 1838, na Golegã. Casou com D. Margarida Mendes de Azevedo, filha dos viscondes de Podentes, que viria a falecer em 1887. Desse casamento nasceram 5 filhos, entre os quais Margarida, que se tornaria também fotógrafa.

A sua atividade passava pela administração das suas propriedades, mas, a partir de 1860, passou também a dedicar-se à fotografia. Viajou pela Europa visitando os fotógrafos mais famosos da época. Comprou diversos equipamentos fotográficos, dos mais atuais e sofisticados, tendo igualmente reunido uma excecional biblioteca especializada em fotografia.

Em 1876, Carlos Relvas conclui a edificação do seu atelier, completamente dedicado à arte fotográfica, num edifício construído para o efeito junto a sua casa. Fototipista declarado, instalou uma oficina de fototipia no seu atelier, onde proporcionou a realização de "cursos de formação", ministrados por um técnico estrangeiro especializado na matéria, que se deslocou a Portugal por convite e a expensas de Relvas.

Era membro da Sociedade Francesa de Fotografia e recebeu vários prémios ao longo da sua vida.

Integrou o grupo que criou a revista Arte Photographica (1884-1885), tendo também participado na preparação da Exposição Internacional de Fotografia do Porto, em 1886.

Em 1888 casa-se em segundas núpcias com D. Mariana Relvas.

Carlos Relvas morre na Golegã em 1894.

A sua casa-estúdio é hoje designada por Casa Museu Carlos Relvas.
Geographic name
Golegã
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
A Sociedade Porto 2001 S.A., adquire a Coleção António Pedro Vicente ao referido coleccionador em Dezembro de 2000, doando-a posteriormente ao Centro Português de Fotografia.
Acquisition information
Adquirida por transferência do Arquivo de Fotografia do Porto, nomeadamente da Coleção António Pedro Vicente, em 2003.
Scope and content
Pormenor da fachada de capela.

Na placa comemorativa, esculpida e gravada na parede, pode ler-se: "Esta capella foi mandada completar pelas côrtes cereais da nação para ficar sendo o monumento a Alexandre Herculano, sobre proposta do deputado Marianno Cyrillo de Carvalho, em sessão de 22 de Março de 1884, e com o auxílio efficaz do Ministro das Obras Publicas Antonio Augusto D'Aguiar.

O mausoleu e a estatua do crucificado foram erigidos por subscripção feita entre os amigos e admiradores do finado.

As obras da capella e do mausoleu foram gratuita e zelosamente planeadas e dirigidas pelo distincto Engenheiro Manoel Raymundo Valladas. A Comissão Executiva."
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Reproduzível
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 09, Pasta 02
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
05/08/2024 11:16:08