Digital representation
Digital representation thumbnail

Golegã, O atellier Relvas

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002427
Title type
Formal
Date range
1885 Date is certain to 1885 Date is certain
Prominent dates
1885
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 15,5x23,1cm, fototipia
Biography or history
Carlos Augusto Mascarenhas Relvas de Campos nasceu na Golegã em 1838, local onde veio a falecer em 1894. Herdou a fortuna do pai e da primeira mulher, D. Margarida Amália, filha dos condes de Podentes. Dedicou-se à administração das suas propriedades mas também, grande parte da sua vida, a partir de 1860, à arte fotográfica. Visitou na Europa os mais conhecidos fotógrafos do seu tempo, comprou sofisticados aparelhos, reuniu uma enorme biblioteca especializada e edificou, junto a sua casa, um luxuoso atelier, construído entre 1872 e 1875. Aí fez instalar uma oficina de fototipia, tendo feito ministrar “cursos de formação” por um técnico especializado que veio a Portugal custeado por Relvas; frequentaram este curso vários fotógrafos e operadores da Casa Biel, do Porto. Praticou ele próprio também a fototipia. Era membro da Sociedade Francesa de Fotografia e obteve medalhas nas exposições dessa sociedade, em 1870, 1874 e 1876. Também alcançou vários prémios nas seguintes exposições: em Viena, 1873 - Medalha do Progresso; em Madrid, 1873 - Medalha de Prata; na Sociedade Fotográfica, de Viena, 1875 - Medalha de Prata; em Filadélfia, 1876 - Medalha; primeiro prémio na Exposição de Amesterdão, 1876 - Cruz de Bronze Dourado; Exposição Hortícola do Palácio de Cristal do Porto, 1877 - Medalha de Ouro; Exposição da União Central das Artes Decorativas, no Palácio da Indústria, de Paris - Medalha de Ouro. Fez parte do grupo de fotógrafos que, na Fotografia Moderna do Porto, criaram a revista Arte Photographica (1884-85) e prepararam a Exposição Internacional de Fotografia do Porto (1886).



Casou em segundas núpcias com D. Mariana Relvas, de quem teve uma filha, Margarida, também fotógrafa.



O atelier do fotógrafo construído de raiz como laboratório de fotografia, após anos de abandono, foi recuperado a partir de 1998. Actualmente é designado por Casa Museu Carlos Relvas.
Acquisition information
Adquirida por transferência do Arquivo de Fotografia do Porto em 2005.
Scope and content
Esta fotografia faz parte do nº 21 da revista Arte Photographica, de 21 de Setembro de 1875, tendo sido impressa na Photographia Moderna.

Vista do estúdio do fotógrafo Carlos Relvas, na Golegã.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 04
Language of the material
Português
Related material
Existem 10 documentos fotográficos de Carlos Relvas no Fundo Carlos Relvas PT/CPF/REL.
Creation date
10/04/2008 00:00:00
Last modification
12/12/2012 16:04:20